• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO V ! METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO

5.2 Descrição do estudo

Realizamos este estudo com uma turma de 20 alunos do Curso Técnico de Audiovisuais (1º ano) da Escola Profissional Amar Terra Verde, com o módulo de Redes e Protocolos da disciplina de Sistema de Informação Multimédia, no início do 3º período.

Neste módulo utilizamos a plataforma LMS Moodle para disponibilizar conteúdos e dar o feedback dos trabalhos práticos realizados. A comunicação também foi estabelecida através do grupo criado no início do ano letivo na rede social Facebook. Esta plataforma permite uma interatividade entre os alunos e os professores. Desta forma um determinado trabalho pode ter uma avaliação transversal e interdisciplinar, na qual os diferentes professores e alunos podem comentar de forma construtiva sob diferentes perspetivas, os trabalhos produzidos. Assim, neste curso, a plataforma Moodle e o Facebook funcionam de forma complementar.

CAPÍTULO V!METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO

82 Tendo por base o referencial da disciplina, já descrito, o módulo 3 ! Redes e Protocolos, durante o qual se desenvolveu esta investigação, tem uma duração de 36 horas que foram ministradas em 24 blocos de 90 minutos. Neste módulo, pretendeu-se que os alunos dominassem conceitos teóricos básicos e essenciais sobre redes e conseguissem entender conceitos inerentes à instalação e configuração de pequenas redes locais, necessitando para tal de compreender o funcionamento dos meios de transmissão, dos dispositivos de conectividade e conceitos relacionados com o endereçamento IP.

Desta forma, as aulas foram planificadas do seguinte modo:

AULA ATIVIDADES RECURSOS

(ANEXOS DIGITAIS)

1

-Apresentação do programa, das

competências a desenvolver e do método de avaliação

- Questionário I

Questionário I

2-7

- Conceitos básicos sobre Redes

- Meios de transmissão e dispositivos de conetividade

- Protocolos de redes

- Conceito básicos sobre modelos de rede ISO

- Modelo OSI vs Modelo TCP/IP -Sistemas de Numeração ! Binário e Decimal

-Apresentação Powerpoint

8 - Ficha de avaliação sumativa 01 Teste 01

8-10

- Criação de uma rede local

- Diferença entre a conexão com Hub e com Swith - Screencast 01 URL: https://youtu.be/oZDpI36wG5c - Screencast 02 URL: https://youtu.be/HwAsAPZvQcM - Fichas de trabalho 01 e 02

11-13 - Configuração de rede Wireless

- Screencast 03

URL: https://youtu.be/7eHNGKCq-T8 - Screencast 04

- Fichas de trabalho 03 e 04

14-16 -Rede Expandida com Switch

-DHCP - Screencast 05 URL: https://youtu.be/Sz_efexzTOk - Screencast 06 URL: https://youtu.be/Pt4I9z22SYo - Fichas de trabalho 05 e 06

17-18 Rede com roteador integrado

Screencast 07

URL: https://youtu.be/g2QJyjo4WT8 - Fichas de trabalho 7

19-21 Interligação de redes com Router

Screencast 08

URL: https://youtu.be/nPyUMNh4uqs - Fichas de trabalho 8

22 Ficha de avaliação sumativa Teste 02

23-24

-- Auto e heteroavaliação

- Análise com os alunos sobre o módulo - Questionário II

Questionário II

Na primeira aula foi apresentado o conteúdo programático do módulo, competências a desenvolver e do método de avaliação. De seguida, os alunos foram convidados a preencher o Questionário I (Anexo III) - com recurso à ferramenta questionários do Google com vista a poder fazer uma caraterização da turma.

As aulas, inicialmente, tiveram uma maior componente expositiva com recurso a apresentações em Powerpoint (Anexo V), em conjunto com a demonstração física dos equipamentos e meios de transmissão abordados, onde foram explicados os conceitos básicos subjacentes às redes informáticas, os equipamento passivos e ativos e os conceitos de Internet Protocol (IP).

Posteriormente, para aplicar os conceitos relacionados com a criação de uma rede, 1$7%,+/57>134&$*&'$+;)7.1(+%,&'$+$1$0&%27>)/134&$*&'$e?T'F$recorremos ao simulador PT. Após a abordagem teórica de cada tema, os alunos tinham que efetuar exercícios práticos, sendo disponibilizado o respetivo screencast como ferramenta de apoio à sua execução.

CAPÍTULO V!METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO

84 Estes exercícios eram submetidos na plataforma Moodle, usada ainda para devolver o feedback aos alunos sobre o trabalho desenvolvido, e esclarecer eventuais dúvidas.

Para complementar o processo de avaliação, foram, ainda efetuadas duas fichas de avaliação sumativa, como forma de aferir e consolidar conhecimentos teóricos.

Finalmente os alunos preencheram o Questionário II (Anexo IV) com o qual se pretendeu aferir a experiência com o uso de simuladores de redes.

Fig. 16 - Simulador de Redes Cisco Packet Tracer

Os alunos foram convidados a elaborar diversos exercícios práticos, que puderam realizar fora do tempo e do espaço escolar. Simultaneamente foram sendo facultados

Sreencasts com a realização dos diferentes exercícios. Estes foram facultados através de

uma pendrive e, em alguns casos, transferidos para os smartphones e tablets dado que 40% dos alunos tinham, em casa, apenas acesso à net em ligação móvel (Tabela 11), com tráfego limitado e com velocidade mais reduzida. Esta opção pelo uso de

smartphones e tablets mostrou-se muito funcional na medida em que os alunos

assistiam ao screencast no dispositivo móvel enquanto executavam as tarefas pedidas ou verificavam se o seu trabalho estava correto. Por outro lado, permitiu-lhe visualizar sempre que necessário os screencasts, independentemente do acesso à Internet. O uso da pendrive trouxe, ainda, outra vantagem para a utilização do PT, dado que existe uma versão Portable, o que possibilitou aos alunos a sua utilização em qualquer computador, em qualquer local, sem a necessidade de efetuar instalação.

Quanto ao processo de avaliação, apresentado aos alunos na primeira sessão do módulo, foi efetuado de forma contínua, recorrendo às fichas de trabalho (Anexo VI) e

as duas fichas de avaliação intermédias que permitiram aferir se os conteúdos e conceitos tinham sido apreendidos, de modo a, eventualmente, ser necessário esclarecer algumas dúvidas. Estas fichas mostraram-se extremamente úteis, porque são conhecimentos estruturantes para a implementação de um Rede Local.

No final do módulo, foi efetuada uma ficha de avaliação sumativa (Anexo VII). Finalmente a entrega e correção da ficha, foi analisado em conjunto com os alunos, o modo como decorreu o módulo, ouvindo as suas críticas e sugestões, a que se seguiu a auto e heterovaliação e preenchimento do Questionário II (Anexo IV)5.

Documentos relacionados