• Nenhum resultado encontrado

Definições operacionais e constitutivas das variáveis teóricas

Partindo-se das discussões trazidas no Capítulo anterior, especialmente as relacionadas às influências das relações entre: de um lado (como preditoras) as variáveis teóricas percepção de justiça distributiva, percepção de justiça procedimental e identificação organizacional por imitação, acompanhadas das variáveis pessoais (sexo e idade) e das variáveis profissionais (cargo, tempo de serviço e unidade da Federação); do outro lado (como variável critério) percepção de comportamentos éticos organizacionais.

Na Seção seguinte, encontram-se as definições constitutivas e operacionais das referidas variáveis.

3.1.1 Comportamentos éticos organizacionais

- Definição constitutiva: a percepção de comportamentos éticos organizacionais se compõe das crenças do empregado de que a organização possui políticas, regras e normas claras e honestas de gestão e estabelece relações claras e honestas com seus clientes (Gomide Jr. & Fernandes, 2008).

- Definição operacional: a percepção de comportamentos éticos organizacionais se refere ao entendimento que os integrantes da organização detêm acerca dos comportamentos e das decisões éticas e antiéticas no contexto organizacional, especialmente no contexto de trabalho (Treviño et al, 2014).

A variável será mensurada por meio de uma escala do tipo Likert que varia de 1 a 10 pontos com afirmativas acerca das decisões e comportamentos (anti)éticos percebidos na organização estudada. O respondente atribuirá valores às suas afirmações variando de 1 para a afirmativa “Discordo totalmente” até 10 para o arranjo “Concordo totalmente”. Embora a escala escolhida seja a que foi construída e validada por Gomide Jr. e Fernandes (2008), a definição operacional adotada para o escopo da presente dissertação será a de Treviño et al, (2014), porque a definição destas autoras é mais abrangente e inclui também os comportamentos antiéticos e os comportamentos extra-papel e será este o conceito adotado para a variável critério neste estudo.

56

A referida variável é constituída por dois fatores: o primeiro voltado para as decisões concernentes à gestão do sistema e o segundo orientado para as decisões referentes aos

stakeholders. Vale dizer que os dois fatores foram, no modelo empírico (final) considerados

como duas variáveis diferentes.

3.1.2 Identificação organizacional por imitação

- Definição constitutiva: a identificação organizacional se fundamenta na comparação social. Os membros da organização confrontam sua própria identidade com a da organização e outras categorias disponíveis e tornam isto importante para a sua autodefinição (Cornwell et al, 2018).

- Definição operacional: é a incorporação consciente, pelo indivíduo, das crenças e valores da organização, tornando-os autorreferentes ou auto definidores, ou seja o stakeholder compreende a si como idêntico à organização e como sendo parte dela. Percebe os valores, as metas, os interesses de outros colaboradores e as características da própria organização, internalizando-os em sua identidade (Oliveira, 2008)

Esta variável será mensurada no presente trabalho por meio da escala, tipo Likert, validada por Oliveira (2008) e com intervalo de pontuação oscilando de 1 “Discordo totalmente até 10 “Concordo totalmente”.

3.1.3 Percepção de justiça distributiva

- Definição constitutiva: a percepção de justiça distributiva ocorre quando as pessoas formam juízos de justiça comparando seus resultados com os de outros, produzindo o que se denomina de comparações sociais (Cropanzano, Ambrose, Greenberg., & Cropanzano, 2001). A justiça distributiva abrange a adequação dos resultados. Os resultados ocorrem em três categorias diferentes: equidade, igualdade e necessidade. Recompensar o pessoal com base em suas contribuições específicas envolve justiça de equidade. Fornecer a cada trabalhador mais ou menos a mesma remuneração implica igualdade de justiça. Fornecer benefícios com base nos requisitos pessoais de um funcionário inclui a necessidade de ser justo (Bellows, 2017).

- Definição operacional: a justiça distributiva percebida é constituída pelas crenças do empregado acerca de quão justas ele percebe as compensações que recebe da empresa como retorno para os seus investimentos no trabalho (Gomide Jr., & Siqueira, 2008).

57

Esta variável será mensurada no presente trabalho por meio da escala, tipo Likert, validada por Gomide Jr. e Siqueira (2008) e com intervalo de pontuação oscilando de 1 “Discordo totalmente até 10 “Concordo totalmente”.

3.1.4 Percepção de justiça de procedimentos

- Definição constitutiva: justiça de procedimentos se constitui em uma série de etapas sequenciais utilizadas para nortear os julgamentos e os comportamentos de alocação de recursos. À medida que os indivíduos participam desses procedimentos, eles formam opiniões sobre a equidade dos mesmos. Então, justiça procedimental pode ser definida como a justiça dos meios pelos quais uma decisão de alocação de recursos é tomada (Van Dijke et al, 2018).

- Definição operacional: a justiça procedimental percebida é constituída pelas crenças do empregado sobre quão justas ele percebe as condições ou os procedimentos que norteiam as políticas de alocação de recursos na organização que os emprega (Gomide Jr., & Siqueira, 2008).

Esta variável será mensurada no presente trabalho por meio da escala, tipo Likert, validada por Gomide Jr. e Siqueira (2008) e com intervalo de pontuação oscilando de 1 “Discordo totalmente até 10 “Concordo totalmente”.

3.1.5 Resumo das definições operacionais das variáveis

O presente trabalho tem como escopo a mensuração da influência e impactos sobre a variável-critério percepção de comportamentos éticos organizacionais exercidos pelas variáveis antecedentes. Para o alcance dessa finalidade serão aproveitadas as definições operacionais constantes da Tabela 5:

Tabela 5. Resumo das definições operacionais das variáveis Variáveis pessoais e profissionais (características da amostra)

Informações sócio demográficas dos participantes (sexo, idade, unidade da Federação de lotação (agrupados por região geográfica) e tempo de serviço na AGU).

Percepção de comportamentos éticos organizacionais

O entendimento que os integrantes da organização detêm acerca dos comportamentos e das decisões éticas e antiéticas no contexto organizacional, especialmente no contexto de trabalho (Treviño et al, 2014

Identificação organizacional por imitação

O indivíduo percebe os valores, as metas, os interesses de outros colaboradores e as características da própria organização, internalizando-os em sua identidade (similaridade e lealdade) -Áurea F. de Oliveira in Siqueira et al, 2008.

58

Percepção de justiça distributiva

Crenças do empregado acerca de quão justas ele percebe as compensações que recebe da empresa como retorno para os seus investimentos de trabalho (Gomide Jr. e Siqueira, 2008).

Percepção de justiça de procedimentos

Crenças do empregado sobre quão justas ele percebe as condições ou os procedimentos que norteiam as políticas de alocação de recursos na organização que os emprega (Gomide Jr. e Siqueira, 2008).

Fonte: elaborado pelo autor