• Nenhum resultado encontrado

2. Organização de acolhimento e descrição da atividade

2.4 Descrição do estágio e objetivos

Este estágio partiu do objetivo geral de aprofundar conhecimentos na área do content marketing, ou seja, na produção e redação de conteúdos, aplicando esta ferramenta na EGEAC. O meu objetivo inicial era, através das várias táticas de content marketing, participar na melhoria da comunicação dos eventos da EGEAC. Assim, como estagiária, estive inserida na Direção de Comunicação e Imagem (DCI).

Assim, depois de uma conversa inicial com a diretora do departamento, ficou acordado que eu ficaria sobretudo a auxiliar a coordenadora editorial, responsável pela produção de conteúdos para todos os suportes físicos (programas, cartazes, livros, folhas de sala, etc.) e digitais (como por exemplo, o website e páginas das redes sociais da EGEAC, bem como micro-sites e redes sociais específicos de cada evento).

Uma vez que este estágio exige o acompanhamento de uma atividade específica que permita comparar resultados antes e depois do estágio, concluiu-se que o ideal seria o envolvimento no evento Natal em Lisboa 2015, por este ser o único que iria ter o seu começo e o seu fim durante a realização do estágio.

O Natal em Lisboa é um evento que consiste numa série de concertos gratuitos em igrejas, mas também em dois espaços culturais da EGEAC - São Luiz Teatro Municipal e Cinema São Jorge. Os concertos, protagonizados principalmente por orquestras e coros, acontecem no mês de dezembro, antecedendo o Natal.

Este evento, um dos mais antigos na cidade, começou por ser organizado pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e, ao longo dos anos, teve

outros nomes como Concertos nas Igrejas ou Concertos de Natal. Em 2008, passou a ser organizado pela EGEAC e no ano seguinte recebeu a designação Natal em Lisboa. Tem, assim, uma longa tradição no panorama cultural da cidade. O evento conta com o apoio institucional do Patriarcado de Lisboa.

Data/Horário Artista Local

05/12 | 21h30 O Coro do Tejo Igreja N. Sra. Auxiliadora 06/12 | 16h Capella Coronensis Igreja de S. Nicolau 11/12 | 21h30 Orquestra de Câmara Portuguesa Igreja de S. Roque 12/12 | 16h Concertos Antiquus Igreja de S. Cristóvão 13/12 | 16h Os Músicos do Tejo Igreja da Graça 13/12 | 17h30 Orquestra Académica Metropolitana e Coro da

Universidade Nova de Lisboa São Luiz Teatro Municipal 17/12 | 18h e 21h Escola de Música do Conservatório Nacional Cinema São Jorge

18/12 | 21h30 Escola de Música do Conservatório Nacional Igreja de S. Vicente de Fora 19/12 | 21h30 Carolina Deslandes, Dino D’Santiago e Maria

Emília Reis Igreja S. Domingos

Tabela 1: Calendário Natal em Lisboa 2015

Os reportórios nas igrejas abrangeram maioritariamente a música sacra e litúrgica, mas também clássica e barroca, contando com a participação de vários grupos e formações musicais desde coros, orquestras de câmara e ensembles. Nos dois equipamentos culturais da EGEAC, a música foi essencialmente clássica, abrangendo também canções populares de Natal.

O concerto de encerramento reuniu três jovens intérpretes, de diferentes géneros musicais, revestindo-o de características musicais peculiares (arranjos musicais, interpretações vocais e tipologia da formação musical apresentada) que o diferenciaram dos restantes concertos integrados na programação.

Ao ser-me sugerido para objeto de estágio o Natal em Lisboa 2015, a responsável pela DCI salientou que o mesmo tem apresentado um problema, ano após ano: o excesso de público. Como espaços fechados que são, os locais dos concertos têm um número limitado de lugares. Para garantir a qualidade do concerto e a segurança do público, a EGEAC limita a entrada a um determinado número de pessoas. É então que surge o principal problema deste evento. À entrada das igrejas e dos espaços culturais da EGEAC onde ocorrem os concertos,

as pessoas que não conseguem entrar aglomeram-se e muitas delas revoltam-se e responsabilizam a organização por não poderem entrar.

Há então a necessidade de reforçar a comunicação junto do público para que este compreenda que os concertos têm lotação limitada e que, como tal, necessita de chegar mais cedo ou, caso já não consiga entrar, perceba que não pode forçar a entrada, nem transferir a sua indignação para a organização.

Para a EGEAC, é igualmente importante – e esse foi outro desafio que me foi lançado – conhecer o público que participa neste evento, perceber se a informação da lotação limitada lhe chegou e através de que canais, compreender como os próprios artistas que participam no evento o comunicam e se referem a lotação limitada dos concertos, e também como as pessoas na envolvente local do evento o percecionam. Pretende-se ainda conhecer como os colaboradores da EGEAC também divulgam o evento junto de terceiros e se não esquecem a questão da lotação limitada.

Assim, o objetivo da estratégia é comunicar com clareza, através de content marketing, que os concertos do Natal em Lisboa 2015 são de entrada livre, mas limitada à lotação do espaço.

Para este evento, apresentei, por um lado, uma proposta de estratégia de content marketing à DCI (para os suportes que não ficaram exclusivamente à responsabilidade da coordenadora editorial) e, por outro, pude testemunhar, observar e analisar a própria estratégia do departamento, comparando-a nomeadamente com a utilizada no ano anterior. Tive ainda a possibilidade de ser uma das editoras da página da rede social Facebook do evento Natal em Lisboa e fui responsável por publicações antes, durante e após os concertos que constavam no programa deste evento.

Mas o meu estágio não se limitou ao trabalho em torno do evento Natal em Lisboa 2015. Assim, durante o tempo em que estive na EGEAC, e ainda na área de content marketing, recolhi material (texto e fotografia) das atividades programadas, junto dos responsáveis de comunicação dos vários espaços culturais geridos pela EGEAC; atualizei o site institucional da empresa, no próprio backoffice, com esses e outros conteúdos; colaborei na tradução de conteúdos em inglês para o mesmo website; auxiliei na redação e revisão de conteúdos, quer para programas e brochuras institucionais, quer para micro-sites de eventos organizados pela EGEAC.