• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – METODOLOGIA

2.4 Descrição da obra

Figura 1: Capa do livro didático Circles I

Livro Circles I, Ensino Médio

A coleção Circles, produzida pela editora brasileira FTD, foi publicada em São Paulo, em 2016 (1ª edição), por quatro professoras e doutoras na área de Linguística Aplicada que trabalham especificamente com a produção de matérias didáticos de Língua Inglesa, sendo elas, Viviane Kirmeliene, Carolina Pereira, Elaine Hodson e Rita Ladeia. Segundo descrição no próprio livro, a abordagem de ensino/aprendizagem que rege a coleção tem como base o sociointeracionismo, que tem como princípio levar em consideração o contexto social e cultural dos indivíduos. Assim, o objetivo da coleção é que os aprendizes se apropriem da língua como forma de inclusão e interação social.

Além disso, a coleção destaca também que um outro princípio está ligado ao que as autoras chamam de multiletramentos críticos, onde

o ato de ler e interpretar e também o de produzir textos com diferentes propósitos deixa de ser exclusivamente vinculados à palavra escrita e/ou impressa para envolver e articular diferentes modalidades de linguagem, como a imagem, a fala e a música, buscando a significação e ressignificação do propósito do texto (KIRMELIENE et al, 2016, p. 166)

As autoras do livro didático ainda mencionam o conceito de multiletramentos, inicialmente proposto pelo The New London Group, em que destacam que parte-se do pressuposto de que a ideia de ML “está na identificação, criação e interpretação de textos que envolvem uma gama de recursos semióticos além da língua, tais como recursos visuais, gestuais, auditivos e espaciais”, destacando assim, o caráter também multimodal dos textos. Além da significação e ressignificação do texto a partir de sua composição por meio de vários elementos representativos, a coleção também busca promover a reflexão crítica e reflexiva dos aprendizes, ao alegar que a obra busca

não somente expor os estudantes a uma variada gama de textos verbais e não verbais (...) mas também e principalmente estimular neles a análise, avaliação e questionamentos críticos sobre esses textos, os recursos que os acompanham, suas fontes e os objetivos que pretendem atingir (KIRMELIENE et al, 2016, p.167)

Por esse motivo, na análise que será feita posteriormente, poderemos averiguar tanto a composição dos textos pela sua multimodalidade e os efeitos de sentido que a partir dela podem ser desencadeados, como também, verificar se e como esses textos propõem os questionamentos críticos propostos pela obra.

Ainda discorrendo sobre a coleção, ela é composta de três volumes, cada um destinado a um ano do Ensino Médio. Cada livro é contém dez seções diferentes, sendo elas divididas em: (1) abertura: onde é introduzido o tema da unidade e mobiliza-se conhecimentos prévios e novos sobre o assunto a ser trabalhado, voltados para uma reflexão crítica sobre ele. Dentro da seção de abertura

são propostas questões em português para exploração das imagens e do tema, compreendendo um trabalho de leitura e interpretação de imagens, em consonância com a proposta da coleção de promover o multiletramento crítico com o auxílio da linguagem multimodal [...] As páginas de abertura contêm ainda os objetivos atitudinais e linguísticos da unidade, apresentados em português, com enfoque nos temas sugeridos, nos gêneros textuais abordados e nas habilidades linguísticas desenvolvidas. (KIRMELIENE et al, 2016, p. 170)

É importante destacar também que o uso da língua materna é justificado pelas autoras por se tratar de um momento de familiarização do aluno tanto com o tema quanto com os objetivos da unidade. Como o intuito é mobilizar os conhecimentos prévios e promover uma discussão inicial acerca do assunto, o aluno pode se sentir mais confortável e à vontade para contribuir para a discussão caso ela seja feita em sua língua materna.

Na segunda seção, de (2) Warm-up, é retomado o tema de forma contextualizada e inicia o processo de reflexão e posicionamento diante da temática.

Nela são propostas atividades que exploram de maneira mais específica a temática da unidade, promovendo a reflexão, a discussão e o posicionamento crítico dos estudantes sobre o tema abordado e seus subtemas. O objetivo desta seção é também fazer um levantamento dos conhecimentos prévios da turma e provocar sua curiosidade sobre os aspectos a serem abordados no decorrer da unidade. (KIRMELIENE et al, 2016, p. 170)

A seção de (3) Reading trabalha com a compreensão de textos escritos (autênticos) por meio das estratégias de leitura, contemplando o trabalho com diversos gêneros e suportes, sejam eles impressos ou de hipermídia, sempre relacionados ao tema central da unidade. Esta seção é ainda dividida em subseções, caracterizadas como (3a) pre-reading, (3b) while- reading e (3c) post-reading

A seção seguinte, de (4) Listening, contempla atividades de compreensão auditiva por meio de diferentes gêneros orais autênticos da língua inglesa. Na seção de (5) Writing, o aluno tem a oportunidade de mobilizar todos os conhecimentos adquiridos até então, para produzir um texto, em diferentes gêneros, relacionados ao tema da unidade. Na seção (6) Speaking são apresentadas atividades de interação oral, sempre relacionadas ao contexto e realidade do estudante, a seção (7) Grammar tem por intuito apresentar os conteúdos gramaticais extraídos dos textos trabalhados na unidade acompanhado de atividades contextualizadas, assim, os itens linguísticos aparecem a partir dos textos, e não o contrário. A seção seguinte, (8) Vocabulary, tem por finalidade consolidar e/ou expandir o vocabulário presente nas seções anteriores, a fim de reforçar o léxico trabalhado na unidade. A seção (9) wrap-up, tem por objetivo consolidar o fechamento da unidade ao retomar e avaliar criticamente as reflexões feitas sobre o tema da unidade e, por fim, (10) self- assessment, que consiste em uma proposta de autoavaliação do estudante em relação ao seu desempenho ao longo de todas as atividades desenvolvidas na unidade, com o intuito de refletirem sobre seu próprio processo de ensino e aprendizagem e em que medida os objetivos foram cumpridos.

Como as atividades selecionadas para análise foram retiradas de várias seções e unidades do livro, torna-se necessário compreender tanto o propósito de cada seção dentro da perspectiva de trabalho que o livro segue, como foi exposto anteriormente, bem como a temática das unidades para contextualizar as atividades. Portanto, a seguir apresento um

levantamento das temáticas que são trabalhadas em cada uma das seis unidades do livro referente ao primeiro ano do ensino médio, foco da análise.

Documentos relacionados