• Nenhum resultado encontrado

A descrição das categorias de análise deste estudo se deu em razão dos objetivos que foram propostos inicialmente. Sendo assim, foram eleitas como categorias de análise: as mudanças ocorridas na política de atendimento à criança e ao adolescente; a estruturação do CMDCA e os efeitos de suas deliberações no âmbito das políticas públicas municipais; a

configuração estrutural do CT e suas percepções em face das políticas públicas infanto- juvenis no município; o delineamento dos programas existentes, no município de Viçosa, voltados ao segmento infanto-juvenil; as demandas da população infanto-juvenil e de suas famílias; e as percepções das famílias sobre o CT e as políticas públicas locais.

3.4.1 Mudanças na Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente

Baseando-se em uma análise documental, principalmente da legislação denominada Estatuto da Criança e do Adolescente, e outras, tais como a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, a Constituição Federal e o Código de Menores, buscou-se examinar as principais mudanças ocorridas no cenário jurídico e sociocultural, considerando a nova política de atendimento à criança e ao adolescente.

3.4.2 Estruturação do CMDCA e os Efeitos de suas Deliberações diante das Políticas Públicas Municipais

Para se traçar um perfil do CMDCA foi preciso partir de um diagnóstico feito sobre quem são os conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente da cidade de Viçosa - MG, a fim de se conhecer os atores envolvidos no processo de tomada de decisão das políticas públicas infanto-juvenis. Por isso, foram questionados quanto à idade, ao sexo, ao nível de escolaridade, ao tempo de participação no conselho, à capacitação e à representação governamental ou não-governamental.

Além de se pesquisar a respeito do funcionamento do próprio órgão em questão, como no caso de se saber sobre a quantidade de conselheiros que o compõem, periodicidade das reuniões, frequências, pautas e deliberações.

3.4.3 Configuração Estrutural do Conselho Tutelar e suas Percepções em face das Políticas Públicas Infanto-Juvenis no Município

No âmbito do CT, a fim de se compreender sua configuração, foram levadas em conta as seguintes categorias concernentes ao perfil de conselheira: sexo, idade, nível de escolaridade. Para análise de suas atribuições, competências e habilidades, buscou-se identificar o nível de capacitação, experiência, conhecimento a respeito do ECA e de seu papel e compreensão a respeito das políticas públicas infanto-juvenis e das demandas das famílias no município.

Não obstante, foram também observadas as condições estruturais do próprio CT, tais como: seu local de atendimento, se possuía uma linha de telefone, celulares, disponibilidade de transporte para as conselheiras, existência de veículo próprio ou não, motorista, recursos materiais de trabalho, como por exemplo, computadores, internet, impressora, tinta, papel, caneta, lápis, borracha e mobiliário em geral.

3.4.4 Efetividade das Políticas Locais de Atendimento à Infância e Juventude

A fim de se avaliar o comprometimento, no município, com as demandas do público infanto-juvenil e de suas famílias foram investigados os programas existentes, as demandas desse segmento e de suas famílias, bem como as percepções que as próprias famílias têm da política atendimento local.

3.4.4.1 Delineamento dos Programas Existentes, no Município de Viçosa, Voltados ao Segmento Infanto-Juvenil

Quanto aos programas infanto-juvenis do município esses foram estudados sob duas perspectivas: quantidade de programas existentes no âmbito municipal que visam atender esse público e que estão cadastrados junto ao CMDCA e a situação em que se encontram.

3.4.4.2 Demandas da população infanto-juvenil e de suas famílias em Viçosa – MG

Procurou-se identificar através dos atendimentos realizados pelo CT e, pela percepção das conselheiras tutelares, as principais carências que atingem as crianças/adolescentes e suas famílias no município de Viçosa – MG.

A percepção e a conscientização dessas demandas é muito importante para a criação e implementação de políticas públicas adequadas. É a partir do diagnóstico feito pelo CT que podem ser articuladas ações e interesses voltados para os problemas mais frequentes que o município enfrenta. Assim, foram analisadas a quantidade de ocorrências atendidas pelo CT, por cada trimestre no ano de 2010, além dos tipos de ocorrências mais frequentes.

3.4.4.3 Percepções das Famílias sobre o CT e as Políticas Públicas Locais

A percepção das famílias a respeito do atendimento que lhe foi prestado é importante para se avaliar a efetividade das políticas públicas locais, em face das demandas existentes. Assim sendo, foram entrevistadas onze famílias, levando-se em conta o motivo pelo qual se encaminharam até o Conselho Tutelar; o tipo de ocorrência que estiveram envolvidas; a qualidade e a importância do atendimento feito pelo CT, na percepção delas; e, ainda, quais seriam as suas sugestões quanto a uma possível mudança visando a uma melhoria do atendimento.

3.5 Procedimentos de análise dos dados

Para a compreensão dos dados de natureza qualitativa foi feita uma análise de descritiva do conteúdo dos depoimentos dos atores sociais envolvidos com o tema em questão, tendo sido a realização da mesma da seguinte forma: as entrevistas, em geral, foram feitas nas residências dos entrevistados, por meio de um roteiro de perguntas previamente elaborado de acordo com o objeto da pesquisa. As perguntas foram feitas pela entrevistadora em voz alta e as respostas foram todas anotadas por ela mesma, sendo que, ao final, tudo foi lido e confirmado pelos entrevistados. Algumas entrevistas, além de anotadas, foram também gravadas quando os entrevistados permitiam a gravação.

Depois de realizadas, as entrevistas foram relidas pela entrevistadora e cada uma das respostas colhidas agrupadas por assuntos, o que permitiu uma melhor interpretação dos relatos e a possibilidade de comparação entre a proposta legal e a verificada na prática.

Em relação aos dados quantitativos, estes foram analisados por meio de análise estatística descritiva, tendo sido privilegiadas as frequências e médias com que as ocorrências atendidas pelo CT se repetiram ao longo do período de estudo, que teve por base o ano de 2010.