• Nenhum resultado encontrado

Descrição da máquina de lavar roupa

Tecla com indicador luminoso INÍ./PAUSA

Painel de comandos

Tecla

CENTRIFUGAÇÃO Gaveta dos detergentes

Tecla de ON/OFF Teclas FUNÇÕES Tecla BLOQUEIO TECLAS Tecla INÍCIO RETARDADO Gaveta dos detergentes: para colocar detergentes e

aditivos (veja “Detergentes e roupa”).

Indicador: dentro da gaveta dos detergentes encontra-se

o indicador, no qual são apresentados todos os progra- mas disponíveis, juntamente com um guia gráfico sobre como utilizar cada compartimento da gaveta.

Tecla ON/OFF : carregue brevemente na tecla para ligar ou desligar a máquina. O indicador luminoso INÍ./PAU- SA que pisca lentamente com a cor verde, indica que a máquina está ligada. Para desligar a máquina de lavar rou- pa durante a lavagem, é necessário manter pressionado a tecla por mais tempo, aproximadamente 3 segundos; uma pressão breve ou acidental não anulará o funcionamento da máquina. O desligar a máquina durante uma lavagem em curso anula a própria lavagem.

Selector de PROGRAMAS: para seleccionar o programa desejado (veja a “Tabela dos programas”).

Teclas FUNÇÃO: carregue na tecla para seleccionar a função desejada. No visor acender-se-á o respectivo indi- cador luminoso.

Tecla AUTO LIMPEZA: pressionar para efetuar a limpeza das partes internas da máquina (veja “Limpar a

máquina de lavar roupa”).

Tecla DIRECT INJECTION: pressionar para selecionar a opção DIRECT INJECTION.

Tecla MULTI ENXAG. : pressione para seleccionar o

tipo de enxaguamento desejado.

Tecla CENTRIFUGAÇÃO : pressionar para reduzir ou excluir completamente a centrifugação - o valor é indicado no visor.

Tecla TEMPERATURA : pressionar para reduzir a tem- peratura: o valor é indicado no visor.

Tecla BLOQUEIO TECLAS : para activar o bloqueio

do painel de comandos, manter pressionada a tecla durante aproximadamente 2 segundos. Quando no display surgir a mensagem “BLOQUEIO TECLAS ATIVO”, o painel de

controlo fica bloqueado (à excepção da tecla ON/OFF). Deste modo, impedem-se modificações acidentais dos programas, sobretudo se houver crianças em casa. Para desactivar o bloqueio do painel de comandos, mantenha pressionada a tecla durante aproximadamente 2 segundos. Tecla INÍCIO RETARDADO : pressionar para progra-

mar um início atrasado do programa escolhido. O atraso é indicado no visor.

Tasto com indicador luminoso INÍ./PAUSA: quando o indicador luminoso verde, acender intermitentemente, carregue na tecla para iniciar uma lavagem. Quando o ciclo iniciar, o indicador permanecerá aceso fixo. Para colocar em pausa a lavagem, carregar novamente no botão; o indicador ficará intermitente com uma luz laranja. Se o símbolo não estiver iluminado, será possível abrir a porta de vidro. Para fazer iniciar a lavagem do ponto em que foi interrompida, carregar novamente na tecla.

Modalidade de Stand by

Esta máquina de lavar roupa, em conformidade com as novas normas sobre a economia energética, dispõe de um sistema de desligação automática (stand by) que entra em função aproximadamente 30 minutos depois, no caso de inutilização. Carregue brevemente no botão ON/OFF e aguarde até a reactivação da máquina.

Vedante antimicrobiano

O vedante da porta é realizado com uma mistura especial capaz de garantir uma proteção antimicrobiana, reduzindo a proliferação bacteriana até 99,99%.

O vedante da porta contém piritiona de zinco, uma sub- stância biocida que reduz a proliferação de micróbios prejudiciais (*) como bactérias e bolores, que podem causar manchas, maus cheiros e deterioramento do produto.

(*) De acordo com um teste efetuado pela Universidade

de Perugia com: Staphylococcus aureus, Escherichia coll, Pseudomonas aeruginosa, Candida albicans, Aspergillus niger, Penicillium digitatum.

Em casos raros, o contacto prolongado com o vedante pode provocar uma reação alérgica na pele.

Tecla TEMPERATURA VISOR Tecla AUTO LIMPEZA Indicador Tecla DIRECT INJECTION Tecla MULTI ENXAG. Selector de PROGRAMAS

PT

Visor

O visor é útil para programar a máquina e fornece muitas informações.

Na área A são visualizados o ícone e o programa de lavagem selecionado, as fases de lavagem e o tempo restante até ao final do ciclo de lavagem.

Na área B são visualizados os dois níveis de intensidade relativos à opção DIRECT INJECTION. Nas áreas C estão presentes os indicadores relativos às funções disponíveis.

Na área D é visualizado o tempo que falta para o início do programa selecionado, caso esteja configurado um INÍCIO RE- TARDADO.

Na cadeia E é visualizado o valor máximo da velocidade de centrifugação que a máquina pode efectuar conforme o pro- grama seleccionado; se o programa não incluir a configuração da centrifugação, a área visualiza o símbolo “--” com baixa luminosidade.

Na área F é visualizado o valor máximo da temperatura que pode ser selecionado conforme o programa configurado; se o programa não incluir a configuração da temperatura, na área é visualizado o símbolo “--” com baixa luminosidade.

Simbolo Porta bloqueada

O símbolo aceso indica que a porta está bloqueada para impedir a sua abertura. Para evitar danos é necessário aguardar que o símbolo se apague antes de abrir a porta de vidro.

Obs.: se estiver activa a função INÍCIO RETARDADO a porta não poderá ser aberta, para abrir, colocar a máquina em pausa carregando na tecla INÍ./PAUSA.

! Na primeira utilização, será pedida a selecção do idioma e o visor entrará automaticamente no menu de selecção do

idioma.

Para escolher o idioma desejado carregue nas teclas X e Y, para confirmar a escolha, carregue na tecla Z.

Se desejar modificar o idioma, desligue a máquina, pressione contemporaneamente as teclas G, H, I até ouvir um sinal acústico, será visualizado novamente o menu de selecção do idioma.

! Se se pretende alterar a luminosidade do display que, por predefinição, se encontra no nível mais alto, desligar a máquina

e pressionar em simultâneo as teclas G, L, M até ouvir um sinal sonoro. Pressionar as teclas X e Y para escolher a luminosidade pretendida; para confirmar a escolha, pressionar a tecla Z.

! Durante um ciclo de lavagem ou quando é configurado um INÍCIO RETARDADO, caso não toque nenhuma tecla do visor

por 1 minuto, é ativado um “PROTETOR DE ECRÔ. Para regressar ao ecrã anterior, basta pressionar uma qualquer tecla.

H

G

Y

X

Z

I

L

M

A

B

C

C

D

E

C

F

PT

Como efectuar um ciclo de

Documentos relacionados