• Nenhum resultado encontrado

Foto 16- Cena usando linguagem cinematográfica como “a edição plano-

4 PERCURSO METODOLÓGICO

4.4 Descrevendo a oficina de produção de vídeo digital

A oficina teve a duração de 8 horas distribuída em dois encontros de quatro horas diárias. Depois das organizações das equipes, foram agendados os dias e horários para a oficina. Cada equipe teve dias específicos para participação na oficina dependendo da disponibilidade de horários. Realizada uma reunião juntamente com o gestor e o docente da disciplina de Ciências, especificando os dias e horários de participação de cada equipe.

No primeiro dia de realização das oficinas, os discentes tiveram informações sobre o processo de planejamento, roteirização e edição de um vídeo digital. Além de compreender a importância da contextualização no processo de um vídeo. Na realização das oficinas foram exibidos os curtas metragens produzidos pelos alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco – CAP, do projeto 6

quimicurta, como forma de mostrar para os discentes trabalhos exitosos realizados através do vídeo digital em sala de aula. Os discentes mostraram animação em observar outras produções de discentes de outra instituição. A oficina foi planejada visando abordar a teoria e todo planejamento de uma produção de vídeo, o trabalho prático, produção, edição e montagem de um vídeo.

No segundo momento foram solicitadas as equipes uma produção de um vídeo com duração de um minuto, a escolha da temática do vídeo foi aberta, tema livre e os mesmos começaram a colocar em prática as primeiras noções de produção de vídeo. Essa produção fez parte da atividade avaliativa da oficina, filmaram no primeiro momento da oficina e editaram no segundo dia no laboratório da escola.

No segundo dia da oficina na produção prática, foram discutido as técnicas que foram utilizadas nessa produção, e em seguida a edição e montagem do vídeo e para isso os alunos utilizaram os computadores da escola, usando o editor de vídeo Windows MovieMake, os discentes tiveram algumas dificuldades iniciais, pois não eram todos integrantes das equipes que conheciam o programa. Outros discentes utilizaram o aplicativo Vivavídeo no próprio smatphone e tiveram poucas dificuldades. Alguns deles estavam tendo o primeiro contato com a produção e edição de um vídeo.

6 O QUIMICURTA surgiu no ano de 2012 e é uma experiência com as duas turmas do terceiro ano do

No decorrer da oficina, os discentes mostraram-se curiosos e concentrados na finalização da sua própria produção. Editaram e concluíram o vídeo de maneira coerente e prática, em outro momento foi criado um grupo fechado na rede social Facebook e whatsapp denominada Pesquisa e Oficina de Vídeo digital - Escola Municipal João Bento de Paiva como forma de interagir com os discentes, o docente da disciplina também foi adicionado no grupo, o objetivo do grupo foi facilitar a comunicação e orientação das equipes no processo de produção do vídeo. No grupo foram colocados materiais, dicas, orientações, vídeos, além de lembretes, tudo isso para facilitar e ajudar as equipes.

O objetivo da oficina de confecção de vídeo digital foi oferecer aos participantes noções básicas das ferramentas técnicas que deverão ser aliadas à criatividade para o desenvolvimento das etapas da produção cinematográfica, especificamente a do vídeo digital.

Nesse sentido, as oficinas procuram oportunizar aos jovens da escola a produção de conteúdos digitais, priorizando o seu contexto social e utilizando diferentes linguagens para que dessa forma, eles possam atribuir significados e sentidos as informações e saberes trocados durante o processo educativo, para posteriormente serem compartilhados na comunidade e em suas redes sociais. Com isso, abre-se um leque de possibilidades deles ampliarem seus conhecimentos, trabalharem em grupo, explorarem novas linguagens e se apropriarem socialmente das TIMS7. (NOGUEIRA, 2014, p. 57- 58)

 Primeiro encontro: Produção audiovisual e a contextualização; - A preparação de um vídeo digital;

- Etapas de uma produção cinematográfica; - Roteiro

 Segundo encontro: o uso de tecnologias digitais na produção de vídeo digital; - Conceitos básicos de operação de câmera;

- O papel do fotógrafo no cinema; - Iluminação;

- Captação de som;

7

- Direção;

 Terceiro encontro: a preparação de um vídeo digital - Pré-produção: Design de Produção;

-Pós-produção; - Narratividade;

- Programas para edição; -Editores de Vídeo; - Editores de Imagens; - Programas Úteis; - Finalização do Vídeo.

Depois da realização da oficina, as equipes seguiram todo um cronograma a ser planejado pelo docente da disciplina, com os temas dos conteúdos as equipes tiveram um acompanhamento na produção, seguindo todas as orientações teóricas e metodológicas que obtiveram na oficina. Os discentes de forma colaborativa criaram um roteiro para iniciar sua produção e planejar toda edição e finalização do vídeo.

Os vídeos tiveram a duração de 3 a 12 minutos. Os discentes foram acompanhados do pesquisador que interviu quando necessário no trabalho de produção e edição do vídeo digital. O pesquisador também foi sujeito da pesquisa, no momento em que intervia e participava do processo de produção dos vídeos. Os vídeos foram editados no laboratório da escola, através da utilização do programa Windows Movie Maker um software (programa) de edição de vídeo da microsoft que já vem instalado no pacote do sistema operacional Windows. Optou-se pela utilização do Windows Movie Maker por ser um programa simples de aprender e utilizar, com esse programa foi possível inserir áudio, títulos, textos personalizados e efeitos de transição em seus vídeos e fotos.

Fonte: Fotografia do autor.

Fonte: Fotografia do autor

Foto 1 - Discentes dramatizando uma situação prática de Bullying

Foto 2 - Discentes entrevistando uma funcionária da escola sobre a gravidez na adolescência

.

Fonte: Fotografia dos discentes.

Fonte: Fotografia do autor

Os quatros vídeos digitais produzidos fizeram parte da avaliação das equipes durante a oficina, os discentes mostraram criatividade, dinamismo, souberam estimular o trabalho em equipe, algo de fundamental importância em qualquer produção cinematográfica. Nessa primeira produção elaboraram o roteiro, organizaram o processo de filmagem, criaram os personagens, contextualizaram em algumas situações o tema abordado, e na finalização editaram de forma muito

Foto 3 - Discentes dramatizando uma situação de tráfico de droga

Foto 4 - Discentes falando da importância da natureza para a vida humana. Dramatizando uma

prática, sem falar no planejamento do vídeo, através da criação do título, trilha sonora, créditos e os bastidores das gravações através da exposição das fotos.

Todos esses procedimentos que as equipes utilizaram fizeram parte da produção audiovisual e de alguma forma assimilaram as mensagem transmitidas produzidas por eles, participaram ativamente de cada etapa do processo e isso é importante na construção dos conhecimentos diante do que está sendo abordado e estudado.

Em seguida, as equipes começaram a etapa final, que foi o estudo do assunto distribuído pelo docente da disciplina, organizando a produção do vídeo digital de acordo com sua temática, contexto e todo processo cinematográfico dentro da disciplina de ciências.

Enfatizando a descoberta e à criação, a pesquisa e a formação de discentes capazes de construir percursos de aprendizagem, de aprender a aprender – habilidade necessária para toda vida, os estudantes puderam utilizar softwares multimídia para subsidiar projetos nas disciplinas escolares e temas diversos. Com ferramentas de multimídia utilizadas diretamente por eles foi possível compartilhar informações e representá-las a partir de múltiplas perspectivas, através da combinação de textos, imagens, sons, animações, botões e efeitos, em um ambiente de estímulos multissensoriais.