• Nenhum resultado encontrado

2.3 P lanejamento e o rganização das f ilmagens

2.3.2 Definição e Preparação do Elenco

A escolha do elenco se deu a partir de sugestões da produção de elenco, formada por Henrique Juliano, Julia Bernat e Julianna Firme. Os três são atores profissionais e buscaram indicar conhecidos cujo trabalham conheciam, que se interessariam pelo projeto e que combinassem com os papéis apresentados no roteiro.

Como protagonista do filme, foi escolhida, a princípio, a atriz Bella Camero, uma das indicadas por Julia Bernat. No entanto, devido à sua agenda muito cheia de gravações, Bella Camero teve pouco contato com a equipe durante a pré-produção do filme e só foi possível realizar um único encontro com ela. Uma semana antes das filmagens, a atriz informou que seria impossível permanecer no projeto devido a sobrecarga de trabalho. Henrique Juliano imediatamente levantou novos nomes e no dia seguinte foi feita uma reunião com Daniel, Henrique, Tiago, Julianna e a nova convidada, Isabella Dionísio, também indicação de Julia Bernat. Apesar do pouco tempo entre o primeiro contato e a reunião, Isabella já havia lido o roteiro e mostrou grande interesse no projeto. O filme e a protagonista foram apresentados para ela pelo diretor e a atriz se assumiu na hora o compromisso de fazer o papel de Carol.

Isabella se dedicou totalmente ao filme desde a primeira reunião, e a equipe programou uma série intensiva de ensaios ao longo da última semana que restava antes do início das filmagens. A identificação entre atriz e personagem foi imediata, os ensaios renderam muito bem e a atriz rapidamente se tornou a força central para a construção da narrativa do filme.

A escolha emergencial de Isabella Dionísio acabou se revelando uma grande sorte, pois não somente a atriz se mostrou perfeita para o papel e extremamente dedicada ao seu trabalho, como também acabou se tornando grande amiga de toda a equipe. Durante dezoito diárias, Isabella esteve conosco do início ao fim, criando Carol pouco a pouco, com um carinho e atenção que ninguém estava esperando, e tanto agora como desde cedo no processo, não é possível conceber a existência desse filme sem ela.

Uma etapa interessante da definição do elenco foi a produção do curta-teaser utilizado para a campanha de financiamento coletivo de Aqui ao Lado. A produção tinha contato com vários dubladores e atores, e convidou-os para fazer os papéis de torturados e torturadores. No curta-teaser, o ator e dublador Pietro Mário Bogianchini, fazia o papel do principal torturador, em um papel muito semelhante ao do Doutor Vieira em Aqui ao Lado. Ficou claro para a equipe que Pietro seria chamado para o filme principal, interpretando Vieira e Doutor Vieira ao lado da protagonista. A experiência do ator e seu encantamento com o projeto foram uma força fundamental para as filmagens, e seu bom humor e doçura com a equipe foram um grande alívio nas diárias em que esteve presente, sempre em cenas difíceis e pesadas.

No papel da protagonista do curta-teaser, a atriz Laura Becker, amiga de Henrique e Daniel, que já conheciam seu trabalho há alguns anos, se uniu ao elenco de Aqui ao Lado interpretando Tereza, em um papel com pouco tempo de tela mas importância crucial para a história de Andrada.

Rodrigo dos Santos foi mais uma escolha certeira. O diretor já havia trabalhado com ele antes e teve certeza desde o início do processo de que Andrada e Beto seriam facilmente interpretados por ele. Henrique Juliano é amigo próximo de Rodrigo e fez o convite junto com Daniel. Em meio a peças e filmagens de séries e longas-metragens, Rodrigo conseguiu estar presente conosco nas muitas diárias em que Andrada e Beto apareciam em quadro, além de ter se dedicado aos vários ensaios com Bella Dionísio e Pietro Mário, formando o principal núcleo

de ensaios do filme: Carol, Beto/Andrada, e Vieira/Doutor Vieira.

Helena Varvaki foi escolhida para ser Denise, a mãe de Carol, por indicação de Julia Bernat e admiração de seu trabalho por parte de Daniel. Helena se dedicou longamente à construção do seu personagem e, junto com Bella Dionísio, as duas puderam não só adensar a relação de mãe e filha entre Carol e Denise como também aumentar ainda mais a complexidade da personagem Carol para além das cenas em família.

Renata Guida e Nando Brandão foram indicados por Henrique Juliano para interpretar Alice e Sérgio no documentário que Carol assiste. Renata também faz o papel de Clara, versão imaginária que Carol constrói para fazer as vezes de Alice. Os dois foram os primeiros a ensaiar com a equipe, para que pudéssemos filmar o documentário fictício.

As três amigas de Carol, Ana Paula, Débora e Janaína, foram interpretadas por Ísis Pessino, Manuela Hue e Gabriela Machado, respectivamente. As três foram escolhidas por sugestão de Julianna Firme que buscou atrizes na faixa de idade das personagens nas aulas de interpretação do Teatro Tablado. As três participaram de diversos ensaios com Bella Dionísio para que se desenvolvesse uma relação de amizade e intimidade entre as quatro personagens, principalmente entre Ana Paula e Carol, e também o estranhamento entre as três amigas e uma Carol soturna e introspectiva no meio do filme.

Os outros atores e atrizes foram sugeridos por Henrique, Julianna e Julia e não participaram de um processo de ensaios, apenas de conversas sobre a construção de seus personagens, visto que seus papéis eram mais simples e não havia tempo para que ensaiássemos com todos.

Os ensaios foram conduzidos por Henrique Juliano, com contribuições no início do processo por Isadora Taam, que teve que abandonar o projeto por demanda de tempo de outros projetos. Os ensaios eram focados em discussões sobre a construção de cada personagem, jogos que trabalhavam a relações entre determinados grupos de personagens e muitos exercícios que trabalhavam toda a gama de estados de espírito, emoções e imagens que Bella Dionísio precisou construir para Carol.

A grande maioria dos ensaios foi conduzida nas salas da SBAT, Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, cujo espaço foi gentilmente cedido por seu coordenador, Mario Sergio Medeiros. Também foram realizados ensaios nos jardins do prédio de Tiago Maranhão com Renata Guida para a entrevista no documentário que Carol assiste, e no apartamento de João Gila para a sequência do restaurante, com Bella, Isis, Manuela e Gabriela. Os ensaios com Helena Varvaki e Bella Dionísio se deram no estúdio onde Helena dá aulas de dança, espaço gentilmente oferecido por ela.

Os ensaios foram realizados antes e durante o período de filmagens, sendo que a carga mais intensa de ensaios até o fim foi concentrada no trabalho de Isabella Dionísio com Carol. Quando a equipe não estava filmando, faziam-se os ensaios e a produção das próximas diárias, e esse lógico criou um ritmo de trabalho constante para o filme, principalmente para o diretor, assistentes de direção e a atriz principal, do ínicio ao fim do processo.

Documentos relacionados