• Nenhum resultado encontrado

3 MATERIAL E MÉTODOS

3.2 DESCRIÇÃO DA COLETA E PREPARAÇÃO DOS DADOS

Dentro da área descrita foram selecionados 14 municípios (quadro 1) para a realização do estudo proposto, levando em consideração alguns aspectos que merecem destaque, tais como: identificação dos apicultores nos municípios; municípios com influência do Parque Nacional de Ilha Grande; distância da associação de apicultores e casa do mel sediada no município de Altônia; comercialização de mel; aspectos agricultáveis, dentre outros.

QUADRO 1 - RELAÇÃO DE MUNICÍPIOS ONDE FORAM APLICADOS OS QUESTIONÁRIOS

MUNICÍPIOS

1 Altônia 8 Pérola

2 Brasilândia do Sul 9 Rondon

3 Cruzeiro do Oeste 10 São Jorge do Patrocínio 4 Francisco Alves 11 Tapejara

5 Ivaté 12 Tuneiras do Oeste 6 Maria Helena 13 Umuarama 7 Nova Olímpia 14 Xambrê FONTE: Dados elaborados pela autora.

Os apicultores identificados em cada município da XI mesorregião foram os interlocutores da investigação proposta. A pesquisa empírica teve como objeto central os apicultores, tendo em vista a sua predominância no conjunto dos grupos sociais envolvidos na atividade e, também, a necessidade de verificar o grau de sucesso obtido até agora pelos agricultores que passaram pelo processo de reconversão de suas atividades agrícolas tradicionais, optando pela apicultura.

A coleta de dados teve como instrumento mediador um questionário semi- estruturado que foi aplicado aos apicultores. Porém, este tipo de questionário às vezes sofre desvantagens, pois o apicultor tende a omitir ou distorcer as informações LAKATOS e MARCONI (2001). No entanto, foram tomados os cuidados no sentido de minimizar os efeitos desta desvantagem.

Quando da elaboração do instrumento de pesquisa, a opção pelo questionário semi-estruturado se deu porque este instrumento permite manter parte estruturado

41

como os dados quantitativos e outra parte mais aberta onde se expressam as idéias, percepções, etc. (ver apêndice 1).

Para o começo do trabalho de campo foram levadas em conta, principalmente as informações obtidas na Associação Altoniense de Apicultores, que relacionou os apicultores. Através destes contatos foi marcada uma reunião, na qual aplicou-se o questionário, sempre tentando explicar com a máxima clareza possível quais os objetivos deste trabalho e onde seria apresentado. A maior limitação encontrada para a realização da tarefa foi de como identificar/localizar os apicultores nos demais municípios e principalmente, aqueles que não faziam parte da associação.

No limiar do percurso, foram contatados todos os municípios visando localizar os apicultores através da unidade da EMATER23 dos referidos municípios, e, também, por intermédio dos sindicatos rurais que hoje estão próximos dos agricultores levando cursos promovidos pelo SENAR24 - PR. Desta forma, foram identificados os apicultores e, em seguida, foram convidados para uma reunião, onde, previamente foram discutidas as questões que nortearam os objetivos deste trabalho.

O número da amostra foi definido em função do ponto de saturação, ou seja, quando começou a oferecer respostas iguais ou muito parecidas em relação às questões apresentadas, porém ressalvando as particularidades que cada apicultor apresentava. Já, o número de questionários aplicados se deve em função dos apicultores identificados nos municípios selecionados anteriormente. É possível observar que a ocorrência de um número maior acontece nos municípios que fazem parte do complexo do Parque Nacional de Ilha Grande.

Foram aplicados 60 questionários entre o período de janeiro de 2004 e março de 2005. Para a estruturação deste trabalho foi necessário dividir as questões em assuntos específicos como: aspectos social, econômico e ambiental, a fim de sintetizar as informações obtidas (figura 2).

A partir da divisão das questões por aspectos questionados, foi realizada a primeira análise, que de maneira independente, permitiu obter uma idéia geral que serviria de pano de fundo para a análise posterior, mais pormenorizada dos dados e informações coletadas.

23 Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural

.

24 Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

42

FIGURA 2 - PERCENTUAL DE QUESTÕES ABORDADAS NO QUESTIONÁRIO

FONTE: Dados elaborados pela autora.

As questões que direcionaram opiniões estão representadas de forma descritiva e foram analisadas de acordo com o referencial teórico exposto nos capítulos anteriores. Já, aquelas que são possíveis de quantificação foram analisadas de acordo com os resultados obtidos.

Nesta investigação, se pretendeu através de uma análise comparativa entre a produção das atividades agrícolas existentes, dimensionar a importância e a representatividade econômica da apicultura para a região como uma alternativa rentável e ecologicamente correta, que possibilita a agricultura familiar e o desenvolvimento rural, visando a conservação do meio ambiente.

Foram analisados, também, os aspectos sociais favoráveis da apicultura para as demais atividades desenvolvidas e o meio ambiente, através dos dados coletados com a aplicação do questionário.

Para analisar os efeitos do associativismo para os produtores de mel, foram utilizados como base e exemplo, uma associação de apicultores da região a APIS

ILHA (Associação Altoniense de Apicultores). Esta associação atua como mediadora

no que se refere aos interesses dos produtores e, também, como meio mais econômico de comercializar o produto. Diante desta realidade é que se realizou uma análise ampla da atividade em todos os sentidos discutidos até então, haja vista que o associativismo pode representar uma forma para alavancar a produção de mel e produtos derivados tanto para a comercialização nacional como para a exportação.

22% 28% 15% 35% Social Econömica Amiental Eco, soc e amb

43

Os dados econômicos foram comparados com a produção de três dos setores que compreendem a economia da região no ano de 2002 (anexo 1), tendo como prioridade, fortalecer a apicultura de subsistência para os pequenos apicultores como forma de absorver a mão-de-obra e aumentar a renda familiar.

No aspecto ambiental, os dados obtidos permitiram descrever como os apicultores compreendem o meio ambiente, fornecendo um espelho da consciência ambiental por parte dos apicultores, além de fornecer uma lista com a ocorrência de plantas melíferas de maior predominância na região.

Documentos relacionados