• Nenhum resultado encontrado

Definir opções de restauro

Capítulo 6. Restaurar os dados de backup

6.4 Definir opções de restauro

Para ver ou editar as opções de restauro padrão, seleccione Ferramentas –> Opções –>

Opções de restauro padrão no menu de programa principal.

Pode editar as opções de restauro padrão (ou definir as opções temporárias) enquanto cria também uma tarefa de restauro.

6.4.1 Modo de substituição de ficheiros

A opção permite–lhe manter alterações úteis de dados feitas no momento em que foi realizado o processo de restauro do backup. Escolha o que fazer se o programa encontrar na pasta alvo um ficheiro com o mesmo nome que no arquivo:

• Substituir o ficheiro existente – isto dará prioridade incondicional ao ficheiro arquivado em relação ao ficheiro no disco rígido.

• Substituir o ficheiro existente se for mais antigo – isto dará prioridade ao ficheiro que foi modificado mais recentemente, quer ele esteja no arquivo ou no disco.

• Não substituir ficheiro existente – isto dará prioridade incondicional ao ficheiro no disco rígido em relação ao ficheiro arquivado.

6.4.2 Ficheiros a preservar durante o restauro

Esta opção só é aplicável ao restauro de discos e partições a partir de imagens. Por defeito, todos os ficheiros serão restaurados a partir do arquivo.

Pode definir filtros padrão para os tipos específicos de ficheiros que pretende preservar durante o restauro de arquivos. Por exemplo, pode pretender que os ficheiros e pastas ocultos e do sistema, bem como os ficheiros que correspondem aos critérios seleccionados não sejam substituídos pelos ficheiros do arquivo.

Copyright © Acronis, Inc., 2000-2007 57

Quando especificar os critérios, pode utilizar os caracteres universais comuns do Windows. Por exemplo, para preservar todos os ficheiros com a extensão .exe, adicione *.exe. A designação Meu???.exe irá preservar todos os ficheiros .exe com nomes compostos por cinco símbolos e que comecem por "meu".

6.4.3 Pré/pós comandos

Pode especificar comandos ou ficheiros batch que serão executados automaticamente antes e depois do procedimento de restauro. Clique em Editar para abrir a janela Editar

Comando onde pode facilmente introduzir o comando, os seus argumentos e o directório de

trabalho ou procurar pastas onde encontrar um ficheiro.

Note que os comandos interactivos, ou seja, comandos que requerem a acção do utilizador, não são suportados.

Ao desactivar a caixa Não realizar operações até a execução dos comandos estar

concluída activada por defeito, irá permitir que o processo de restauro seja executado

concorrentemente com a execução dos seus comandos.

Caso pretenda que o restauro seja realizado mesmo se o comando falhar, desmarque a caixa

Abortar a operação se o comando do utilizador falhar (activada por defeito).

Pode testar a execução do comando que criou, clicando no botão Testar comando.

6.4.4 Prioridade de restauro

A predefinição é Baixa.

A prioridade de qualquer processo que esteja a ser executado num sistema, determina o nível de utilização da CPU e os recursos do sistema atribuídos a esse processo. Reduzindo a prioridade do restauro vai libertar mais recursos para outras tarefas da CPU. Aumentando a prioridade do restauro pode acelerar o processo do restauro, uma vez que retira recursos de outros processos em execução. O efeito vai depender da utilização total da CPU e de outros factores.

6.4.5 Definições de segurança a nível do ficheiro

A predefinição é Restaurar ficheiros com as suas próprias definições de segurança.

Se as definições de segurança dos ficheiros forem preservadas durante o backup (ver 5.3.7

Definições de segurança a nível do ficheiro), pode escolher entre restaurá–las ou deixar os ficheiros herdarem as definições de segurança da pasta onde vão ser restaurados.

Esta opção só entra em vigor quando se restauram ficheiros de arquivos de ficheiros/pastas.

6.4.6 Definições adicionais

1. Pode escolher entre restaurar a data e a hora dos ficheiros a partir do arquivo ou atribuir a data e hora actuais aos ficheiros. O padrão é atribuir a data e hora actuais.

2. Antes de os dados serem restaurados do arquivo, o Acronis True Image Home pode verificar a sua integridade. Se suspeitar que o arquivo pode estar corrompido, seleccione

Validar arquivo de backup antes do restauro.

Para verificar a integridade dos dados do arquivo tem de ter todos os backups incrementais e diferenciais que pertencem ao arquivo e ao backup completo inicial. Se faltar algum backup, a validação não é possível.

58 Copyright © Acronis, Inc., 2000-2007

3. Depois de restaurar um disco/partição a partir de uma imagem, o Acronis True Image Home pode verificar a integridade do sistema de ficheiros. Para o fazer, seleccione Verificar

sistema de ficheiros após o restauro.

A verificação do sistema de ficheiros só está disponível quando se restauram discos/partições utilizando os sistemas de ficheiros FAT16/32 e NTFS.

Copyright © Acronis, Inc., 2000-2007 59

Capítulo 7 Try&Decide

A funcionalidade Try&Decide permite–lhe criar um espaço de trabalho temporário seguro e controlado no seu computador sem que tenha necessidade de instalar software de virtualização especial. Pode realizar várias operações no sistema sem se preocupar com o facto de danificarem o seu sistema operativo, programas ou dados.

Depois de fazer as alterações virtuais, pode aplicá–las ao sistema original. Também pode optar por rejeitar todas as alterações. Note que não é possível manter umas alterações individuais e rejeitar outras. Se fizer alterações que pretende guardar, pode optar por aplicar essas alterações ao disco rígido e, em seguida, fechar a funcionalidade Try&Decide. Em seguida, pode reiniciar o utilitário para experimentar outras funções. Entre as funções que pode experimentar com esta funcionalidade podemos enumerar as seguintes: abrir anexos de correio de remetentes desconhecidos, instalar e executar software novo ou visitar Websites que poderão ter conteúdos problemáticos.

Por exemplo, se visitar um Website ou abrir um anexo de e–mail que coloca um vírus na versão duplicada temporária, pode simplesmente apagar a versão duplicada sem quaisquer consequências (o vírus não aparecerá na máquina).

É importante não esquecer que caso tenha transferido correio electrónico de um servidor de correio POP ou se tiver criado ficheiros novos enquanto se encontrava no modo TENTAR e, em seguida, decidir eliminar as alterações, esses ficheiros e correio deixarão de existir. Se utilizar e–mail POP, certifique–se de que altera as definições de e–mail para deixar as mensagens de correio no servidor antes de activar o modo TENTAR. Desta forma, pode recuperar sempre o seu e–mail.

Documentos relacionados