• Nenhum resultado encontrado

Densidade de população e número de habitantes

No documento antoinephilippecasquin (páginas 107-111)

CAPÍTULO 2: CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

2.5. C ARACTERÍSTICAS ANTROPOGÊNICAS DAS SUB BACIAS

2.5.2. Densidade de população e número de habitantes

A densidade de população de uma bacia hidrográfica é um parâmetro interessante de se analisar em relação à qualidade da água. A densidade de população influi principalmente através do lançamento de esgoto doméstico, muitas vezes in natura ou com tratamento deficiente na área de estudo. Outro mecanismo que altera a qualidade da água é o escoamento superficial da água meteórica sobre as superfícies impermeabilizadas dos núcleos urbanos.

Para a realização do mapeamento da densidade de população foram obtidos os limites dos setores censitários dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em formato ShapeFile, e os resultados do último censo demográfico (2010) no formato de tabelas. O geocódigo presente nos dois formatos de dados permitiu realizar uma ligação por atributo no ambiente de SIG e assim espacializar os dados de população.

108 O Mapa 12 evidencia que o tamanho do setor censitário é adaptado à densidade de população, sendo setores maiores na áreas rurais e setores menores para os aglomerados rurais e urbanos. A grande vantagem de se trabalhar com a densidade de população por setor censitário e não por município é o maior detalhamento, permitindo separar a área rural da área urbana dos municípios e de evidenciar até pequenos aglomerados rurais.

Para a estimação do número de habitantes e da densidade de população para cada sub- bacia, a densidade de população foi considerada uniforme nos setores censitários. Quando um setor foi cortado por um limite de sub-bacia, a população do setor dentro da sub-bacia foi calculada como proporcional à área do setor pertencendo à bacia. Por exemplo, se um setor com 200 habitantes se encontra a 80% dentro de uma sub-bacia, a população calculada é de 160 habitantes. A população estimada de uma sub-bacia é calculada somando a população de todos os setores pertencentes inteiramente ou parcialmente à sub-bacia.

O cálculo da densidade de população é efetuado dividindo o número de habitantes estimado pela superfície da sub-bacia em quilômetros quadrados. Foi escolhido expressar o resultado em quilômetros quadrados, sendo que o estudo é realizado numa escala regional (BHRP). Estudos de densidade de população a nível urbano utilizam o número de habitantes por hectare.

As faixas da legenda foram definidas manualmente para melhor representar a diversidade de densidades populacionais na BHRP. A título de comparação, a menor densidade de população para um país é da Mongólia e é de menos de 2 habitantes por quilômetro quadrado. A densidade de população do Brasil é de aproximadamente 22 hab.km-2 e na região Sudeste é de 92 hab.km-2. A faixa de 0 a 5 hab.km-2 serve para identificar verdadeiros “desertos populacionais” e as faixas delimitadas por 20 hab.km-2 e 100 hab.km-2 permitem a comparação com a escala nacional e regional. As últimas classes são úteis para observar a diminuição progressiva da densidade de população dos centros dos principais centros urbanos para suas periferias.

109

Mapa 12: Densidade de população por setor censitário segundo dados do censo demográfico de 2010 na Bacia

110 O Mapa 12 evidencia que a densidade de população na BHRP é muito baixa (inferior a 5 hab.km-2) e baixa (inferior a 20 hab.km-2) na maior parte da área de estudo. Por serem os municípios mais populosos, destacam-se as áreas urbanas de Juiz de Fora (entre os pontos Par2 e Par5) e de Valença (Sul da BHRP). Os municípios menores, distritos, vilas e aglomerados rurais também aparecem nesse mapa. Os dados de número de habitantes e de densidade de população para cada sub-bacia foram compilados na Tabela 10.

Segundo os dados do censo demográfico de 2010, há aproximadamente 699.000 habitantes na BHRP. A Tabela 10 indica que a população não parece se concentrar ao longo dos cursos d’água: a densidade no Buffer é em geral inferior ou igual a àquela observada a nível da sub-bacia. Esse dado conflita com a ideia que o homem ocupa a terra em prioridade a proximidade dos cursos d’água. É importante lembrar que o Buffer foi determinado a partir da hidrografia 1:250.000, diferente da hidrografia principal (ordem superior ou igual a 5) representada no Mapa 12 com objetivo de servir de ponto de referência visual. O mapa mostra que as maiores cidades e numerosos povoados estão situadas acima ou a proximidade imediata de um curso d’água de ordem 5 ou superior. Finalmente, podemos ver que o homem na BHRP urbanizou sim, em geral, perto dos cursos d’água, mas que deveria ser de um tamanho mínimo para sustentar o desenvolvimento de uma cidade. A maior parte da extensão da hidrografia, sendo composta em córregos de baixa ordem, encontra-se em áreas rurais com baixa densidade populacional.

Para as sub-bacias do rio do Peixe e as sub-bacias Pre1 e Pre2, nota-se que as densidades de população são abaixo de 20 hab.km-2 a nível de bacia. As bacias Par4 e Par5 englobando a maior parte da área urbana de Juiz de Fora apresentam elevada densidade populacional, com valores próximos a 500 hab.km-2. As sub-bacias do rio Cágado têm densidades populacionais intermediárias, próximas à 50 hab.km-2. Essas densidades intermediárias são devidas a um maior número de sedes de “pequenos” municípios do que de uma maior ocupação geral da Bacia conforme o Mapa 1 e o Mapa 12.

111

Tabela 10: Número de habitantes (Pop) e densidade de população (Dens) nas sub-bacias da BHRP e faixas

ripárias de 100 metros e 200 metros.

É interessante notar que as bacias menos densamente povoadas apresentam densidades próximas, e até inferiores à densidade média do território brasileiro (22 hab.km-2) e que a BHRP, com uma densidade populacional de 82 hab.km-2 é muita próxima à média para a região

Sudeste. Os resultados encontrados ao longo dessa Dissertação poderão servir de comparação com outros estudos feitos e a serem realizados na Região e no Brasil.

Entre os pontos Par3 e Par5, para uma área de contribuição de 281 km2 (ÁreaPar5 -

ÁreaPar3) encontram-se 436.635 habitantes representando então 62,5 % dos habitantes num

espaço cobrindo somente 3,3% da BHRP. Entre esses dois pontos, a densidade de população é de 1554 habitantes por quilômetro quadrado.

No documento antoinephilippecasquin (páginas 107-111)

Documentos relacionados