• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

2.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Demonstrações contábeis são um conjunto de relatórios apurados através de dados da contabilidade, sobre fatos ocorridos em um determinado período. Para Marion (1998), os relatórios contábeis têm como objetivo relatar aos usuários da contabilidade sobre fatos ocorridos, em exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade.

2.6.1 Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é um relatório contábil que agrupa elementos do patrimônio para facilitar o conhecimento e análise da situação da empresa. Para Marion (1998), o Balanço Patrimonial reflete a posição financeira da empresa em determinado período.

Sua função não é propriamente dizer quanto a empresa vale, mas sim saber se ela está dando lucro ou não. (MARION, 2012).

O Balanço Patrimonial é dividido em duas colunas: do lado direito o Passivo e Patrimônio Líquido, e do lado esquerdo o Ativo. Na Figura 1 é apresentado um modelo de Balanço Patrimonial:

Figura 1 - Modelo de Balanço Patrimonial BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Ativo Circulante Passivo Circulante

Caixa e Equivalentes de Caixa Obrigações exigíveis

Caixa Fornecedores

Bancos Impostos a pagar

Direitos realizáveis Salários a pagar

Clientes

Estoques Passivo Não Circulante

Despesas antecipadas Obrigações exigíveis a longo prazo

Ativo Não Circulante Empréstimos e Financiamentos LP Ativo Realizável a Longo Prazo

Direitos realizáveis a longo prazo Patrimônio Líquido Investimentos Capital Social Imobilizado Reservas de Capital Máquinas e Equipamentos Reservas de Lucros

Móveis e Utensílios ( - ) Prejuízos Acumulados

Intangível

TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO E PL

Fonte: Desenvolvido pelo autor conforme Lei 6.404/76.

A Resolução CFC 1.374/11 de 08/12/11 define o ativo, passivo e patrimônio líquido da seguinte forma:

(a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;

(b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;

(c) patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

O benefício econômico incorporado a um ativo é a sua capacidade de gerar fluxo de caixa para a empresa, direta ou indiretamente. Como exemplo de benefício futuro, a Resolução CFC 1.374/11 cita a utilização de um ativo para a produção de bens ou serviços que podem ser vendidos pela entidade; a utilização de um ativo para liquidar um passivo ou um ativo a ser distribuído aos proprietários da entidade.

Para Rogers (2011, p.89), “os ativos circulantes são aqueles que podem ser convertidos em dinheiro no período de um ano”, e os ativos não circulantes são ativos remanescentes e registrados pelo seu custo de aquisição, e não pelo valor de mercado. Sobre o Passivo, o autor relata que, assim como os ativos, os passivos circulantes são todas as obrigações da empresa que devem ser pagos no período de 12 meses.

De acordo com a Lei 6.404/76 no Art. 178, no balanço patrimonial as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação da companhia.

Para Santos (2006), o balanço patrimonial é considerado o relatório contábil mais importante por evidenciar, resumidamente, a situação patrimonial e financeira da empresa.

2.6.2 Demonstração do Resultado do Exercício – DRE

A Demonstração do Resultado do Exercício, de acordo com Ribeiro (2013, p. 417), “é uma demonstração contábil que evidencia o resultado econômico, isto é, o lucro ou o prejuízo apurado pela empresa no desenvolvimento das suas atividades durante um determinado período”, observando o princípio da competência e mediante confronto entre as receitas, custos e despesas.

A DRE é composta por contas de resultado e contas patrimoniais. As contas de resultado são representadas pelas receitas, despesas e custos incorridos no período. As contas patrimoniais são as deduções e as participações no resultado.

O Artigo 187 da Lei 6.404/76 define os itens a serem demonstrados na DRE:

Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará: I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

O artigo não evidencia um modelo específico para a elaboração da DRE, ficando assim de livre escolha para a empresa construir um modelo mais adaptável aos seus interesses. A Figura 2 apresenta um modelo de DRE:

Figura 2 - Modelo de DRE - Demonstração do Resultado do Exercício RECEITA BRUTA DE VENDAS

Venda de produtos

(-) Deduções da Receita Bruta ICMS sobre vendas PIS/COFINS sobre vendas Devoluções e abatimentos RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS (-) Custo do produto vendido LUCRO BRUTO

(-) Despesas (Receitas) Operacionais Despesas de vendas

Despesas gerais e administrativas Outras despesas (receitas) operacionais Resultado da equivalência patrimonial

LUCRO ANTES DAS RECEITAS E DESPESAS FINANCEIRAS (+/-) Resultado financeiro

(-) Despesas Financeiras (+) Receitas Financeiras LUCRO ANTES DO IR E CSLL (-) Provisão para IR

(-) Provisão para Contribuição Social LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

Fonte: Desenvolvido pelo autor conforme Lei 6.404/76.

Ching (2003) relata que, enquanto o Balanço Patrimonial apresenta a situação financeira de uma empresa em uma data específica, a DRE mede o desempenho por um período de tempo, confrontando as receitas, custos de mercadorias vendidas e outras despesas, chegando ao lucro líquido ou prejuízo.

Documentos relacionados