• Nenhum resultado encontrado

Hipótese 17: Verificam-se diferenças significativas dos estudantes finalistas em

2.7. Descrição do instrumento

2.7.1. Questionário de Satisfação e Expetativas dos Alunos da UPT

A metodologia aplicada neste projeto consiste na aplicação de um questionário de forma a responder aos objetivos do presente estudo. Neste sentido, para a recolha de dados, utilizou-se o Questionário de Satisfação e Expetativas dos Alunos da UPT (adaptado do Questionário do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES, do ano de 2009). Este questionário tem como objetivo principal obter informações sobre o grau de satisfação e as expetativas dos estudantes em relação aos serviços oferecidos pela UPT. Os participantes que fizeram parte deste estudo foram os estudantes do 1º ano e do 3º ano (com exceção do 4º ano do curso de Direito) de vários cursos da UPT.

O questionário encontra-se disponível em duas versões, uma versão é destinada aos estudantes caloiros que ingressaram na instituição e a outra versão é destinada aos estudantes finalistas. A versão destinada aos estudantes caloiros é constituída por 21 itens, distribuídos por subescalas relacionadas com as informações pessoais (itens 1 a 9), o grau de importância com os aspetos relacionados com a instituição (itens 10 a 14), o grau de satisfação com os aspetos relacionados com a instituição (itens 15 a 18), o financiamento da educação (item 19) e as perceções globais acerca da instituição (itens 20 e 21).

Relativamente à versão destinada aos estudantes finalistas, é constituída por 23 itens distribuídos por subescalas relacionadas com as informações pessoais (itens 1 a 9), o grau de importância com os aspetos relacionados com a instituição (itens 10 a 14), o grau de satisfação com os aspetos relacionados com a instituição (itens 15 a 18), o financiamento da educação (item 19), as perceções globais acerca da instituição (itens 20 e 21) e os programas de mentorado (itens 22 e 23).

As questões que compõem o questionário são de escolha múltipla nos itens (1 ao 9), questões de resposta em escala de Likert (1-nada importante/satisfeito a 10- totalmente importante/satisfeito) ou (1-muito baixa a 10-muito elevada), nos itens (10 ao 20) e questões com duas hipóteses de escolha (Sim/Não), nos itens (21 ao 23).

A avaliação foi realizada no momento do ingresso na universidade e à saída, sendo que, a entrada foi relativa às experiências vivenciadas na fase de adaptação e a saída relativa à concretização de todas as expetativas e da satisfação no decorrer do percurso académico. Nas tabelas seguintes, encontram-se os coeficientes de Alpha de Cronbach, de forma a verificar a consistência interna do instrumento de acordo com algumas das subescalas do questionário.

Tabela 4

Coeficiente de consistência interna nas dimensões do grau de importância com a instituição

Nº de itens Alpha de Cronbach

Entrada para o ensino superior 10 0,642

Importância dos aspetos académicos 9 0,869

Importância do apoio académico 6 0,841

Importância (desenvolvimento pessoal) 7 0,925

Importância (processos e serviços) 21 0,957

Na tabela 4, são apresentados os valores do Alpha de Cronbach relativamente a cada subescala da dimensão relativa ao grau de importância com a instituição. Os valores do Alpha de Cronbach para cada subescala do questionário apresentam uma boa consistência interna.

Tabela 5

Coeficiente de consistência interna nas dimensões do grau de satisfação com a instituição

Nº de itens Alpha de Cronbach

Satisfação com os aspetos académicos 9 0,888

Satisfação com o apoio académico 6 0,872

Satisfação (desenvolvimento social) 7 0,945

Na tabela 5, são apresentados os valores do Alpha de Cronbach relativamente a cada subescala da dimensão grau de satisfação com a instituição. Todos os valores apresentam uma boa consistência interna, pois são todos superiores a 0,5.

Tabela 6

Coeficiente de consistência interna na dimensão dos recursos e perceções globais acerca da instituição

Nº de itens Alpha de Cronbach

Recursos financeiros 6 0,257

Perceções globais (20)* 4 0,784

Perceções globais (21 a 23)* 8 0,255

* (20) questão 20

* (21 a 23) questões 21 à 23

Na tabela 6, são apresentados os valores do Alpha de Cronbach relativamente a cada subescala das dimensões dos recursos financeiros e nas perceções globais. Pode-se verificar que as subescalas dos recursos financeiros e das perceções globais (21 a 23) apresentam valores de Alpha de Cronbach inferiores a 0,5, sendo estes de 0,257 e 0,255, o que indica uma baixa consistência interna nestas duas dimensões.

2.8. Procedimentos

Para a realização do estudo foram cumpridos os procedimentos éticos necessários. Foi solicitada a autorização para a realização desta investigação à Direção do Núcleo de Investigação Interdisciplinar de Desenvolvimento Pessoal e Social (NIDEPES) da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Após a obtenção da autorização, as turmas dos vários cursos da UPT foram selecionadas de acordo com a disponibilidade dos horários, contactando-se por correio eletrónico os docentes, solicitando-se a autorização para que a recolha de dados ocorresse no dia e hora que considerassem mais oportuno.

O momento de administração do instrumento ocorreu no final do 2º semestre do ano letivo 2013/2014, em contexto de sala de aula, depois de obtidas as autorizações necessárias e após se confirmar com os docentes quais os momentos que seriam mais adequados. O instrumento deste estudo foi apresentado aos estudantes após o encerramento de uma aula teórica. Na apresentação, os alunos de ambos os cursos, foram informados do objetivo do estudo e foi explicada a importância da colaboração

dos mesmos, referindo que o mesmo se encontra inserido no âmbito da Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Portucalense Infante D. Henrique e que é parte constituinte das linhas de investigação do NIDEPES.

Também foram prestados outros esclarecimentos, acerca da garantia da confidencialidade das respostas dadas, pois todas as informações foram destinadas apenas para fins de investigação.

A duração prevista para a administração do instrumento foi de 5 minutos; aproximadamente. Foi apresentado aos participantes um formulário, que visava a obtenção do seu consentimento livre e informado e o seu preenchimento foi seguido em conformidade com as normas éticas da instituição.

Por último, foi pedido a cada delegado de turma que dividisse as turmas em dois grupos para assim facilitar a distribuição do instrumento.

O capítulo seguinte faz referência à análise e tratamento dos dados, bem como à apresentação e descrição dos resultados.