• Nenhum resultado encontrado

Descrição da Atividade do Projeto

No documento Download/Open (páginas 52-54)

B. Critérios de Conteúdo:

1.6 Ciclo do Projeto de MDL

1.6.1 Elaboração do Documento de Concepção do Projeto (DCP)

1.6.1.1 Descrição da Atividade do Projeto

A atividade do projeto deve ser apresentada de forma detalhada, através da demonstração de seu objetivo, descrição técnica, exposição e justificação do limite do projeto e, se for o caso, explicação de como a tecnologia será transferida (§2º, a), do Apêndice B, da Decisão 17/CP.7).

Conforme já vimos, são elegíveis como projeto de MDL as atividades que visam a reduções de emissões de gases de efeito estufa e/ou remoções dos mesmos, podendo ser atividades de larga ou de pequena escala.

Os participantes da atividade do projeto são as Partes e entidades públicas e/ou privadas envolvidas, as quais devem ter seus históricos descritos, ou seja, devem ser detalhadas as suas atividades básicas, tempo de existência, números, experiência direta na área da atividade a ser implantada o projeto, etc., bem como especificar qual o motivo de seu interesse no desenvolvimento do projeto a ser implantado.

Para se descrever a localização da atividade do projeto, deve-se realizar a indicação cartográfica e geográfica de onde o projeto será implantado, bem como uma descrição da localização do projeto, especificando as características de seu espaço físico, social e ambiental.

Quanto aos dados e características da atividade do projeto na região de sua localização, é importante acrescentar as peculiaridades regionais do projeto, através de uma descrição analítica, de preferência fundamentada com números e dados das projeções oficiais.

Ainda neste ponto, é fundamental acrescentar o que a atividade de projeto de MDL a ser desenvolvida acrescentaria para o desenvolvimento sustentável, nos aspectos ambiental, social e econômico. É evidente que alguns aspectos destacar-se-ão mais que outros, dependendo do tipo de atividade. Porém, de qualquer modo, necessário se faz mencionar a importância de todos os detalhes.

Para as questões ambientais, interessante é destacar ao menos um dos seguintes itens: recursos naturais e a biodiversidade; qualidade do ar, dos solos e das águas; uso mais racional dos recursos naturais (CARDOSO, 2002).

Quanto às questões sociais, a atividade do projeto de MDL deve apresentar como irá contribuir efetivamente para a população. Pode-se realizar um diagnóstico da realidade social do local onde será implantado o projeto e apresentar os efeitos positivos que se espera do mesmo, tais como geração de empregos e renda, características dos empregos ofertados, treinamento para capacitação dos trabalhadores, condições de trabalho, proposta de assistência social aos trabalhadores, impactos sociais do projeto na comunidade e no entorno, entre outros (CARDOSO, 2002).

No aspecto econômico, também é necessário que o projeto de MDL tenha credibilidade, o que lhe proporcionará ser mais competitivo ao comercializar suas RCEs no mercado de carbono. Para tanto, é interessante que além da descrição das partes, conste de modo claro e consistente os fundamentos econômicos do projeto em si, como, por exemplo, o montante necessário de investimento e descrição de suas fontes de obtenção, rentabilidade do empreendimento, prazo de retorno do investimento, cronograma de implantação do projeto e do seu fluxo de investimentos (CARDOSO, 2002).

Um exemplo é o atual tratamento dos efluentes (água residual) das indústrias de celulose brasileiras. O projeto denominado “Projeto de Evitação de Metano no Tratamento de Efluentes da Irani”, de 20 de agosto de 2007, apresentado pela Celulose Irani, apresenta que, atualmente, o tratamento de seu esgoto consiste somente em um tratamento primário, caracterizado por uma série de reservatórios com aeração superficial – aeração apenas na camada superficial da coluna d'água – no primeiro reservatório somente.

Com exceção desta aeração superficial mínima e ineficiente no primeiro reservatório, a água residual permanece degradada de forma anaeróbia. O material orgânico se degrada de forma anaeróbia no sistema de lagoas da instalação produzindo quantidades significativas de metano.

A produção mundial de metano gerado no tratamento de água residual sob condições anaeróbias varia entre 30 e 40 Tg/ano, com os efluentes industriais sozinhos contribuindo com de 26 a 40 Tg/ano para essa quantidade (VIEIRA e SILVA, 2006).

Destarte, a implantação do projeto de MDL nesta atividade é evitar as emissões de metano gerado nas práticas atuais de tratamento e descarte de água residual. A atividade de projeto pode envolver a implantação de um novo esquema de tratamento de água residual, envolvendo um tratamento aeróbio, chamado de tratamento secundário ou biológico. O novo

sistema de tratamento de água residual usará lodo ativado altamente aerado, que será decantado e reutilizado.

Através dessas medidas, a Celulose Irani irá interromper a digestão anaeróbia da água residual orgânica nos reservatórios e, conseqüentemente, reduzirá suas emissões de metano.

Essa atividade de projeto de MDL tem um benefício ambiental significativo, qual seja: a água residual tratada pode ser direcionada para um rio sem nenhum material orgânico potencialmente nocivo contido nela.

O lodo ativado é resultado de um processo no qual o oxigênio é introduzido na água residual para desenvolver um flóculo biológico (ou sólido) que reduz o teor orgânico do esgoto. Após passar por esse tratamento biológico, o material orgânico na água residual finalmente diminui, resultando em água limpa. Após o tratamento da água residual, o lodo ativado pode ser usado como fertilizante, descartado em aterro sanitário ou incinerado.

Além disso, o projeto está ajudando o País anfitrião, no caso o Brasil, a atender às suas metas de promoção do desenvolvimento sustentável. Especificamente, o projeto:

 Aumenta as oportunidades de emprego na área em que o projeto está localizado, durante o trabalho de implantação ou para operar as novas instalações;

 Usa tecnologias limpas e eficientes, e conserva a água;

 Atua como um projeto de demonstração de tecnologia limpa;  Otimiza o uso de recursos naturais como a água;

 Melhora as práticas gerais de gerenciamento do tratamento de água residual.

No documento Download/Open (páginas 52-54)