• Nenhum resultado encontrado

5 MODELAGEM DO AGENTE DE MARKETING

5.3 Descrição do cenário de atuação do agente de marketing

Para o cenário de atuação do agente de marketing, deve-se descrever que ele só será instanciado se o agente matchmaker o fizer. Caso contrário, não existirá atuação do mesmo. É preciso que haja um processo de compra.

Sugerem-se as seguintes etapas para o cenário básico de atuação do agente de marketing, considerando que tais etapas baseiam-se no trabalho que foi implementado por Tomaz (2003) onde dessa forma não é possível alterar e/ou sugerir algo computacional. No entanto, descreve-se as seguintes etapas:

1. O agente matchmaker aproxima agentes negociantes com objetivos complementares – essa aproximação se dá através de uma comparação de acordo com o que o comprador quer comprar e com o que o vendedor que vender (passagem de parâmetros).

Os agentes negociadores são responsáveis por comprar e vender produtos e serviços além de fazer ofertas em seu favor. A estratégia utilizada para determinar quando e como ofertar é definida na fase de Modelagem do Usuário. O agente matchmaker é encarregado de fazer consultas no repositório de anúncios para encontrar interesses compatíveis e por em negociação possíveis parceiros de negócios. Dentre outras coisas o agente mediador garante a integridade do protocolo de negociação, coordenando a participação, execução, resolução e finalização de uma negociação. Ou seja, na fase denominada matchmaking, um agente negociador pode localizar outros parceiros de negócios, com os quais ele pode potencialmente fechar negócio. Isto é feito colocando-se anúncios em um repositório compartilhado, no qual o agente matchmaker faz consultas em busca de interesses similares, e retornando quem são esses parceiros.

2. O agente matchmaker precisa descobrir os identificadores dos agentes com objetivos complementares, instanciar um Mercado Virtual – a partir do momento em que o agente matchmaker instancia o mercado virtual ou marketplace onde os agentes negociantes podem negociar em benefício próprio fazendo pesquisa de preço, analisando propostas orientadas a negócios. Este processo de negociação é gerenciado por protocolos de negociação que coordenam o fluxo de mensagens entre os participantes da negociação e impõem regras para o jogo de negócio.

3. Os agentes negociantes compõem o Mercado Virtual. No ICS os agentes podem assumir três papéis principais na negociação – o participante da negociação, matchmaker e mediador. A função do mediador é exercer um papel imparcial na negociação, sendo ele responsável por garantir a correta execução do protocolo de negociação. Cada mercado virtual ou marketplace ICS implementa um protocolo de negociação o qual é gerenciado pelo agente

mediador. Uma região define um grupo de mercado virtual ou

marketplaces ajudando na comunicação entre os agentes. Esta,

ainda tem um agente matchmaker que funcionalmente habilita a interação entre compradores e vendedores, dentro de um mercado virtual ou marketplace específico baseando-se no mapeamento de seus objetivos.

4. O agente matchmaker faz consultas no repositório de anúncios para encontrar interesses similares e contatar possíveis parceiros de negócios;

5. Ao realizar essas ações, o agente matchmaker instancia o agente

de marketing – a partir desse momento o agente de marketing passa também a consultar o repositório de anúncios para que possa enviar em seguida seu posicionamento para o agente

matchmaker;

6. Em seguida, o agente de marketing passa a acessar o repositório de propaganda e recupera um template que corresponde às características mercadológicas da transação que em seguida deve ser encaminhado para o agente matchmaker ;

Em linhas gerais, entende-se que para o desenvolvimento do Agente de

Marketing deve ser utilizada a tecnologia de Web Services como blocos de

montagem, com emprego da visão da Web semântica e ontologias para superar a deficiência de semântica tendo em vista todo o trabalho de Tomaz (2003).

E, tomando como base o trabalho de (TOMAZ, 2003) os agentes vendedores e compradores foram ser vistos como Web Services, que publicam os serviços que oferecem e os requisitos de compras. O agente de marketing pode assumir a mesma característica. Pela característica do ICS, de interface Web, permite que compradores e vendedores cadastrem suas propagandas de marketing e que os agentes de marketing localizem dentro do repositório as ações que melhor se adéqüem aos agentes participantes daquela região.

Por fim, o agente de marketing envia os parâmetros de volta para o agente Matchmaker que se encarrega de dar continuidade ao processo dentro da concepção do trabalho apresentado por Tomaz (2003).

6 ONTOLOGIAS

Para que os objetivos propostos nessa dissertação sejam alcançados no que tange modelagem do agente de marketing serão adotados os seguintes passos: primeiramente, deve-se delimitar o domínio da área de marketing, separar os casos de uso, identificar os elementos constantes e variáveis relacionadas às condições de compra e venda, tais como as características históricas do comprador e do vendedor; e por fim utilizar o Protégé como o editor de ontologias a fim de que seja possível iniciar a delimitação do domínio. Vale ressaltar, que as ontologias criadas serão adicionadas ao repositório já existente, criados a partir dos trabalhos anteriores sobre o ICS, e do domínio de marketing, sem detrimento aos demais.

Desta forma, a partir desses componentes, serão definidos os pontos considerados relevantes para a área delimitada de estudo, onde se percebe que pelo grau de dificuldade em traduzir as questões mercadológicas e de gestão. Os conceitos de mix de marketing e mix de marketing eletrônico foram apresentados no capítulo 2 para fins de entendimento para a construção de um dicionário de termos e posterior criação de uma ontologia.