• Nenhum resultado encontrado

Descrição da metodologia

No documento 2006 Ilza Leite de Azevedo Santos Lopes (páginas 87-90)

3 METODOLOGIA

3.1 Descrição da metodologia

Esta pesquisa é de caráter exploratório e a abordagem a ser adotada foi a de estudo de caso, que é considerada como uma investigação detalhada de um ou de poucos objetos, com o objetivo de permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.

Gil (1999), afirmou que o estudo de caso é um “estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente definidas e no qual são utilizadas várias fontes de evidência”.

Na abordagem de pesquisa deste estudo de caso, foram empregados métodos qualitativos e quantitativos, com ênfase na coleta de dados quantitativos para a avaliação da qualidade da informação em Saúde na Web.

A abordagem qualitativa utilizou o método de entrevista semi-estruturada com usuários de informação na área de Saúde, para a identificação dos fatores associados à qualidade da informação na Web. Para o roteiro da entrevista, utilizou-se uma seleção dos critérios definidos pelo HITI e fundamentados nos critérios definidos por Sielberg, Lundberg e Musacchio (1997) em artigo publicado num dos periódicos mais conceituados na área de Medicina, o Journal of American Medical Association (JAMA), e que muito contribuiu para o embasamento da análise qualitativa realizada com profissionais de Saúde.

Na evolução da presente pesquisa, foi adotado o modelo geral de avaliação da qualidade da informação em Saúde definido pela agência governamental americana Agency for Health Care Policy and Research (AHCPR) e implementado pelo Health Technology Information Institute (HITI), modelo esse que define as seguintes categorias para avaliação: credibilidade, conteúdo, apresentação do site, hiperligações, projeto, interatividade e anúncios (Quadro 1).

Com base nesse modelo, foram utilizadas as categorias de credibilidade, de conteúdo e de apresentação do site propostas pelo HITI, e a recomendação de unidades de informação e outros autores, fundamentados na identificação do domínio das páginas segundo as prioridades de credibilidade, que foram obtidas

na literatura especializada, para validar a qualidade da informação das páginas da Web brasileiras.

A abordagem quantitativa aplicou, num estudo piloto, um questionário para avaliação dos critérios de qualidade identificados como essenciais pelo HITI na área de Saúde para a validação da qualidade da informação em páginas da Web brasileiras utilizando a categoria de credibilidade e parte da categoria de conteúdo. A categoria de apresentação do site não foi analisada no estudo piloto, e por esse motivo o questionário utilizado como instrumento de coleta de dados foi redesenhado em três partes, objetivando a redefinição dos campos e a inclusão dos indicadores sobre apresentação do site não contemplados na fase do pré- teste. Um novo instrumento de coleta de dados foi desenvolvido para dar continuidade à pesquisa.

A primeira parte do instrumento de avaliação de sites nacionais na Web incluiu o registro dos seguintes elementos: número do caso analisado, data do levantamento de dados; campo para os termos da estratégia de busca, campo para o registro do mecanismo de busca utilizado na pesquisa e campo para o registro do total de itens recuperados.

A segunda parte estava correlacionada com o objetivo específico um (OE-1) e corresponde ao registro das dez primeiras URLs recuperadas sobre o tema hipercolesterolemia e sua respectiva terminologia identificada no DeCS e acrescida do termo “colesterol elevado”, que foi selecionado da linguagem natural.

A terceira parte referia-se à coleta de dados propriamente dita do HITI, com os critérios de avaliação de credibilidade, conteúdo e apresentação do site, que correspondem aos objetivos específicos OE-2, OE-3 e OE-4.

O objetivo específico cinco (OE-5) analisou os critérios internacionais de avaliação da qualidade da informação em Saúde e as recomendações oriundas de órgãos reguladores brasileiros, e comparou os resultados dessa análise com os obtidos nas páginas da Web nacionais, visando à elaboração de uma proposta de critérios de qualidade para as páginas da Web brasileiras.

Apresenta-se, no Quadro 8, a relação das questões fundamentadas nos critérios do HITI, correlacionando-as com os objetivos específicos e com os indicadores/variáveis correspondentes aos critérios de avaliação de páginas Web que serão objeto de estudo.

Quadro 8 – Relação entre critérios e variáveis do HITI versus objetivos específicos e questões do instrumento de coleta

Critérios de avaliação de qualidade Objetivos específicos Questões Indicador de Credibilidade: variáveis

Autor: nome Autor: credenciais Instituição: nome Instituição: logomarca Fonte de financiamento Data de criação da página Data de atualização da página Data de revisão da página Revisão editorial OE2 A A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 A9

Indicador de Conteúdo: variáveis

Erros ortográficos Citações bibliográficas Avisos: consulta ao médico

OE3

B B1 B2 B3

Indicador de Apresentação do Site: variável

Objetivo institucional OE4 C1 C

Fonte: elaboração própria para a presente pesquisa.

3.1.1 Problema específico investigado

A pesquisa pretendia responder à seguinte indagação:

Em que medida o conteúdo da informação sobre hipercolesterolemia apresentado por sites brasileiros nos mecanismos de busca gerais da Web atende

aos critérios de qualidade para a informação na área de Saúde estabelecidos pela literatura especializada?

3.1.2 Universo da pesquisa e amostra

O universo da pesquisa foi composto pelas páginas da Web brasileiras na área de Saúde recuperadas nos mecanismos de busca: AltaVista, Cadê, Google e Yahoo Brasil. A amostra foi constituída por um subconjunto desse universo sobre o tema hipercolesterolemia e suas variações terminológicas, que foi pesquisado na Web e avaliado pela pesquisadora. Foi prevista a análise dos 10 primeiros endereços de URL recuperados dos mecanismos de busca mediante cada termo que, na terminologia controlada denominada DeCS e selecionada na BVS, designa o tema conforme especificado na 1ª etapa do estudo piloto, acrescido de um conceito da linguagem natural. Quando a URL não estava ativada, foi utilizado o próximo endereço para completar os 10 previstos para a composição da amostra. Para o estudo piloto, havia sido selecionado o TodoBR, mas, devido ao baixo índice de recuperação obtido sobre o tema da pesquisa, o mesmo foi substituído pelo mecanismo de busca Cadê.

No documento 2006 Ilza Leite de Azevedo Santos Lopes (páginas 87-90)

Documentos relacionados