• Nenhum resultado encontrado

Desafios da Educação Física no Contexto Técnico Profissional

No documento Download/Open (páginas 55-58)

4. CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS DESAFIOS E AS

4.7. Desafios da Educação Física no Contexto Técnico Profissional

De acordo com os dados coletados, percebemos alguns desafios em relação ao ensino da EF não só no ETP, mas também nas diversas esferas (municipal, estadual e federal) e no âmbito do ensino básico. Embora a EF se apresente nos documentos oficiais com o mesmo nível de importância que os demais componentes do currículo, no cotidiano escolar essa paridade não se apresenta com tanta nitidez.

Em nossa realidade, em que os alunos estudam integralmente oito horas por dia, com uma grade curricular constituída por dezessete disciplinas, as dificuldades em relação à Educação Física aparecem de forma bem acentuada. Uma das questões que contribui para isso é o fato da disciplina EF não fazer parte do núcleo profissional, tampouco pertencer às que possuem relevância para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) aos que pretendem ingressar na Universidade utilizando o resultado do referido exame, embora já esteja incluída na Matriz de Referência do ENEM, na área de Linguagens, desde 2010.

Professor C: Eu acho que ela é tão importante quanto às outras, pra mim ela é importante

assim como a matemática língua portuguesa ela é importante... apesar de perceber que essa importância não é vista por todos obviamente até por uma questão histórica e cultural.

O segundo fator que nos inquieta é a ideia de que a Educação Física, no meio escolar é tida como não uma disciplina que não reprova. Entendemos que a reprovação não vai mudar os rumos da Educação, mas o fato de algumas disciplinas reprovarem e outras não possibilita entendimento de que algumas são relevantes em detrimento a outras.

42 Outro ponto é o aceite da comunidade em relação à quebra do padrão esportivista e a aplicação de novos conteúdos. Essas dificuldades foram elencadas em diversos estudos no Brasil. No entanto, após a sistematização anteriormente mencionada, observamos através da nossa prática no cotidiano analisado que ao final do bimestre os alunos perceberam como seria interessante abrir possibilidades para novas aprendizagens.

Essa sistematização experimentada pelo Campus Colorado do Oeste pode ser compartilhada em encontros de formação docente com outras unidades da rede, como uma possibilidade de desenvolvimento da Educação Física. Além de configurar-se em uma forma de evitar que experiências desse tipo limitem-se ao próprio espaço não sendo discutidas e aproveitadas em outros âmbitos.

Professor B: Eu acredito que o que está faltando é uma integração maior entre os

profissionais da Educação Física dentro do Instituto mas não só dentro do Instituo, dentro do estado de Rondônia. Eu tenho visto a Educação Física fora do Instituto muito deficitária, hoje com novos profissionais a coisa está começando a melhorar, mas, ainda se falta muito para chegar a um nível satisfatório.

Embora as discussões e o aumento da produção científica da EF já tenham mais de vinte anos, existem muitos estudos com ênfase na prática pedagógica, e poucas propostas foram e são implementadas com eficiência.

Assim, dentro de uma perspectiva de Educação e também de Educação Física, seria fundamental considerar procedimentos, fatos, conceitos, atitudes e valores como conteúdos, todos no mesmo nível de importância.

Além disso, ao se abrir espaços para que os Temas Transversais apresentados nos PCNs possam ser discutidos como problemas enfrentados pela sociedade e obviamente refletidos na escola abrem-se portas para projetos transdisciplinares.

Entendemos que os conteúdos aqui abordados utilizando-se dos temas transversais como eixo norteador caracterizam uma perspectiva que contempla o ensino técnico profissional parcialmente.

Uma proposta que atenda os objetivos da Educação Física tem que ter clareza de que o ser humano não é composto de partes desconectadas. O intelectual, o emocional e o físico são dimensões que aparentemente estão separadas, mas, no entanto, estão em contínua interconexão.

Para que conseguíssemos atingir os objetivos da educação seria necessária maior articulação entre as disciplinas, com projetos que contribuíssem para a formação integral e articulada de todos os componentes curriculares. A relação entre as disciplinas pode ir da simples comunicação de ideias até a integração mútua de conceitos, da epistemologia, da terminologia, da metodologia e dos procedimentos de coleta e análise dos dados (BRASIL, 2002).

Com relação ao espaço físico e a estrutura da escola entendemos como significante embora o ginásio de esportes necessite de reforma visto que desde sua construção não teve nenhuma reforma geral.

Professor C: Com relação ao espaço a escola é gentil com a gente a gente tem um espaço

muito legal apesar do ginásio ele ta com problemas e tal e que precisa ser resolvido com reforma e tudo mais a gente tem um espaço muito interessante então o fato de ela ser uma “escola fazenda” te da oportunidade de trabalhar em espaços diferentes de proporcionar os alunos a experiência motora em outros ambientes de uma outra forma isso é muito bacana acaba sendo prazeroso.

Para amenizar e também numa perspectiva de novos olhares outros espaços podem ser utilizados e que não seja necessariamente o ginásio.

O estudo nos permitiu perspectiva de como as políticas de educação profissional, colaboram no sentido de direcionamento para a formação do trabalhador brasileiro vinculado às

43

exigências do mundo do trabalho. E, nesse sentido, o ensino da Educação Física tem seu papel que se explicita nas opções pedagógicas de seus professores, em suas escolhas e sistematização dos conteúdos.

Analisando a Educação Física, percebemos que os desafios ainda persistem em relação aos diálogos entre os conteúdos que melhor contemplariam a formação profissional no contexto da formação para o trabalho.

Aliar os conteúdos da cultura corporal como os esportes, ginásticas, danças jogos aos temas transversais é uma possibilidade de ensino na perspectiva da cidadania. Porém percebemos que os temas a serem trabalhados ainda não seguem uma sistematização. Seria interessante uma troca de experiências com outros profissionais da rede com a possibilidade de organização de um material didático para utilização nas aulas.

Os professores pesquisados apontaram para uma perspectiva de Educação Física voltada para os elementos da cultura corporal não deixando de lado os esportes ou as atividades para aptidão física porém em perspectiva voltadas para a promoção de debates e reflexão visando à tomada de consciência e para o exercício da cidadania.

44

No documento Download/Open (páginas 55-58)