• Nenhum resultado encontrado

3 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS

3.2 DELINEAMENTO DA PESQUISA

A importância de se detalhar as etapas da pesquisa é para deixar claro os procedimentos adotados em relação ao seu problema de pesquisa, que surge a partir da elaboração de uma pergunta sobre o tema proposto; os objetivos da pesquisa que são elaborados de acordo com a pergunta e o procedimento técnico utilizado para possibilitar que se descubra a resposta para a pergunta problema.

Uma das etapas iniciais desta pesquisa, foi a realização de conversas informais com os representantes das empresas nacionais e multinacionais, fornecedoras de defensivos agrícolas para as organizações, revendas e cooperativas agrícolas, para então verificar quais são as estratégias de marketing hoje adotada por estas organizações, o que é repassado às revendas e

cooperativas agrícolas e como as mesmas as repassam ao agricultor. Detalhes estes que ajudaram na formulação do instrumento de coleta de dados.

Na sequência, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que tem como características o uso de referências para temas propostos e também dados secundários que forneçam elementos para análise, motivando a livre expressão sobre os assuntos abordados, neste caso, a formação das estratégias de marketing no segmento de comercialização de defensivos agrícolas. Para a interpretação das informações, observou-se cada situação e, posteriormente, a análise sobre determinado assunto.

Na pesquisa bibliográfica foram utilizadas às seguintes fontes: teses, dissertações e artigos científicos, publicados através do Portal Periódicos Capes, Web of Science, Scopus e Science AAAS. Em todas as fontes pesquisadas teve-se o cuidado de verificar as publicações nacionais e internacionais que abordam o tema de estratégias de marketing para organizações que atuam no ramo dos defensivos agrícolas. Também foram consultados livros, revistas, sites, informações publicadas por órgãos governamentais e demais publicações relacionadas ao tema. A elaboração do projeto de pesquisa foi concomitante com a elaboração do instrumento de coleta de dados para que o instrumento também fosse avaliado quando da qualificação do projeto e aprovação pela banca, a qual apresentou importantes contribuições para o prosseguimento do estudo e redação da dissertação. Com o projeto qualificado, foi dada sequência, através da coleta de dados nas organizações, revendas e cooperativas agrícolas selecionadas.

No processo de coleta de dados, foram realizados cinco pré-testes a fim de verificar se o formulário estava de acordo com as necessidades exploradas e se respondiam, de maneira satisfatória, aos objetivos propostos. Esta atividade tornou clara a proposta do estudo, tendo a mesma sido aprovada com veemência pelas organizações pesquisadas, inclusive com interesse, por parte dos gestores, no resultado final da pesquisa, tamanha a sua importância para os seus negócios.

Com a aprovação dos primeiros testes, pelos gestores, deu-se continuidade ao restante da coleta dos dados, realizadas do dia 09 de Janeiro a 09 de Abril de 2018, totalizando 40 entrevistas com gestores das organizações, revendas e cooperativas agrícolas, de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, organizações com suas características próprias.

O resultado final foi elaborado a partir da análise e interpretação dos dados coletados, no qual foram relatados os resultados alcançados através de um planejamento orientado, por parte do pesquisador. A Figura 5 apresenta uma visão mais sucinta das etapas que foram desenvolvidas, da identificação do problema até a pesquisa final.

Figura 5 – Sequência das etapas desenvolvidas para o estudo

Fonte: Elaborada pelo autor (2018).

A Figura 5, mostra detalhadamente, todas as etapas percorridas neste estudo. Iniciando pela identificação do problema de pesquisa, que foi o mais próximo possível da realidade enfrentada pelas organizações pesquisadas, após esta fase foi realizado uma pesquisa informal com representantes das empresas fornecedoras de defensivos agrícolas, empresas nacionais e multinacionais, com o intuito de verificar quais as estratégias que as mesmas direcionam as revendas e cooperativas agrícolas, e o que estas por sua vez assimilam e adaptam a sua realidade para então inserir estas estratégias em seus clientes, no caso, os agricultores.

Os representantes das empresas fornecedoras nacionais e multinacionais de defensivos agrícolas são formados por funcionários denominados de representantes de vendas, que ficam sediados em municípios considerados agrícolas, geralmente nos centros de suas regiões de atuação, são as pessoas responsáveis pela venda destes insumos as revendas e cooperativas agrícolas.

Na sequência foi realizado a revisão da literatura, onde buscou-se bases nacionais e internacionais, para compreensão do tema abordado, constatando-se a dificuldade de referências nacionais direcionadas as estratégias de marketing no segmento de comercialização de defensivos agrícolas. Com a elaboração e qualificação do projeto no segundo semestre de 2017, pela mesma banca presente na defesa da dissertação, deu-se então a elaboração do instrumento de coleta de dados.

Identificação do problema de pesquisa Pesquisa informal com representantes das empresas fornecedoras (Nacionais e Multinacionais) Revisão da literatura Elaboração e qualificação do projeto pela banca Elaboração do instrumento de coleta de dados Coleta de dados com as organizações revendas e cooperativas agrícolas Realização de 5 primeiras entrevistas como pré- testes para avaliação do conteúdo aplicado Sequência da coleta de dados após a aprovação dos pré-testes realizados Tabulação, Análise e interpretação dos resultados Redação Final / Dissertação

Com o instrumento de coleta de dados revisado pelos orientadores, começou a coleta dos dados com as organizações, revendas e cooperativas agrícolas, onde em um primeiro momento foi realizado cinco primeiras entrevistas, como forma de pré-testes para avaliação do conteúdo aplicado, na qual foi escolhido entrevistados mais críticos, para verificar a qualidade das informações solicitadas no formulário. Nesta fase de pré-testes ficou comprovado a qualidade do material, já que todos os cinco entrevistados, aprovaram com satisfação o formulário por eles respondidos.

Após a aprovação dos pré-testes, foi dado sequência ao restante da coleta dos dados, na qual foi realizado mais 35 entrevistas, que obteve um total de 40 entrevistas direcionadas aos proprietários e gestores de revendas e cooperativas agrícolas, foi realizado 32 entrevistas direcionadas as revendas e 8 as cooperativas agrícolas. A tabulação, análise e interpretação dos resultados foi realizado na sequência, concomitantemente com a redação final da dissertação, por fim, foi possível verificar a formação das estratégias de marketing no segmento de comercialização de defensivos agrícolas nestas organizações e nas regiões estudadas.