• Nenhum resultado encontrado

2.7 ORÇAMENTO E ORÇAMENTAÇÃO

3.3.1 Definição dos serviços

Os serviços realizados em uma obra podem ser separados por categorias para facilitar o seu levantamento. Dessa forma, foram utilizados os critérios da TCPO 14 (2012), que separa os serviços em alguns grupos principais, dentre eles os serviços iniciais, instalação do canteiro, movimentações de terra, infra-estrutura. Ao todo são citadas 20 categorias de serviços.

Para a elaboração deste trabalho foram levantados todos os serviços possíveis, visto que, o projeto analisado não apresentava algumas informações, como projeto de cobertura, fundações ou fundações especiais, uma vez que estes não foram desenvolvidos por Benetti (2016). Isso porque o autor considerou que não teriam diferenças, já que os projetos são iguais (apenas variando a posição das aberturas).

Sendo assim, foram orçados todos os serviços que puderam ser levantados através das plantas fornecidas por Benetti (2016):

· Alvenaria: O serviço classificado como alvenaria é composto pelos componentes blocos cerâmicos vazados, argamassa mista, servente e pedreiro. Neste trabalho foram considerados blocos cerâmicos com resistências de 4 Mpa, 6Mpa, 8Mpa, 10Mpa e 12Mpa, conforme dimensionamento efetuado por Benetti (2016). De acordo com a TCPO 14 as juntas devem ser de 10 mm (juntas horizontais e verticais) com argamassa mista de cimento, cal hidratada e areia sem peneirar. O traço a ser usado deve ser de 1:0,2:5,4.

· Revestimento argamassado: O revestimento argamassado é composto por chapisco e emboço. O primeiro deve ter espessura de 5mm, constituído de argamassa de cimento e areia sem peneirar, com traço de 1:3. Esse serviço é composto pela argamassa, pedreiro e servente. O emboço possui os mesmos componentes do chapisco, porém a argamassa possui cal hidratada e areia sem peneirar, com espessura mínima é 30 mm.

· Revestimento cerâmico: O revestimento cerâmico é composto pelos insumos: ladrilhista, servente, argamassa de cimento colante pré-fabricada e porcelanato polido com dimensões 400mm x 400mm e espessura de 8,60mm. · Graute: Sua resistência deve ser de pelo menos 15 Mpa, como já citado no item 2.4.3. Ele é composto por areia, cimento e brita, no qual os agregados

utilizados devem possuir menor granulometria para alcançar a plasticidade necessária. Considerou-se graute feito em obra. Logo, a composição do serviço considera pedreiro, servente e betoneira.

· Armação: Como o aço utilizado é o mesmo do concreto armado, foram aplicadas as suas especificações. Dessa forma, o serviço é composto pelo ajudante de armador, armador, máquina de dobrar aço elétrica e aço CA-50. · Esquadrias: considera as janelas, corrimãos e guarda corpos de alumínios. Em madeira são contabilizadas as unidades de porta e suas fechaduras.

· Vidros: Abrange-se todos os vidros instalados. Foi adotado o vidro temperado com espessura de 10 mm.

· Pintura: Os componentes desse serviço são o pintor, ajudante de pintor, líquido preparador de superfícies, tinta látex acrílica e lixa.

· Lajes: Foi considerado laje pré-fabricada treliçada para uso de piso ou cobertura.

· Escadas: As escadas utilizadas no levantamento foram pré-moldadas em concreto armado.

Para os demais serviços, cujas informações não são apresentadas nos projetos estudados e cujos valores seriam os mesmos para os dois projetos, foram utilizadas estimativas de custos por etapa de obra, como os serviços de infraestrutura, cobertura, louças e metais entre outros.

Este tipo de estimativa leva em consideração o percentual que cada etapa da obra representa no custo total. Os dados são obtidos a partir de estudos de obras similares e é apresentada em faixas de valores

Para a utilização desta forma de estimativa de custo, primeiramente é definido o custo global da obra. Este pode ser obtido por meio do Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB) multiplicado pela área total.

No Quadro 3 são apresentados os valores referentes ao mês de agosto do ano de 2017 para o estado do Paraná. Para realização da estimativa proposta neste trabalho foi utilizada a tipologia R8N (residência multifamiliar, padrão normal, 8 pavimentos-tipo) destacada em negrito.

CUB/m²-PROJETOS- Padrão Residencial Padrão Baixo Padrão Normal Padrão Alto R-1 1.434,88 R-1 1.769,88 R-1 2.097,66 PP-4 1.274,49 PP-4 1.650,26 R-8 1.682,85 R-8 1.204,09 R-8 1.418,29 PIS 1.742,10 PIS 994,79 PIS 1.370,58 Quadro 3- CUB-PR de agosto de 2017.

Fonte: SINDUSCON-PR

Após a definição do custo total da obra, foram aplicados os percentuais de representatividade de cada etapa no custo total.

O Quadro 4 apresenta o percentual representativo de cada etapa da obra com relação ao seu custo total, desenvolvida por Mattos (2006).

Quadro 4 - Representatividade para estimativa de custos por etapa de obra. Fonte: Adaptado de Mattos (2006, p. 41).

Foram utilizados os percentuais apresentados no Quadro 4 para elaboração da estimativa de custo dos serviços:

· Serviços iniciais: São todos os serviços que devem ser realizados antes de começar a obra, como a instalação do canteiro de obras que compõe a colocação de tapume, placa de identificação, abrigo provisório para os materiais, instalação de água e luz. Sendo assim, foi considerado as documentações necessárias, como aprovação de projetos, ART’s e projetos complementares. Além de demolições, limpeza do terreno e locação da obra, neste último foram consideradas a quantidade linear de gabarito.

· Movimentação de Terra: Terraplenagens necessárias para deixar o terreno com o mesmo nível.

· Infraestrutura: serviço composto pelas atividades: escavações (manuais ou com equipamentos), reaterros de valas de fundações, fôrmas, estacas, armadura e concreto.

· Cobertura: considera a estrutura de madeira, telhas, cumeeira, calhas, rufos e contra-rufos.

· Instalações Hidráulicas. · Instalações Elétricas.

· Impermeabilização: Considera a impermeabilização com pintura betuminosa e manta.

· Serviços complementares: Limpeza final do edifício, reboco de muros de alvenaria, serviços de paisagismo, parquinhos entre outros, depende do padrão da edificação.

Os custos identificados para estes serviços foram os mesmos para os dois edifícios, uma vez que as quantidades de serviços são as mesmas. O objetivo de determinar estes custos é acrescentá-los aos custos dos serviços levantados através do orçamento detalhado, para obter um custo global para os edifícios.

Documentos relacionados