• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – METODOLOGIA

6- Descrição do estudo

O presente estudo foi realizado em contexto de sala de aula e dentro do horário letivo, ou seja, das 9h:00 às 15h:30 e, desta forma, houve a preocupação de ajustar a calendarização das atividades ao funcionamento da turma.

Seguidamente, descrevem-se as diversas atividades pertencentes às histórias exploradas.

6.1– Atividades da história “ Os Ovos Misteriosos”

A obra “Os Ovos Misteriosos” é da autoria de Luísa Ducla Soares e consta do Plano Nacional de Leitura. É objetivo da aula explorar a história de forma a

47

desenvolver nos alunos os conceitos dos valores de respeito, amizade e diferença. As atividades desenvolvidas, com esta história prendem-se com as áreas do Português, Estudo do Meio, Matemática e Expressão Plástica e Dramática.

Iniciaram-se as atividades com base num plano de aula, (cf. Anexo 6) que, depois de elaborado, foi submetido à apreciação dos orientadores e de um especialista na área da Didática do Português. Após as observações feitas, reformularam-se algumas questões funcionando, assim, como um pré-teste. Neste plano constam as metas de aprendizagem para o Português e os objetivos referidos no Programa do 3º ano de escolaridade para as outras áreas curriculares.

Deste modo, foi elaborado um guião de leitura, com base nas orientações de Sim-Sim (2007), para a aplicação na área do Português, e uma ficha de trabalho para cada uma das áreas de Estudo do Meio e de Matemática. Na área da Expressão Plástica e Dramática, foram executados os adereços para dramatizar a história em estudo.

As atividades desenvolveram-se durante uma semana, de acordo com o tempo previsto no Plano. Assim, para a área do Português foi feita a apresentação do livro, explorando a capa (pelas suas cores, dureza, imagens), a contracapa, a autora, ilustradora e editora. Foram colocadas algumas questões, de que são exemplos: Lemos para quê? O que chama a atenção, quando compramos um livro? A capa está estragada? Estas questões inserem-se nas atividades de pré-leitura.

Ao nível da Leitura, a apresentação da história foi feita em PowerPoint no quadro interativo, seguida da leitura em voz alta pela professora e pelos alunos. De referir que, ao longo da leitura, eram colocadas questões inferenciais, no sentido de antecipar o conhecimento da história.

No final, aplicou-se um guião de leitura (cf. Anexo 7), inserido nas atividades de pós-leitura de forma a inferir o conhecimento da mensagem da história e, ainda, pelo lançamento de um desafio: “ Numa breve composição, diz o que pensas da atitude da galinha em aceitar todos os seus filhos, apesar de serem diferentes.”

Articulando com a área do Português, e com base no programa de Estudo do Meio, realizou-se uma ficha de trabalho onde se construiu uma tabela com informação relativa às diferenças dos animais presentes na história (galinha, pinto, serpente, avestruz, papagaio…), segundo as suas caraterísticas: como nasce, onde vive, como tem o corpo, de que se alimenta… (cf. Anexo 8).

48

Na área da Matemática, aplicou-se uma ficha de trabalho (Anexo 9), na qual se resolveram problemas de aplicação das operações: adição, subtração, multiplicação e divisão, mas pondo em prática os conceitos de amizade, respeito e diferença.

Na área da Expressão Plástica/dramática os alunos criaram os adereços para dramatizarem a história (cf. Anexo 10).

Na aplicação das atividades, da referida história, os alunos revelaram-se interessados no desenrolar da história e na mensagem que ela transmite. Surgiram algumas dificuldades ao nível do vocabulário utilizado no guião que foi tido em conta na elaboração dos guiões aplicados posteriormente.

6.2- Atividades da história “A Menina Gigante”

A história “A Menina Gigante” também consta do Plano Nacional de Leitura e é da autoria de Manuel Jorge Marmelo e Maria Miguel Marmelo. Com ela desenvolvem- se os conceitos de diferença, amizade e respeito. Foi elaborado um plano de aula, atendendo à interdisciplinaridade, e com base nas Metas curriculares para o Português e no programa de Matemática, Estudo do Meio e Expressão Plástica ao nível do 3º ano de escolaridade (cf. Anexo 10).

Ao nível do Português, e seguindo o horário, explorou-se a história atendendo às três etapas da leitura: Pré-leitura - a exploração da capa, da contracapa, dos autores, da ilustradora e da editora, a que se seguiu um momento de recolha da opinião de cada aluno sobre a ilustração, animada com uma discussão na turma sobre o tema da história; Leitura – apresentação da história em PowerPoint, no quadro interativo, leitura da história em voz alta realizada pela professora, comentários acerca da história concluindo com a Leitura da história feita pelos alunos.

Pós-leitura – Aplicação do guião de leitura com base nas orientações do PNEP e Sim-Sim (2007), de forma a inferir o grau de conhecimento que os alunos obtiveram da mensagem da história e com o qual (conhecimento) desenvolveram atividades ao nível das áreas de Estudo do Meio, Matemática e Expressão Plástica, que permitiram aferir o conceito que têm sobre os valores em estudo: amizade, respeito e diferença. Finalmente, procedeu-se ao lançamento de um desafio: “Se tivesses uma menina como esta na tua escola, como agirias com ela?” (cf. Anexo 12).

Na área do Estudo do Meio, realizaram uma ficha de identificação dos estados psíquicos e respetivas reações (alegria/riso, tristeza/choro, medo/tensão) e de

49

reconhecimento de alguns sentimentos (amor, amizade…) e suas manifestações (carinho, ternura, zanga…) (cf. Anexo 13).

Na área da Matemática, o objetivo era fazer as medições dos alunos da turma, com ajuda da professora, e comparar os resultados através da elaboração de um gráfico de barras. (cf. Anexo 14).

Na área da Expressão Plástica, os alunos construíram individualmente, e com diferentes materiais (bolas, lãs, fitas…), uma Menina Gigante (cf. Anexo 15). Esta atividade revelou grande entusiasmo e motivação nas crianças. Contudo criou algum stress nos alunos na atividade de Expressão Plástica, pois não foi muito fácil para eles trabalhar com a cola e as lãs.

Sentimos uma melhoria ao nível da participação dos alunos nas atividades, em relação à primeira história.

6.3- Atividades da história “A Aventura do Elefante Azul”

Tal como as histórias anteriores, a história “A Aventura do Elefante Azul” também pertence ao Plano Nacional de Leitura e explora os valores pretendidos de amizade, respeito e diferença. A sua autora é Maria Rius e a tradução é de Cristina Soeiro.

Também, para a exploração desta história, foi elaborado um plano de aula (cf. Anexo 16), no qual foi tido em conta as observações feitas pelos orientadores e especialista na área, por isso, mais completo e melhorado em relação às histórias anteriores, sobretudo ao nível do conteúdo, vocabulário mais simples e estética. A sua aplicação foi possível após a validação dos orientadores e do especialista na área da Didática do Português. A exploração ao nível do Português seguiu as etapas da pré- leitura, leitura e pós-leitura, dando-se ênfase a questões como: a importância do ato de leitura, a exploração da capa ao nível da dureza, cores, imagens e seu autor, se a capa está ou não estragada, entre outras.

Foi explorado o tema, o assunto, o problema e a possível solução para o mesmo. Explorou-se o que pensavam os alunos sobre a atitude das crianças e qual era a moral da história. Por fim, aplicou-se o guião de leitura (cf. Anexo 17).

Ao nível da área do Estudo do Meio, aplicou-se uma ficha de trabalho de forma a reconhecerem as diferentes caraterísticas dos animais (neste caso específico o elefante). A professora ajudou os alunos a fazer pesquisas na internet sobre o elefante e com a informação obtida os alunos preencheram o “Bilhete de Identidade” deste

50

animal, registando o nome, tamanho, peso, cor, revestimento do corpo, habitat. Na mesma ficha, inferiu-se a conduta de cada aluno perante a diferença, através de alguns desafios lançados (cf. Anexo 18).

Na área da Matemática, os alunos resolveram uma ficha de trabalho com a resolução de situações problemáticas a partir de situações reais da história estudada, abrangendo os valores em estudo: amizade, respeito e diferença (cf. Anexo 19).

Finalmente, ao nível da Expressão Plástica, foi elaborado um poster (cf. Anexo 20) em tamanho A4, com mensagens apelando à aceitação da diferença, respeito e amizade, sendo pintados elefantes com momentos da história “A aventura do Elefante Azul”.

Com esta última atividade, verificou-se o enriquecimento do vocabulário, descoberto nas atividades das histórias anteriores, e um maior à vontade a nível da participação oral e escrita.

A exploração desta última história foi muito enriquecedora, pois o foco de trabalho era parecido com as anteriores, ou seja, a exploração dos valores da amizade, do respeito e a aceitação da diferença.

Depois de terminada a exploração das três histórias, foi realizada a segunda entrevista, já mencionada na secção 5, que serviu para comparar a perceção dos alunos sobre o que é a amizade, o respeito e a diferença.

51

Documentos relacionados