• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

2.2.1 Definições: educação a distância e a tecnologia

A realização de uma pesquisa envolvendo a educação a distância deve ser precedida de sua definição, pois do contrário é difícil compreender o papel da tecnologia e as características que a torna diferente da modalidade presencial.

Não diferente de outros termos, a educação a distância não possui uma definição única, até porque, não há um modelo único desta modalidade. E nem deveria haver segundo Vianney (2008).

De todas as definições de educação a distância pesquisada a ideia comum a todas elas é a necessidade de estabelecer um meio de comunicação entre o professor/instrutor e o aluno. Pois, diferente da modalidade presencial na modalidade a distância a comunicação pode não ocorrer face a face precisando utilizar uma tecnologia para que

ocorra. A tecnologia surge com o papel principal para prover a comunicação entre o aluno, os professores e a própria instituição.

Spanhol (2007) traz em sua pesquisa um quadro apresentando algumas definições de educação a distância ao longo do tempo onde é perceptível a importância da comunicação uma vez que na maior parte das definições consta a ênfase neste termo.

Quadro 01 – Definições de Educação a Distância

Continua

Ano Autor Características

1967 G. Dohmem

Fernstudium: uma forma sistemática e organizada de autoestudo através dos meios

de comunicação com acompanhamento e

supervisão de professores.

1973 O. Peters

Fernunterricht: “método racional de partilhar conhecimento, habilidade e atitudes” através dos meios de comunicação. Não deixa de ser “uma

forma industrializada de ensinar e aprender”.

1973 M. Moore

Conjunto de métodos instrucionais na

interatividade entre alunos e professores facilitada por meios de impressos, eletrônicos, mecânicos ou outros.

1977 B. Holwberg

Somatório de várias formas de estudo, nos vários níveis, sob supervisão de tutores que se beneficia do planejamento, direção e instrução da organização de ensino. 1987 W. Perry e G. Rumble Comunicação de dupla-via.

1989 Bordenave e Diaz

Proposta organizada do processo ensino/aprendizagem, no qual estudantes de diversas idades e antecedentes, em qualquer ambiente, usam materiais auto-instrutivos distribuídos através de diversos meios de

Continuação

Fonte: Spanhol (2007, p. 49).

Pelas definições apresentadas no quadro 01 percebe-se que não há um modelo de educação a distância estabelecido, pois ora autores tratam a educação a distância com a ideia de auto-aprendizagem , auto- instrutivo , auto-estudo o que pode induzir ao pensamento que na educação a distância é possível estudar sozinho e ora os autores apresentam a figura dos professores e tutores para auxiliar no processo de aprendizagem.

Moore e Kearsley (2007) apresentam uma definição a qual também não restringe a educação a distância a um modelo único. Os autores simplificam definindo como

A ideia básica de educação a distância é muito simples: alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Estando em locais distintos, eles dependem de algum tipo de tecnologia para transmitir informações e lhes proporcionar um meio para interagir (MOORE; KEARSLEY, 2007, p. 01).

A legislação brasileira também traz uma definição de ensino a distância a qual vai ao encontro das definições já apresentadas. A legislação traz

Ano Autor Características

1998 Decreto nº 2.494, de 10/02/98

Uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.

2005 Decreto nº 5655, de 19/12/2005.

Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias

de informação e comunicação, com

estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

Art. 1º Para os fins deste Decreto caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (BRASIL,2005).

Contudo a definição, apesar delas se completarem e não se anularem, utilizada nesta pesquisa será a trazida na legislação brasileira. Esta definição é a mais condizente, pois o presente estudo utilizará como base de pesquisa uma instituição federal de ensino superior pública que faz parte do sistema universidade aberta do Brasil a qual tem suas ações norteadas pela legislação brasileira e principalmente, seu financiamento.

Analisando as definições sobre educação a distância o termo tecnologia está presente e assim necessita ser esclarecido. Segundo Moore e Kearsley (2007) há uma confusão entre o termo tecnologia e mídia. Há também que considerar que a falta de entendimento sobre o termo tecnologia, parte causada pelas instituições de ensino que associam a educação a distância ao uso de tecnologias digitais, remete a mensagem que esta modalidade ocorre somente via internet. A história da educação a distância nos mostra que apesar da ênfase atual na internet foi a correspondência a primeira tecnologia utilizada para educação a distância.

O termo tecnologia segundo Catapan et. al. (2009, p. 86) refere- se “a produção humana” e as autoras complementam apontando exemplos de algumas tecnologias até chegarem a tecnologia utilizada para comunicação:

Pode englobar ferramentas, instrumentos e equipamentos voltados para, entre outras coisas, aumentar a força física do ser humano (o arado, a alavanca, o guindaste), a sua capacidade de locomoção (a carruagem, o automóvel, o avião), a ampliação da sua capacidade sensorial (os óculos, o telescópio, o microscópio), o seu poder de comunicação (o telégrafo, o telefone, o rádio, a televisão, o satélite a fibra ótica). (CATAPAN et al 2009, p. 86).

É dentro da perspectiva de avanços tecnológicos, de evolução, que a modalidade de ensino a distância também evolui, antes contava apenas com atividades assíncronas e atualmente já conta com várias possibilidades de atividades síncronas. É possível dizer que em breve a diferença entre a educação a distância e a educação presencial será somente a questão de espaço geográfico.