• Nenhum resultado encontrado

Foram realizadas vistorias em alguns bairros na cidade de Goiânia e verificou-se que a disposição inadequada de resíduos sólidos da construção civil é uma realidade nesta cidade. Os RCC estão realmente depositados nas margens de córregos e lotes vagos em grandes quantidades.

As Figuras 5.1 a 5.9 comprovam o não cumprimento da Instrução Normativa nº 18 promulgada em 26 de dezembro de 2005 (PREFEITURA DE GOIÂNIA, 2005) e da Resolução nº 307 (CONAMA, 2002). Além disso, constata-se a falta de gerenciamento do poder público em buscar alternativas para a minimização dos impactos ambientais com a disposição inadequada dos resíduos sólidos da construção civil. Os registros fotográficos foram realizados no período de 2006 a 2007, sendo possível verificar que em um ano não foram observadas mudanças nos fatos constatados.

Essa realidade demonstra a necessidade da realização de pesquisas que estudem alternativas para que os impactos ambientais provocados sejam minimizados, buscando sempre encontrar a sustentabilidade, através do desenvolvimento e implantação de tecnologias adequadas, que visem a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos.

A Figura 5.1 apresenta parte do mapa com a localização da cidade de Goiânia, de cidades vizinhas e dos oito pontos onde foram realizadas as vistorias. A figura foi retirada do programa Google (2007).

Figura 5.1 Vista geral do município de Goiânia com localização dos pontos vistoriados – Coordenadas 16°46’26,34” S e 49°15’34,14” O (GOOGLE, 2007)

Na Figura 5.2 tem-se o registro fotográfico realizado no Ponto 1. Este se localiza em uma das vias de acesso ao Condomínio Alphavile, que é classificado como um condomínio horizontal para a população de alto poder aquisitivo. Neste local, é possível constatar a deposição irregular de grande quantidade de RCC composto por terra, cerâmica, madeira, papel (saco de cimento) e plástico. Provavelmente, estes resíduos são oriundos de construção realizadas no próprio condomínio.

Figura 5.2 Ponto 1: Resíduos da Construção Civil depositados nas proximidades do Condomínio Alphavile (05/12/2006)

Na Figura 5.3 tem-se o registro fotográfico realizado no Ponto 2. Este se localiza no Residencial Vale do Araguaia, região leste de Goiânia. Neste local foram identificados dois pontos de depósito irregular: o primeiro nas proximidades do córrego Água Branca (Ponto 2a) e o segundo nas margens do mesmo córrego (Ponto 2b). Neste local, os resíduos são compostos de solo, concreto, cerâmica, plástico e madeira. No Ponto 2b é possível

Condomínio Alphavile

GO-020

Autódromo

verificar ainda o assoreamento do córrego Água Branca. Após cerca de um ano da realização desta vistoria, os resíduos continuam sendo depositados no mesmo local, sendo que no Ponto 2a a quantidade de RCC tem aumentado consideravelmente.

Figura 5.3 Ponto 2: Resíduos da Construção Civil depositados nas proximidades (Ponto 2a) e nas margens (Ponto 2b) do Córrego Água Branca (02/05/2006)

Córrego Água Branca

Rio Meia Ponte Residencial Vale

do Araguaia

Córrego Água Branca

Rio Meia Ponte Residencial Vale do

Araguaia

Ponto 2a Ponto 2b

Na Figura 5.4 tem-se o registro fotográfico realizado no Ponto 3. Este se localiza no Setor Jardim Novo Mundo, próximo do Rio Meia Ponte. Com as fotografias apresentadas constata-se a existência de grande quantidade de RCC composto de concreto, cerâmica, solo, gesso, plástico e madeira.

Figura 5.4 Ponto 3: Resíduos da Construção Civil depositados nas proximidades do Rio Meia Ponte (06/05/2006)

Rio Meia Ponte

Jardim Novo Mundo BR-153

Na Figura 5.5 tem-se o registro fotográfico realizado no Ponto 4. Este se localiza na divisa do Setor Parque Atheneu e Setor Marilisa, nas proximidades e nas margens do córrego São José. Mais uma vez, percebe-se que a disposição do RCC vem ocorrendo irregularmente nas proximidades e margens de córregos e rios da cidade de Goiânia. A composição do RCC encontrado neste ponto é semelhante à composição dos demais.

Figura 5.5 Ponto 4: Resíduos da Construção Civil depositados nas proximidades do Córrego São José (23/04/2006)

Parque Atheneu Parque Atheneu Córrego São José

Pedreira

Na Figura 5.6 tem-se o registro fotográfico realizado no Ponto 5. Este se localiza no Setor Celina Parque, nas margens e no leito do córrego Macambira, demonstrando o descaso do poder público em defender os direitos da população.

Figura 5.6 Ponto 5: Resíduos da Construção Civil depositados na margem e no leito do Córrego Macambira (02/04/2007)

Residencial Eldorado

Bairro Celina Parque

Córrego Macambira

Na Figura 5.7 tem-se o registro fotográfico realizado no Ponto 6. Este se localiza no Setor Goiânia 2, nas margens da Avenida Perimetral Norte e ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Esta é uma região de fundo de vale e nem o fato desta área estar situada ao lado de uma via de tráfego intenso da cidade tem intimido a prática da deposição irregular de RCC.

Figura 5.7 Ponto 6: Resíduos da Construção Civil depositados nas proximidades da Avenida Perimetral (02/04/2007)

Estação de Tratamento de Esgoto

Avenida Perimetral Norte

Rio Meia Ponte

Unilever

Goiânia 2

Na Figura 5.8 tem-se o registro fotográfico realizado no Ponto 7. Este se localiza no Setor Criméia Leste e mostra outra prática comum dos geradores e transportadores de RCC: depositar os resíduos irregularmente em lotes vagos situados em bairros periféricos da cidade.

Figura 5.8 Ponto 7: Resíduos da Construção Civil depositados em lotes vagos no Bairro Criméia Leste (02/04/2007)

Rio Meia Ponte

Criméia Leste

Na Figura 5.9 tem-se o registro fotográfico realizado no Ponto 8. Este se localiza no Setor Alto da Glória, num lote vago situado ao lado da BR-153. De todos os pontos vistoriados, este é o local que apresenta a maior quantidade de RCC. Além dos componentes encontrados, verifica-se a existência de pedaços de revestimento asfáltico provavelmente oriundos de obras de restauração da BR-153. Assim, tem-se que tanto o setor privado como o setor público não tem respeitado a legislação vigente relacionada aos resíduos sólidos da construção civil.

Figura 5.9 Ponto 8: Resíduos da Construção Civil depositados nas proximidades da BR-153 (05/12/2006)

BR-153 Belcar Veículos

Belcar Caminhões Setor Alto da

Glória

Com base na vistoria realizada em alguns pontos da cidade, verifica-se que lotes vagos em regiões periféricas e margens de córregos e rios estão se transformando em áreas de descarte de RCC. Mesmo com os avanços realizados na legislação, nas discussões entre os envolvidos e nas pesquisas publicadas, na prática nenhuma medida eficaz foi implantada.