• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA

No documento Beef Shopping Bertin Lins/SP (páginas 37-47)

CAPÍTULO II - A EMPRESA BEEF SHOPPING BERTIN

2 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA

2.1 A história do grupo Bertin

De uma única unidade na década de 70 a um gigante industrial, o movimento expansionista do Grupo Bertin revela o perfil de uma corporação que nasceu genuinamente brasileira, determinada a investir em marcas fortes, a conquistar mercados e a enxergar adiante do seu tempo. Tudo isso com a certeza de poder contribuir com o desenvolvimento econômico e social e fomentar o intercâmbio entre nações, unindo bandeiras, comércios, culturas e povos.

O Grupo Bertin é uma holding de capital 100% nacional, que atua nos segmentos de agroindústria e infraestrutura. Sediada em Lins, no interior do estado de São Paulo, a empresa possui várias unidades produtivas distribuídas pelo país, formando um conglomerado industrial que atende o mercado interno e mais de 80 países nos cinco continentes.

No segmento de agroindústria, o Grupo Bertin segue a estratégia da verticalização e aposta no aproveitamento total da cadeia produtiva bovina, com foco em nove divisões de negócios.

A Bertin Agropecuária investe na criação de gado de corte e em pesquisas para melhoramento genético das linhagens, sendo reconhecida mundialmente pelos resultados obtidos. Criados a pastos, os bovinos são rastreados desde a sua origem, o que garante um rígido controle sanitário. Profissionais especializados são responsáveis por conferir homogeneidade, segurança, bem-estar e qualidade em todos os procedimentos adotados. Na entressafra, o gado é mantido em confinamentos, com uma alimentação natural à base de volumosos e silagens.

O Grupo atua no atacado, no varejo e em múltiplos canais de venda, sendo que ainda mantém uma rede de lojas próprias, entre elas o Beef Shopping Bertin que, com foco no atendimento, comercializa carne bovina e outros produtos de parceiros.

Após a prévia aprovação da incorporação das ações de emissão da Bertin pela Companhia JBS, Joesley Batista Silva, em assembléia geral, realizada em dezembro de 2009, ocorreu a incorporação da Bertin pela Companhia. Isso representa um importante passo para a efetivação da integração das operações das duas empresas, conforme fatos relevantes divulgados a partir de setembro de 2009.

Como resultado da reorganização societária que precedeu a incorporação da Bertin pela companhia, o controle da JBS permanece exercido pela família Batista, que é titular de 60% ações do capital da companhia.

Todas essas operações estão inseridas dentro da estratégia de diversificação e expansão da JBS, visando à formação de uma empresa líder mundial no setor de proteína animal e à reafirmação da posição do Brasil em um mercado altamente competitivo e globalizado.

Fonte: BERTIN. Revista Mundo Bertin, 2007, p.03

2.2 A empresa Beef Shopping Bertin

No ano de 1995, a empresa passou a investir no ramo de comercialização, inaugurando a primeira loja do grupo com autoatendimento na cidade de Lins/SP, o Beef Shopping Bertin. A loja foi a primeira no país a introduzir o conceito de boutique de carnes, por estar bem localizada, ter espaço adequado, possuir atendimento personalizado e produtos com padrão de exportação.

Estreitando o relacionamento entre consumidor e empresa, trabalhando a matéria prima, e focando em cortes com marca própria comercializados em suas lojas, o Beef Shopping Bertin vem buscando atender cada vez mais as necessidades do consumidor final e do mercado em geral.

A empresa trabalha com uma gama de estratégias de marketing com o intuito de divulgar a marca e atrair novos clientes. Seu referencial para esse feito é a apresentação do mascote Filé, um boi com características de açougueiro que está presente em outdoors, banners, panfletos e em seus próprios produtos. A partir de agosto de 2010, através de uma pesquisa de mercado realizada pelo departamento de marketing do grupo, foi definido que o mascote Filé estava passando uma imagem infantil para seus consumidores, por isso optou-se por apresentar como novo mascote o Cheff, com aparência de um legítimo chefe de cozinha, apresentado em todas as linhas de produtos do Beef Shopping. Vale citar que a empresa também utiliza como estratégia de divulgação, a realização de eventos, brindes, sorteios, cursos de culinária e churrasco, e diversas promoções tendo como foco datas comemorativas.

FILÉ

CHEFF

Fonte: Elaborada pelos autores

Fonte: Elaborado pelos autores

Figura 8: Foto da empresa Beef Shopping Bertin

2.3 Missão

O Grupo Bertin considera a qualidade como fator de sucesso, comprometendo-se em manter o sistema de gestão de qualidade, visando a uma posição de liderança nos mercados em que atua, conduzindo suas atividades de tal forma a atender ou superar as expectativas de seus clientes. Investindo continuamente no desenvolvimento de seus colaboradores, incorporando novas tecnologias, buscando a melhoria contínua de seus processos através de práticas seguras, proporcionando retorno compatível ao capital investido e preservando o meio ambiente.

O Beef Shopping Bertin tem como missão, comercializar produtos e derivados de proteína animal produzidos em suas unidades e mercadorias de terceiros, buscando melhor relação custo/benefício do mercado nacional, firmando também o compromisso com a satisfação do cliente em aderir seus serviços prestados, prevalecendo sempre a marca do grupo.

2.5 Ramo de atuação

Seu objetivo é atuar como uma casa de carnes e derivados que atenda as necessidades de diversas classes sociais, trabalhando com responsabilidade, oferecendo produtos com qualidade e preços acessíveis.

2.6 Localização e infraestrutura

O Beef Shopping está localizado na via de acesso Lins/Getulina, Parque Industrial, s/nº, CEP 16404-110, Lins/SP, sendo que atualmente a empresa está presente no atacado, no varejo e em múltiplos canais de vendas, com mais duas lojas situadas nas cidades de Alphaville e Ribeirão Preto/SP.

No ano de 2007, foi realizada uma reforma no prédio e também ampliação do estacionamento, trazendo mais conforto e comodidade para os clientes.

2.7 Produtos

Com a proposta de oferecer produtos com padrão de exportação, o Beef Shopping Bertin oferece aos clientes um mix com alta qualidade, contando com mais de trezentos itens de origem animal. Além de carnes bovinas, é possível

encontrar cortes de aves, peixes, ovinos, suínos, frutos do mar, bebidas, condimentos, produtos lácteos e uma linha completa de acessórios para churrasco. A intenção de toda essa diversidade é facilitar a procura do cliente, não necessitando seu deslocamento para outros estabelecimentos.

2.7.1 Carnes

As carnes bovinas de qualidade Bertin são produzidas em unidades próprias do grupo, oferecendo cortes resfriados de primeira linha. Além dos produtos de origem bovina, a empresa oferece aos clientes também uma ampla variedade de carnes de aves, ovinos, suínos, peixes e frutos do mar.

2.7.2 Bebidas

O Beef Shopping Bertin possui uma adega e vários tipos de bebidas dispostas em geladeiras personalizadas por toda loja.

2.7.3 Artigos para churrasco

A empresa também oferece uma variedade completa de artigos para churrasco com a marca Beef Shopping Bertin, como: tábuas, facas, garfos, copos e taças, para que seus clientes possam contar com um churrasco completo.

O consumidor pode contar com uma diversificada quantidade de produtos lácteos na loja como: massas, queijos, iogurtes e sorvetes, aumentando ainda mais sua satisfação.

Fonte: Elaborado pelos autores

Figura 9: Foto dos produtos

2.8 Clientes e fornecedores

A loja é destinada ao consumidor final que compra geralmente em menor quantidade. No caso de churrascarias, restaurantes e hotéis, que caracterizam vendas por atacado e de carne resfriada, existem representantes comerciais para efetuarem as vendas, contudo, nada impede que este tipo de cliente adquira produtos na própria loja, com negociações específicas.

O Beef Shopping tem como seus principais clientes, pessoas físicas que buscam conforto e segurança nas suas compras, oferecendo produtos de primeira linha, classe no corte e comodidade.

A empresa oferece desconto de 5% para funcionários do grupo nas compras à vista, tendo a opção por diversos pagamentos, cartões de débito e créditos, cheques e vales emitidos para colaboradores.

Entre os principais fornecedores estão as filiais do próprio grupo que comercializam suas principais mercadorias. As massas e lácteos são fornecidas pelo grupo Vigor, e as bebidas são adquiridas por representantes das principais marcas do país.

2.9 Equipe gerencial

Formada com o intuito de tomar decisões, a equipe gerencial mantém o seu foco na análise do processo de toda empresa, nas estratégias, análise de mercado, buscando soluções de problemas internos e externos, de modo que centraliza em si as decisões do grupo, tendo que apresentar os resultados e metas através de suas ações, ou seja, feedback.

A equipe gerencial do Beef Shopping é constituída por:

a) gerente geral: atua como responsável geral de todas as unidades de Beef Shopping do grupo, tendo autonomia nas decisões de compras e movimentações internas;

b) controller geral: demonstra controle de pacotes de metas e resultados para acionistas, bem como auxilia nas tomadas de decisões do setor corporativo em relação as lojas;

c) gerente comercial: responsável pelo setor de vendas e relação com clientes da unidade de Lins/SP;

d) contador: responsável pela contabilidade gerencial, direciona os setores de custos, financeiro e fiscal das unidades.

Com base nessas quatro funções unidas, é possível mensurar o valor das informações adquiridas para que se obtenha melhor qualidade nos resultados.

Na extrema competitividade atual, as decisões tomadas do processo de gestão irão determinar a forma como os recursos serão utilizados e, portanto, em que nível os objetivos da empresa serão efetivamente alcançados.

Ressalta-se que, a partir da incorporação do grupo Bertin pela JBS, a função de responsável pela contabilidade gerencial passou a ser designada a Wanderley Higino da Silva.

2.10 Departamentalização

A unidade Beef Shopping Bertin Lins, hoje possui um grupo de colaboradores de aproximadamente dezoito pessoas, divididos em quatro setores:

a) estocagem: setor que trabalha diretamente com os estoques de mercadorias, onde se faz a armazenagem do produto ao chegar à unidade;

b) vendas: este setor está direcionado ao auxílio e conforto dos clientes do grupo;

c) administrativo: responsável pelos movimentos burocráticos da unidade. Nesse setor, encontram-se as tomadas de decisão em relação ao mercado e às necessidades internas do grupo;

d) corporativo: setor direcionado às tomadas de decisões internas do grupo, focando-se no movimento entre todas as lojas do Bertin. A empresa é cadastrada no fisco como uma filial fictícia, ou seja, corporativa ao frigorífico de Lins/SP, em que as vendas e as compras são controladas pela própria unidade na responsabilidade do gerente da loja.

Essas informações são enviadas aos setores financeiro e fiscal onde são processadas e analisadas, transmitidas para a contabilidade que realizará o fechamento do balanço e resultado do mês. O controller utiliza dessas informações para fazer uma analogia de suas metas com o resultado obtido pela empresa. Vale citar, que os setores descritos acima têm como seus responsáveis gerais os gerentes corporativos da unidade.

2.11 Estrutura organizacional

O Organograma da empresa está estruturado de forma simples, apresentando as principais hierarquias dos departamentos.

Ele é encabeçado por um gerente geral corporativo das lojas, seguido pelo gerente de marketing, gerente da unidade e o controller. Abaixo os supervisores, auxiliares e vendedores.

Segue a estrutura da atual conjuntura da empresa Beef Shopping Bertin.

Fonte: Elaborado pelos autores

No documento Beef Shopping Bertin Lins/SP (páginas 37-47)

Documentos relacionados