• Nenhum resultado encontrado

Considerando que o curso de Serviço Social é embasado por uma perspectiva teórico-metodológica que proporciona uma visão crítica e lida com o processo de transformações da sociedade, do indivíduo e das relações sociais, julgamos mais adequado trabalhar com o método histórico-dialético, já que o mesmo é o que propõe o processo de investigação da realidade, e apresenta que é necessário abordar todos os aspectos do objeto a ser estudado e suas constantes mudanças, partindo da análise dos fatos.

O lócus da pesquisa foi o curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas, sendo os egressos do currículo 2009 do curso os sujeitos pesquisados. O curso funciona no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), localizado no Campus Universitário, na Av. General Rodrigo Otávio, Coroado I.

De 2009, ano em que o currículo atual foi implementado, até o ano de 2014, tinham sido formados, em média, 99 bacharéis em serviço social pela UFAM. Então, tivemos um universo de 99 egressos. Considerando um nível de confiança de 90%, a partir de amostra aleatória simples, tomamos 41,41% da população, o que nos forneceu uma amostra de 41 egressos.

A pesquisa foi qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório, pois, este tipo de pesquisa

[...] tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado (GIL, 2002, p. 41).

Esta pesquisa se enquadrou também como pesquisa de campo, momento em que os egressos foram entrevistados. O instrumental utilizado foi um formulário para que esta etapa não se tornasse exaustiva, já que a própria pesquisadora auxiliar foi quem aplicou o instrumental. Sendo que, antes de termos iniciado as entrevistas, foi feito um pré-teste para verificar se o formulário se apresentava claro e objetivo para auxiliar o processo. A aplicação do pré-teste ocorreu com uma egressa que se dispôs a colaborar, momento em que verificamos que o instrumental precisava de pequenos ajustes para atender aos objetivos da pesquisa.

Durante os primeiros meses realizamos estudos sobre o tema para torná-lo mais claro, para isso, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental. No primeiro momento, buscamos embasamentos para as discussões propostas, com a leitura de livros, artigos, teses e dissertações sobre formação profissional, currículo, relação teoria e prática, bem como sobre serviço social e mercado de trabalho. Na pesquisa documental, buscamos apoio, sobretudo, no Projeto de Formação do curso de Serviço Social da UFAM para que fosse possível entender a trajetória do curso na universidade.

A pesquisa de campo propriamente dita foi iniciada no dia 04 de agosto de 2014 e tínhamos a intenção de finalizá-la até o mês de dezembro deste mesmo ano, porém, com a falta de disponibilidade de alguns egressos, tivemos que aguardá-los e só conseguimos finalizar as entrevistas no mês de maio de 2015. As entrevistas aconteceram em locais combinados por telefone com os egressos. Foram realizadas entrevistas em instituições públicas (onde alguns dos egressos atuam profissionalmente), em residências e em espaços da própria UFAM, sempre obedecendo ao que era mais conveniente para o entrevistado. Para contatá-los recorremos à coordenação do curso de Serviço Social que, por meio do acesso ao sistema de informação da universidade, viabilizou-nos os contatos dos egressos do currículo de 2009 do curso de Serviço Social, para podermos convidá-los à entrevista, a qual foi precedida de sorteio dos nomes disponíveis na listagem de egressos.

Do início da pesquisa até o final, a pesquisa bibliográfica não foi interrompida para que fosse obtido um bom nível de suporte teórico para a análise dos dados. Além das pesquisas de campo, documental e bibliográfica, foi elaborado o relatório parcial no mês de janeiro de 2015. Para a elaboração deste, interrompemos a pesquisa de campo e a retomamos no mês de fevereiro de 2015. Assim, a pesquisa bibliográfica e de campo continuaram a ser executadas.

Como foi dito anteriormente, selecionamos os entrevistados por meio de sorteio, porém, quando não conseguimos contatar alguns dos sorteados (por conta de o número disponibilizado pelo sistema estar desatualizado), junto àqueles que foram contatados, mas não aceitaram o convite da pesquisa, contatamos e convidamos os próximos da lista, sem sorteio. No entanto, apenas dois egressos não aceitaram o convite e três não foram contatados por conta do número de telefone desatualizado.

Durante as entrevistas, os egressos apresentaram-se bastante entusiasmados por estarem contribuindo com a análise da formação e demonstraram segurança ao dar as respostas.

No mês de março de 2015, fizemos dois artigos denominados “DIREITOS SOCIAIS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: uma leitura a partir do curso de Serviço Social da UFAM” e “REDE SOCIOASSISTENCIAL E VIABILIZAÇÃO DE DIREITOS: desafios ao Serviço Social.” Estes artigos foram elaborados a partir da relação de parte desta pesquisa com os resultados do projeto desenvolvido por meio do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) denominado como “Oficinas de Direitos Sociais e Serviço Social” realizado no curso de Serviço Social da UFAM no ano de 2014. Tais trabalhos foram elaborados para submissão na VII Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP) e foram aprovados, os quais serão apresentados neste evento que ocorrerá nos dias 25 a 28 de agosto de 2015, na cidade de São Luís (MA).

Com a conclusão da pesquisa de campo em maio de 2015, começamos a tabular e analisar os dados neste mesmo mês, começando, então, a construir o item “Resultados e Discussões” deste relatório. A análise dos dados foi concluída no mês de junho, consequentemente, finalizando o item citado. No mês de julho nos focamos em terminar o item “Fundamentação Teórica” e concluir os outros itens que compõem a estrutura deste relatório final de pesquisa.

Os próximos passos serão: a submissão deste relatório final à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), através do Portal LIRA; e organização e estudo da apresentação desta pesquisa para o XXIII Congresso de Iniciação Científica (CONIC) da UFAM que será realizado ainda neste ano de 2015.

Assim, podemos dizer que nesta pesquisa encontramos algumas dificuldades para encontrar os egressos e aplicar a entrevista, por conta da falta de tempo dos mesmos. Mas apesar de tudo, foi ótima a experiência de ter contato e trocar opiniões com os profissionais recém-formados, sendo possível, a partir das conversas com eles, ampliar as discussões realizadas neste relatório. Com isto, podemos considerar que, além do enriquecimento teórico que as pesquisas bibliográfica e documental proporcionaram, a pesquisa de campo propiciou experiências satisfatórias que contribuem para o crescimento das pesquisadoras aqui envolvidas.

Documentos relacionados