• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO

5) Difícil de ser observado

3.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA

Para Demo (1996, p.34), ―a pesquisa pode ser entendida como atividade cotidiana considerando-a como uma atitude, um questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade‖,

Segundo Lakatos e Marconi (2008, p.46), o método é ―o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permitem alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros‖.

Com o intuito de categorizar de maneira dinâmica o estudo e demonstrar as opções metodológicas que se adotou para atingir o objetivo proposto, a Figura 5 apresenta o delineamento metodológico, referente às fases de um processo de pesquisa.

Figura 5 - Delineamento da pesquisa

108 3.1.1 Filosofia da pesquisa

Quanto à Filosofia da pesquisa, o estudo se caracteriza como Pragmático, pois segundo Creswell (2007), o pragmatismo não está comprometido com um único sistema de filosofia e realidade, utiliza-se os métodos, técnicas e procedimentos mais adequados para determinada situação, além do mais o pragmatismo não vê o mundo como uma verdade absoluta, baseando-se assim em ações, situações e de consequências do momento, não de condições precedentes.

Assim, o estudo teve como base a análise da Inovação na Gestão Pública, sob a ótica de servidores de carreira e de cargo comissionado, pertencentes à Administração Pública do Estado de Santa Catarina, analisando suas expectativas, visões e suposições, confrontando-as com a teoria proposta.

3.1.2 Lógica da pesquisa

Relativo à Lógica da pesquisa, o estudo é descrito como Indutivo, pois foi levantado o problema de pesquisa trabalhando as particularidades teóricas e empíricas do tema, relacionando-as na análise o que permitiu além da resposta ao problema, as conclusões a respeito do estudo como um todo.

O problema levantado foi a falta de trabalhos desenvolvidos na área da Inovação na Gestão Pública em todo o Brasil, evidenciando que a Administração Pública Brasileira carece de análises que possibilitem desenvolver um ambiente mais inovativo.

3.1.3 Abordagem do estudo

Com relação à Abordagem do estudo, caracteriza-se como qualitativo e quantitativo nas fases de coleta, interpretação e descrição dos dados.

A pesquisa quantitativa pode ser caracterizada pelo uso de quantificação na coleta e no tratamento dos dados da pesquisa por meio de técnicas estatísticas (RICHARDSON et al, 2008).

Triviños (2006) afirma que a pesquisa qualitativa não refuta a quantitativa, elas podem ser independentes ou complementares, dependendo da pesquisa.

109 Os estudos de pesquisa qualitativa diferem entre si quanto ao método, à forma e aos objetivos. Godoy (1995a, p.62) ressalta ―a diversidade existente entre os trabalhos qualitativos e enumera um conjunto de características essenciais capazes de identificar uma pesquisa desse tipo, a saber‖:

(1) o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento fundamental;

(2) o caráter descritivo;

(3) o significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida como preocupação do investigador;

(4) enfoque indutivo.

O método da entrevista foi utilizado a fim de obter as informações objetivadas, através de uma conversa de natureza profissional junto aos elementos da amostra.

Quanto ao formato de entrevista, foi padronizado e estruturado, propiciando a comparação das respostas entre si bem como permitindo identificar diferenças entre os respondentes.

Com o objetivo de que as entrevistas atingissem os resultados esperados, garantindo a evolução da conversa de forma lógica e completa, utilizaram-se os questionários ou roteiros de entrevista, para análise dos componentes de Inovação já listados. Com o aval dos participantes, as entrevistas foram gravadas e transcritas, para que as particularidades fossem respeitadas.

3.1.4 Objetivo e/ou natureza da pesquisa

Quanto ao Objetivo e/ou natureza da pesquisa, caracteriza- se como descritiva, que segundo Vergara (2005, p.47), ―expõe característica de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação‖.

A pesquisa descritiva tem por premissa buscar a resolução de problemas, visando melhorar as práticas por meio da observação, análise e descrições objetivas, através de entrevistas para a padronização de técnicas e validação de conteúdo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007).

Como já abordado, o fenômeno em questão é análise do ambiente da Administração Pública, tendo por foco a inovação nos

110 seguintes componentes: (Estrutura, Infraestrutura/Tecnologia, Pessoas e Cultura). Paralelamente foi abordado o aspecto do Arcabouço Legal.

Para cada um dos objetivos propostos será utilizado um tipo de abordagem. Por se tratar de um estudo qualitativo e quantitativo dividiu-se os objetivos por abordagem, conforme sistematizado no quadro 12.

Quadro 12- Abordagem e objetivos específicos

Fonte: Elaborado pelo autor

Assim, com exceção do primeiro objetivo específico, o estudo utilizará técnicas de métodos mistos.

Segundo Creswell (2007), é uma técnica que utiliza estratégias de investigação que envolvem coleta de dados simultânea ou sequencial para melhor entendimento dos problemas de pesquisa, obtendo-se tanto informações quantitativas (numéricas), como informações qualitativas (entrevistas, texto, banco de dados), de forma que o banco de dados final representante informações das duas abordagens.

3.1.5 Estratégia da pesquisa

Quando à Estratégia da pesquisa, o estudo se define como Estudo de Caso na Gestão Pública Catarinense, buscando para isso uma amostra representativa do ambiente de cada um dos três poderes catarinenses.

Objetivos Específicos Abordagem Técnica

Desenvolver um estudo bibliométrico, acerca de trabalhos

científicos referentes ao tema Inovação na Gestão Pública Quantitativa e Qualitativa Pesquisa Bibliográfica

Analisar os ambientes organizacionais dos Três Poderes estudados Quantitativa e Qualitativa Entrevista, questionário

Identificar condicionantes de homogeneização organizacional Quantitativa e Qualitativa Entrevista, questionário

Identificar componentes organizacionais que afetam (fomentando ou dificultando) o desenvolvimento de um ambiente de inovação

nos Três Poderes do Estado de Santa Catarina

Quantitativa e Qualitativa Entrevista, questionário e observação

111 Utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental que para Moresi (2003), é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma.

Segundo Marconi e Lakatos (2010), a pesquisa bibliográfica é decorrente de pesquisas anteriores em documentos impressos, como livros, periódicos, artigos, teses, revistas, etc.

―A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. Estas podem ser feitas no momento em que o fato ou fenômeno ocorre, ou depois‖ (MARCONI; LAKATOS, p.174, 2010).

O presente trabalho empregou as estratégias de estudo de caso, bibliográfica e documental, confluindo objetivos do método e objetivos da pesquisa. A observação participante também figurou como um meio de investigação, em função da participação natural do pesquisador na organização durante a realização do estudo.

A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de entrevistas realizadas junto aos elementos da amostra, reunindo os dados empíricos objetivados.

A pesquisa bibliográfica, por sua vez, reuniu os dados secundários concernentes ao tema, através do estudo sistematizado baseado em material publicado em artigos, anais, periódico, livros, revistas, jornais, teses, dissertações, entre outros.

Por fim, a investigação documental teve a intenção de subsidiar a o aprofundamento da compreensão acerca dos objetos de estudo por meio de dados secundários.

3.1.6 Horizonte da pesquisa

Com relação ao Horizonte da pesquisa, o estudo é caracterizado como Transversal. Segundo Collis e Hussey (2005, p. 66), ―é uma metodologia positivista projetada para obter informações sobre variáveis em diferentes contextos, mas simultaneamente. A pesquisa é realizada quando há limite de tempo ou de recursos‖.

Tendo em vista um horizonte temporal limitado, o trabalho buscou focar no tema ―Inovação na Gestão Pública e Ambiente de Inovação‖, através de um estudo de caso da Gestão Pública Catarinense

112 contemplando os Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) reconhecendo a limitação de que o retrato do ambiente dos três poderes e de suas condicionantes será fiel apenas ao momento presente (período de coleta de dezembro de 2014 a abril de 2015).

3.2 POPULAÇÃO, AMOSTRA E CATEGORIAS DE ANÁLISE