• Nenhum resultado encontrado

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.1 DESCRIÇÃO DO SISTEMA ATUAL DE COLETA E DISPOSIÇÃO FINAL

O serviço de limpeza pública do município de Campo Mourão atualmente é terceirizado e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) é a responsável pelo acompanhamento e verificação dos serviços prestados pela empresa privada.

A empresa possui sede na zona central do município, com área equivalente a 3.020 m² e uma estrutura funcional interna de nove funcionários sendo: um engenheiro civil, um assistente administrativo, um almoxarife, um técnico ambiental, um encarregado de serviços, dois vigias e dois lavadores. Como infraestrutura externa a empresa possui também lavadores, oficina mecânica, borracharia localizados junto à sede administrativa.

Para a limpeza das vias públicas a empresa conta com oitenta e cinco funcionários, sendo dez para atividades de roçada e capina e sessenta e cinco para varrição das vias. Quanto à infraestrutura que envolve os trabalhos concernentes à gestão de resíduos sólidos, o quadro de funcionários conta com vinte e oito para coleta domiciliar e comercial e oito para coleta seletiva.

A empresa dispõe diariamente de cinco caminhões coletores com capacidade de 18 m³, sendo que às segundas-feiras são realizadas quatro viagens noturnas e seis diurnas e nos demais dias da semana são realizadas duas viagens noturnas e cinco diurnas. A frequência de coleta é diferenciada, conforme apresentado na Tabela 01.

A descarga dos resíduos no aterro municipal, proveniente dos bairros é realizada de segunda a sábado em dois horários: as 12h00min e as 16h:00min. Já a descarga dos resíduos coletados na região central é feita em dois horários na segunda-feira: as 23h00min e as 03h30min devido ao acúmulo de resíduos durante o fim de semana, e de terça a sábado é feita as 00:h30min.

Tabela 1 - Distribuição dos horários referentes a coleta convencional de resíduos sólidos em Campo Mourão

Setor Dia da semana

Início da

coleta Bairros atendidos

Noturno

Segunda 23h00min

3h30min Centro, São Pedro, Curitiba, São Sebastião, Santa Nilce I, Urupês, Zoraide, São João, Paraíso do Campo, Joana D’Arc, Aurora, Ana Elisa, Constantino e Antônio Toledo

Silveira. Terça a sábado 00h30min Quarta e sexta 14h30min Diurno Terça 12h00min 16h00min

Conrado, Isabel, Três Marias, Trombini, Maria Clara, Ilha Bela, Brasília, Corinthians, Nossa Senhora Aparecida,

Albuquerque, San Marino, Kimberlim, Village das Hortênsias, Cidade Nova, Santa Nilce II, Verdes Campos, Alvorada, Bandeirantes, Piacentini, Cidade Alta, Antilhas, Primavera, Modelo, Santa Cruz, Batel, Mario Figueiredo, Esperança, José Rixa, Parigot de Souza, Paulista, Aeroporto, Flor do Campo, Condor, Vila

Nova, Montes Claros, Diamante Azul, Tropical I e II, Avelino Piacentini, América e Silvana. Quinta e

sábado 14h30min

Setor Alternado

Sexta 14h30min Distrito de Piquirivaí

Segunda 12h00min

16h00min Usina Mourão e Parque Lago Azul

São coletados aproximadamente 2338,6 ton/dia de resíduos sólidos e o sistema utilizado para disposição final provenientes da coleta convencional é o aterro. O Aterro Sanitário Municipal de Campo Mourão (Figura 9) foi criado em 2001, teve sua operação iniciada em 2002 possui área total de 251.401,44 m2 e está localizado a noroeste do município, na zona rural, no lote A-1, subdivisão da Fazenda Indaiá, distante 12 km do centro do município (Figura 10).

Figura 9 – Vista do Aterro Sanitário Municipal de Campo Mourão.

Figura 10 – Croqui de localização do Aterro Sanitário Municipal de Campo Mourão. Fonte: LIMA, 2008.

O aterro sanitário municipal foi projetado inicialmente para receber três células com previsão total de vinte e um anos e sete meses de vida útil. A capacidade da primeira e segunda célula foi esgotada aproximadamente em dois anos e dois meses de uso em cada célula. A terceira célula começou a operar em setembro de 2006 e sua capacidade foi esgotada no ano de 2012, qua quarta célula foi implantada e tem previsão de vida útil de dois anos.

A etapa seguinte a coleta consiste na descarga dos resíduos nas células, após os caminhões coletores serem pesados em uma balança localizada na entrada do aterro, de modo a quantificar a quantidade de resíduo que entra. Nas células, os resíduos são cobertos diariamente com terra e compactados por meio de trator de esteira.

Com a degradação dos resíduos, há geração de chorume, que é drenados nas células e carreados para os sistemas de coleta dos líquidos percolados e encaminhados para o sistema de tratamento de efluentes, composto de uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa, uma lagoa de polimento e o sistema de infiltração do efluente tratado no solo.

Além da produção do chorume, há a formação de gases e para a coleta destes há um dreno de gás, uma construção cilíndrica em concreto, feita em pontos estratégicos do aterro para dissipar estes na atmosfera.

A coleta seletiva realizada no município abrange todos os bairros e é realizada duas vezes por semana, conforme a programação apresentada na Tabela 2. São coletados aproximadamente 2,5 ton/dia, os quais são destinados a duas associações de catadores de materiais recicláveis locais que fazem o processo de triagem e venda desses materiais

A geração per capita de resíduos potencialmente recicláveis coletados (30g/hab/dia) encontra-se abaixo dos valores encontrados para a cidade de Londrina, com aproximadamente 80 g/hab/dia e Curitiba, com cerca de 50 g/hab/dia, de acordo com a Pesquisa Ciclosoft de 2012 (CEMPRE, 2012).

O sistema de destinação adotado no município segue o modelo utilizado por 69,7% dos estados da região Sul do país e 69,1% dos municípios do estado do Paraná (ABRELPE, 2011).

Tabela 2 - Quadro de distribuição dos horários* referentes a coleta seletiva. Setor Dia da

semana Horário Bairros atendidos

1 Quarta sábado

A partir das 08h00min

Centro, São Pedro, Curitiba, São Sebastião, Santa Nilce I, Urupês, Zoraide, São João, Paraíso do Campo, Joana D’Arc, Aurora, Ana Elisa, Constantino e Antônio Toledo

Silveira, Distrito de Piquirivaí e Vila Guarujá.

2 Segunda e sexta

Conrado, Isabel, Três Marias, Trombini, Maria Clara, Ilha Bela, Brasília, Corinthians, Nossa Senhora Aparecida,

Albuquerque, San Marino, Kimberlim, Village das Hortênsias, Cidade Nova, Santa Nilce II, Verdes Campos,

Alvorada, Bandeirantes, Piacentini, Cidade Alta, Antilhas, Primavera, Modelo, Santa Cruz, Batel, Mario Figueiredo,

Esperança, José Richa, Parigot de Souza, Paulista, Aeroporto, Flor do Campo, Condor, Vila Nova, Montes Claros, Diamante Azul, Tropical I e II, Avelino Piacentini,

América e Silvana.

3 Terça e quinta

Laura, Flórida, Country Clube Vila Teixeira, Lourdes, Shangrilá, Flora I e II, Gutierrez, Vitória Régia, Residencial do Lago, Araucária, Casali, Botânico, Marino Emer, Maia I e II, Capricórnio, Copacabana, Orly, Vila Rio Grande, Tomasi,

Lopes, Voidelo, Ione, Alcântara, Horizone, J. Kennedy, Cidade Verde, Vitória, Lar Paraná, Vila Cândida, Indianápolis, Pio XII, Cj. Milton Luiz Pereira, Tancredo Neves, Mendes, Parque Verde, Acácias, Maria Barleta, Ipê, Damasco, Fernando, Paulino, São Luiz e Parque Industrial. *Coleta com início a partir das 8h00min

5.2 CARACTERIZAÇAO QUANTITATIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Documentos relacionados