• Nenhum resultado encontrado

NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Passo 1: definir visão, objetivos e estratégias de GC

1. Identificar e priorizar os projetos de GC a serem implementados (individuais, em equipe, intraorganizacional

e interorganizacional).

2. Definir a estrutura de governança de GC: comitê estratégico de GC, unidade central de GC e equipes de GC.

3. Definir as práticas de GC.

4. Sensibilizar as pessoas na organização.

5. Elaborar o PGC.

Fonte: Elaboração do autor.

Uma estratégia de GC é simplesmente um plano que descreve como a organi- zação pública pretende gerenciar melhor seu conhecimento em benefício próprio, dos cidadãos, dos usuários e das demais partes interessadas.

A estratégia de GC deve estar intimamente alinhada com os objetivos estra- tégicos gerais da organização (RAMALINGAM, 2006).

Os seguintes passos devem ser observados na definição da estratégia de GC:

i) rever os objetivos estratégicos da organização; ii) definir as lacunas do conheci-

mento estratégico; iii) formular a visão e os objetivos de GC da organização; iv) redigir a estratégia de GC; v) definir os indicadores de resultado da estratégia de GC; e vi) identificar projetos de GC.

Utilize para isso o apêndice 8: formulário para definição de visão, objetivos e estratégias de GC.

Após a avaliação do grau de maturidade em GC – onde são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria com vistas à implementação de GC – e depois de elaborar um business case justificando a importância da GC para a organização pública, torna-se possível identificar as principais lacunas de conhecimento estratégico.

Para identificar essas lacunas, é preciso, em primeiro lugar, definir as estra- tégias da organização. Em seguida, deve-se identificar o conhecimento necessário para executá-las. As lacunas do conhecimento são detectadas quando se compara o conhecimento necessário para executar as estratégias com o conhecimento exis- tente na organização.

Observam-se, na figura 6, dois tipos de lacuna:

l Lacuna de estratégia

Esta é a lacuna entre o que a organização pública deve fazer para cumprir sua missão e o que ela está, de fato, fazendo.

Com a utilização de métodos tradicionais de gestão estratégica, tal como a Matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), a organização deve estabelecer um equilíbrio entre o que ela pode fazer e aquilo que ela deve fazer para cumprir sua missão e alcançar sua visão de futuro.

l Lacuna de conhecimento

Sob a lacuna de estratégia da organização pública está sua lacuna potencial de conhecimento. Assim como há a lacuna entre o que a organização pública deve fazer e o que ela faz, há também a lacuna entre o que ela deve saber para executar suas estratégias e o que ela de fato sabe.

A organização pública deve definir sua visão de GC para eliminar as lacunas de conhecimento e, assim, alcançar seus objetivos estratégicos. Essa visão de GC, portanto, deve estar alinhada com a visão de futuro da organização.

As organizações públicas devem – de forma alinhada com sua visão de GC – formular objetivos específicos de GC a serem alcançados para eliminar as lacunas de conhecimento. São exemplos de objetivos de um PGC:

1) Prevenir a perda de conhecimento e de competências que ocorre com a saída de funcionários devido ao turn over (Regional Bell Operating Company).

2) Compartilhar toda informação da empresa, nivelar a experiência em projetos e gerenciar o negócio (Internet Professional Services Co.). 3) Equilibrar a reutilização do conhecimento com a inovação (Hewlett-

Packard Consulting).

4) Apoiar a melhoria de processos na divisão de serviços tecnológicos dis- ponibilizando meios para disseminar o conhecimento de gestão de pro- cessos e de melhores práticas (U.S. Long- Distance Carrier).

5) Mobilizar a base de conhecimento da empresa para lidar com assuntos relativos aos clientes por meio da criação de um sistema de repositório para apoiar as áreas de vendas e marketing (Manufacturer of Client/Server

Technology).

Para eliminar as lacunas do conhecimento estratégico, a organização formula sua visão e objetivos de GC. Em seguida, ela define sua estratégia de GC.

O quadro 3 mostra um exemplo de visão, objetivo e estratégias de GC. Trata-se de um exemplo fictício de um hospital (“Hospital das Clínicas”).

QUADRO 3

Visão, objetivo e estratégias de GC – Hospital das Clínicas – Projeto Oncologia

Grupo No Membros

Lacuna principal de conhecimento

Os profissionais do Hospital das Clínicas não podem contar, no momento, com o conhecimento tácito e explícito sobre as melhores práticas de tratamento do câncer adotadas por hospitais de referência internacional.

Visão de GC

Profissionais de saúde do Hospital das Clínicas utilizando o conhecimento tácito e explícito sobre as melhores práticas de tratamento do câncer para melhorar a qualidade e a expectativa de vida, assim como o índice de cura dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivo de GC

Transferir o conhecimento tácito e explícito sobre as melhores práticas de tratamento do câncer adotadas por hospitais de referência internacional para os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas.

Estratégias de GC

1) Identificar, captar, armazenar, disseminar e aplicar o conhecimento sobre as melhores práticas de tratamento do câncer.

2) Reescrever os prontuários médicos para tratamento dos diversos tipos de câncer incorporando o conhecimento sobre as melhores práticas dos hospitais de referência.

3) Implantar repositório de conhecimentos para que os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas tenham acesso ao conhecimento sobre melhores práticas.

4) Implantar comunidades de prática (COPs) virtuais para facilitar a transferência do conhecimento tácito dos oncolo- gistas dos hospitais de referência para os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas.

Indicadores de resultados da estratégia

1) Índice de conformidade dos prontuários médicos com as melhores práticas no tratamento dos diversos tipos de câncer adotadas nos hospitais de referência internacional.

2) Índice de conformidade da prática dos profissionais de saúde no tratamento dos diversos tipos de câncer com os prontuários médicos.

3) Aumento da expectativa de vida dos pacientes de câncer do SUS. 4) Melhoria da qualidade de vida dos pacientes de câncer do SUS. 5) Aumento do índice de pacientes curados.

PGC

1) Instituir unidade de GC e equipe de GC.

2) Estabelecer COPs (com profissionais do Hospital das Clínicas e especialistas em Oncologia dos hospitais de referência).

3) Implementar repositório de conhecimentos com as melhores práticas de tratamento dos diversos tipos de câncer. 4) Prontuários médicos com o conhecimento das melhores práticas de tratamento do câncer.

5) Reescrever os prontuários médicos.

6) Elaborar manual de treinamento para capacitar profissionais de saúde do Hospital das Clínicas.

Fonte: Elaboração própria.

Passo 2: identificar e priorizar os projetos de GC a serem implementados