• Nenhum resultado encontrado

4 CASA DA MATRIZ

4.6 DESCRIÇÃO DO LOCAL

agregou a função de aferir o sucesso das festas, ou seja, a quantidade de pessoas confirmadas em um evento passava a ser um indicativo da popularidade ou, até mesmo, da qualidade da festa. No entanto, em um determinado momento, o site sofreu algumas fraudes nesse sentido e a perder credibilidade perante o público. Pelo fato do site funcionar como um “termômetro” das festas, uma porcentagem considerável dos perfis e descrições de eventos era falsificada; os números que indicavam a participação dos internautas nas festas eram deturpados. Porém, com a interface do site refeita, as fraudes foram controladas e o Lista Amiga continua sendo a plataforma social que reúne listas de diversas festas alternativas do Rio de Janeiro.

Dentro da mesma discussão, Koslinski classifica o público das festas em dois tipos principais: o público passante, que não planejou a ida ao evento e decide no momento e o público prévio. Este último se informou com antecedência a respeito do evento, se possui afinidade com o estilo musical proposto para a festa, mostrando interesse em participar do evento. Além disso, quando alguém confirma sua participação em um evento, através das mídias sociais, existe a probabilidade disso gerar um alcance viral em sua rede de amigos, influenciando na decisão de outras pessoas a frequentarem a festa.

Conclui-se que a Internet e, principalmente, o Facebook possuem essa grande vantagem de expor e compartilhar diferentes informações que interessam a um grupo de pessoas específico, de forma simultânea e interativa. Os temas das festas da Matriz são definidos e divulgados, de antemão, além de fornecer um teaser sobre o conteúdo musical programado para cada evento. Mecanismos da rede social tornam visível o relacionamento do usuário com a fanpage e apresentam significativo poder de viralização, além de representar uma mídia de extrema relevância e proximidade com o target da Casa da Matriz.

4.6 DESCRIÇÃO DO LOCAL

O sobrado de dois andares da Rua Henrique de Novaes, em Botafogo, funciona como casa noturna há treze anos. A parede externa, na parte superior, recebeu uma

coloração escura azulada, enquanto que a parede do primeiro andar e as duas saídas de emergência revelam um toque artístico e alternativo com o grafite. Uma ampla escada liga a saída de emergência, recém construída, do segundo andar até a rua, onde se observa a formação de fila em noites mais populares. Do lado de fora da boate, foi improvisada uma área para fumantes e pessoas que desejavam conversar com mais tranquilidade.

Figura 15: Fila e fachada da casa noturna Figura 16: Área do bar

Fonte: Fanpage da Casa da Matriz Fonte: Fanpage da Casa da Matriz

O primeiro andar da casa é formado pela pista de dança principal, com o tradicional jogo de luzes coloridas no teto, o que remete ao visual de uma boate mais convencional. No entanto, ao passar para a área do bar, a atmosfera underground predomina no espaço: a luz adquire um tom mais avermelhado, algumas mesinhas de boteco estão encostadas nas paredes do recinto e pôsteres podem ser vistos enquadrados, em uma decoração cool e coerente com o posicionamento da Matriz.

A decoração das paredes, que segue da mesma forma caracterizando o segundo andar, prescreve um comportamento e estética próprios da casa. Os pôsteres remetem a um contexto retrô e alternativo, com a exibição de cartazes de clássicos indies do cinema, como Taxi Driver e Godzilla e referências a bandas de rock como The Clash, The Smiths, Dinosaur Jr, Superchunk e Sonic Youth. Na parede acima do balcão do bar, a televisão complementa a comunicação realizada no Facebook, exibindo as diversas atrações da semana, além de lembrar ao frequentadores sobre a promoção da noite e sobre os eventos e atrativos dos outros espaços do Grupo Matriz. Todos esses elementos culturais, embalados em um contexto musical específico, são

proporcionadores de uma experiência sensorial intensa e enriquecedora para o público da noite, que busca, principalmente, diversão e socialização.

O segundo andar foi reaberto em maio deste ano45, após uma série de reformas

necessárias para se adequar às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria de Obras para o funcionamento regular das casas noturnas. A segunda pista permanecia interditada desde o incidente ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria, e foi reinaugurada com a Matriz Rock Nights, evento de grande sucesso que preza pelos clássicos e hits do hard rock, metal e glam rock. Dentre as mudanças estão a construção de uma nova saída de emergência e a demolição de algumas paredes para melhorar a circulação de pessoas pelos diferentes ambientes da casa. Ao subir as escadas de madeira, um corredor leva até a entrada da loja, que abriga uma linha exclusiva de camisetas com o selo da Casa da Matriz. Além das clássicas camisetas de bandas e de referências do cinema, como Fight Club e A Clockwork Orange, outros artigos podem ser encontrados à venda como pôsteres e quadros de músicos reverenciados pelos jovens indies.

Figura 17: Matriz Rock Nights Figura 18: Lojinha de moda alternativa

Fonte: Fanpage da Casa da Matriz Fonte: Fanpage da Casa da Matriz

45 Consultar matéria publicada no site do jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/megazine/casa-da- matriz-reabre-segundo-andar-com-festa-de-rock-8486809. Acesso em: 29 jul. 2013.

Da lojinha de moda alternativa, é possível assistir aos filmes e documentários legendados, transmitidos durante as festas, uma vez que a parede do espaço da loja é vazada, formando uma grande janela para a sala de vídeo. O local, que conta com um sofá e uma televisão suspensa no alto da parede, é procurado pelos jovens para descansar, conversar com os amigos e escapar das frenéticas pistas de dança. Os vídeos exibidos estão sempre correlacionados ao universo cult, – coerentes com o perfil do público mais assíduo da casa – tornando-se, algumas vezes, temas de assuntos e discussões travadas no meio da noite.

Para alcançar a segunda pista de dança, o público transita pela antiga sala de fliperamas, que hoje não é mais separada por portas e paredes. São dois fliperamas disputados por jovens que buscam diversão alternativa, enquanto escutam e cantam as músicas tocadas na pista ao lado. Atualmente com o Pacman e Sonic Wings, os clássicos dos games também dialogam com a geração mais jovem que passa a frequentar a casa, além de promoverem interação e pautas de conversas, mesmo que mais superficiais e pontuais, entre os frequentadores. O segundo andar também apresenta um bar integrado a um espaço mais amplo com sofás e um banheiro, que complementa os dois existentes no andar de baixo.

Figura 19: Fliperama

Fonte: Fanpage da Casa da Matriz

Documentos relacionados