• Nenhum resultado encontrado

1. RELAÇÃO VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL

(Categoria que consiste em perceções dos entrevistados relativamente à sua esfera profissional, pessoal e à conciliação entre ambas)

1.1.ROTINA: Sequência de costumes habituais identificados ao longo de uma semana (7 dias) de cada um dos entrevistados.

1.1.1. DIAS ÚTEIS: Rotina identificada durante a semana (de segunda a sexta-feira), não incluindo fim-de- semana.

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources

Nº de US (Refs)

1.1.1.1. Previsibilidade Parte da rotina semanal que é mais comum.

“Então acordo, eu moro tipo a 15 minutos a pé

do trabalho, acordo, tomo o pequeno almoço e vou direta para o trabalho, passo o dia inteiro no trabalho. Normalmente acordo entre as 9h30-10h chego e depois nunca saio do escritório antes das oito, oito e meia da noite.. ou vou para casa, janto quando não fico a trabalhar até mais tarde..” (F2)

8 16

1.1.1.2. Imprevisibilidade Refere-se ao que "acaba por não ser rotina", visto que diz respeito a situações menos comuns ou até mesmo imprevisíveis durante a semana.

“Há semanas que é muito mais escritório... É assim, é difícil definir uma rotina hum... o meu horário normalmente, lá está, normalmente... tão depressa chego às onze como chego às oito da manhã.” (M1) 6 11 1.1.1.3. Trabalho a partir de casa Refere-se a situações em que os entrevistados indicam trabalhar em casa.

“(…)depois vou pa casa e normalmente ou tou a trabalhar ou tou a estudar ou a ver cenas pa trabalhar. Normalmente isto é o dia-a-dia semanal.” (F2)

2 4

1.1.1.4. Desporto Remete para tempos de atividade de desporto de segunda a sexta-feira.

“Ah, e calma, e faço desporto. Há certos dias em que saio tipo as sete e meia porque vou à piscina ou vou jogar futebol com os amigos do trabalho também. “ (F2)

52 1.1.2. FIM-DE-SEMANA: Consiste na rotina que é identificada ao fim-de-semana

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources Nº de US (Refs) 1.1.2.1. Descanso Refere-se a quando os entrevistados aproveitam o fim-de-semana para tempos de descanso.

“Ao fim de semana não trabalho, não estou no

computador. Por vezes, durmo até uma ou duas horas mais.” (F4)

4 5

1.1.2.2. Convívio Diz respeito a situações de socialização que os entrevistados identificam durante o fim- de-semana.

“Outras vezes, tenho um grupo de amigos que são todos assim da minha idade, são um bando de postais e que, ao sábado à noite, uns deles às vezes apanham grandes borracheiras e uma pessoa tem de os levar a casa. Mas sim, vamos jantar fora, saímos.“ (F3)

5 6 1.1.2.3. Hobbies e Lazer Atividades de entretenimento que o indivíduo desenvolve ao fim-de-semana.

“Gosto de conhecer sítios novos, gosto de

passear, ir a museus, ver uma peça de teatro, um concerto..” (F1) 5 7 1.1.2.4. Trabalho ao fim-de-semana Remete para quando os participantes indicam trabalhar durante o fim- de-semana

“Depende sempre do trabalho que temos, porque posso passar dias e dias, fins-de-semana que não distingo o que é fim-de-semana do que é dia de semana, porque tenho que responder o quanto antes ao cliente.” (F1)

2 4

1.1.2.5. Compensação Remete para quando os entrevistados indicam aproveitar o fim-de-semana

“(…)mas também, por outro lado, tentar compensar aquilo que não se consegue fazer durante a semana, portanto... tentar conciliar isto. Domingo à noite é para começar a preparar a semana hum... tentar compensar profissionalmente mas também questões

53 para compensar

aquilo que está em falta (seja a nível laboral ou familiar).

familiares... ter uma... uma ilusão de ter uma vida normal e poder estar com pessoas (risos)” (M1)

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources

Nº de US (Refs)

1.1.3. Tempos Livres Remete para aquilo que os entrevistados indicam gostar de fazer nos seus tempos livres

“Yoga. Adoro yoga.” (F4) 7 9

1.1.4. REGULARIDADE DOS TEMPOS LIVRES: Indica com que frequência os entrevistados realizam as atividades identificadas no código de tempos livres

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources Nº de US (Refs) 1.1.4.1. Regularmente Quando os gostos ou atividades identificadas como tempos livres são praticadas com bastante frequência (semanalmente ou diariamente)

“Este fim-de-semana tive numa viagem de amigos. No fim-de-semana passado andei de mota. Eu tento sempre pelo menos um dos dias do fim-de-semana não trabalhar mesmo. Porque é mesmo importante uma pessoa conseguir descansar e por isso fazer sempre qualquer coisa.” (M2) 5 7 1.1.4.2. Pouco Frequente Quando aquilo que é referenciado como tempo livre é pouco ou nada frequente (mensalmente, anualmente ou nunca).

“Hum... todo o terreno o ano passado por acaso

“Fiz... mergulho hum... já não faço praí há dois anos.. que era algo que eu fazia mais ou menos a sério e portanto... fazia parte de um grupo e organizava, tinha responsabilidades de organização... bicicleta já não ando praí desde o verão passado.” (M1)

54 1.2.PERCEÇÕES VIDA PESSOAL: Diz respeito a variadas perceções e experiências identificadas pelos

entrevistados relativamente à sua vida pessoal/familiar

1.2.1. Valorizações: Aquilo que os entrevistados identificam como o que tem mais valor na sua vida pessoal (aquilo que é mais importante).

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources Nº de US (Refs) 1.2.1.1. Família e Amigos Família e amigos - identificadas como a maior ou uma das maiores valorizações da vida pessoal

“Eu acho que é claramente a família e os amigos.

Porque são (…) a família e os verdadeiros amigos têm exatamente aquilo que eu acho que não deve acontecer aqui dentro que é a parte incondicional, mas que é importantíssima para o ser-humano, que é a parte do amor incondicional independentemente do sucesso ou insucesso profissional. E isso é a coisa mais importante de tudo.” (M2) 6 7 1.2.1.2. Companheir@ Compaheiro/a - como o que mais valorizam na sua vida pessoal

“O que valorizo mais? O que valorizo mais na minha vida é a minha vida pessoal. Agora o que valorizo mais na minha vida pessoal? Desculpa lá mas é a minha namorada, senão não me ia casar com ela, digo eu (risos). Não a queria para mãe dos meus filhos se não fosse o que mais valorizava na vida, não é? (risos) Depois valorizo tudo o que tem haver com isso, passar tempo com ela, viajar que é uma coisa que eu adoro.“ (M4)

2 2

1.2.1.3. Viajar Atividade vista como uma das maiores

valorizações da vida pessoal

“Viajar que é uma coisa que eu adoro. Todos os meses, que felizmente temos essa possibilidade, todos os meses, pelo menos um país novo. Temos tido a capacidade de manter essa média ao longo da nossa relação. Vamos um fim-de- semana a um sitio qualquer e depois pronto, nas férias saímos a sério para um sitio qualquer. Mas acho que temos mantido sempre essa capacidade e valorizo isso porque me dá imenso prazer e, pronto, acho que é o que mais

valorizo.” (M4)

2 2

1.2.1.4. Aprender A

aprendizagem vista como algo

“(…)mas também pá gosto muito de aprender,

acho que é das cenas que eu mais curto, então passo mesmo muito tempo a programar e a ver cenas novas.” (F2)

55 valorizado na

vida pessoal

1.2.1.5. Flexibilidade Flexibilidade como algo com valor na vida pessoal dos indivíduos, isto é, a capacidade de gerir a sua própria vida (em termos de tempo)

“É assim, eu tenho “sorte”, e é por isso que

sempre quis ser empreendedora porque posso fazer os meus horários. Se eu precisar de uma tarde, tiro uma tarde. Isso para mim, é a coisa mais importante. Se eu precisar de ir fazer qualquer coisa, eu vou. Não tenho que pedir a ninguém.” (F3)

“hum... mas pensando, uma das coisas que eu valorizo é precisamente poder ter alguma autonomia sobre escolhas, poder perceber que... ou seja que o direito de optar sobre coisas na minha vida, nomeadamente hum... o facto de ter uma empresa tem alguma flexibilidade de fazer escolhas e de dizer “quero fazer isto” ou “não quero fazer isto”, tem consequências mas também tem esta liberdade...” (M1)

4 6

1.2.2. RESPONSABILIDADES: Consiste nas perceções sobre as responsabilidades dentro da esfera pessoal. 1.2.2.1.EXISTENTES: Refere-se ao que foi identificado como responsabilidades pessoais

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources de Refs 1.2.2.1.1. Tempo e Apoio Familiar Remete para tempos de qualidade familiar e apoio aos familiares - identificados como responsabilidades

“Nós felizmente distribuímos as tarefas

por igual em casa, foi uma das coisas que decidimos logo de início e realmente resulta. A responsabilidade acaba por ser igual de ambas as partes. Quanto à responsabilidade de ajudar a minha mãe e a minha irmã, desde o divórcio dos meus pais que permanece, tento dar apoio, não só à distância.” (F1)

4 6

1.2.2.1.2. Pagar Contas Quando os entrevistados indicam que a sua responsabilidade pessoal é pagar as suas despesas

“Pagar contas, mas também são poucas as

contas, porque eu trabalho mais do que gasto dinheiro.” (M2)

56 1.2.2.1.3. Garantir

Conforto

Quando os entrevistados indicam que uma das suas

responsabilidades pessoais é

garantir uma vida confortável (conseguir ter uma vida estável, equilibrada).

“É assim... Nessa perspetiva da

responsabilidade é garantir estabilidade, não estamos... felizmente, não estamos numa situação de... de olhar para as necessidades básicas, portanto... gosto de pensar que vivo com um nível de conforto razoável, portanto... é garantir estabilidade, diria eu.” (M1) 1 1 1.2.2.1.4. Animais de Estimação Tratar/cuidar dos seus animais de estimação

“Tirando os meus gatos, que são tratados assim como… (risos). Tento brincar com eles. Eles fazem tudo o que querem porque eles mandam em nós. É a minha responsabilidade. Tirando isso, não tenho assim mais nada, felizmente.” (F3)

1 2

1.2.2.2. INEXISTENTES Quando os

entrevistados indicam não ter responsabilidades ao nível

pessoal/familiar

“A mais importante de sempre… não tenho assim nenhuma.” (F3)

“Eu tenho uma vida maravilhosa, eu não tenho responsabilidades nenhumas. É assim, eu não tenho filhos.” (M4)

4 7

1.3.PERCEÇÕES VIDA PROFISSIONAL: Diz respeito a variadas perceções e experiências identificadas pelos entrevistados relativamente à sua vida profissional/laboral

1.3.1. MAIOR IMPORTÂNCIA: Aquilo que foi referido pelos entrevistados como as dimensões que têm mais importância da sua vida laboral

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources Nº de US (Refs) 1.3.1.1. Poder de Decisão A capacidade de tomar as suas próprias decisões

“Gosto da responsabilidade e ao mesmo tempo do privilégio de tomar decisões efetivas que mudam o caminho do que está a ser feito. Isso é uma coisa que eu valorizo imenso e, sei lá, acho que até há relativamente pouco tempo, foi isso. “ (M4)

3 4

1.3.1.2. Liberdade Remete para a liberdade e flexibilidade em termos organização

“Profissional? Ter a capacidade de ter os meus

horários e não ter de estar das 9 às 17h em frente a um computador num escritório qualquer que diz que eu tenho de estar. Ter a capacidade de gerir a minha vida e o meu tempo,

57 dos seus

horários

especialmente se eu quero ir de férias vou e organizo-me de tal forma. Quando eu sinto que preciso, organizo-me e vou. Ou tiro um break, e eu poder liderar isso.” (F4)

1.3.1.3. Desafio O desafio profissional de construir uma startup, com todas as suas condições e variáveis

“Isso é uma boa pergunta.. eu acho que é a

oportunidade de poder construir uma coisa que nunca ninguém tenha feito. Acho que é esse desafio, essa adrenalina, cheia de problemas.. é o que valorizo, essa adrenalina. A tal razão porque eu não quis ir para uma grande consultora ou um grande banco, acho que não teria essa parte. É a capacidade de tentar fazer uma coisa que ninguém fez.” (M2) 2 2 1.3.1.4. Compromisso Sentido de compromisso e confiança com o negócio, com a empresa e com os membros da equipa

“Humm.. o compromisso que existe.. que os

membros da equipa têm entre si. Estamos focados em atingir o objetivo e é gratificante estar a contribuir para o crescimento de uma empresa que é nossa.” (M3)

“Na vida profissional sentir que realmente sou útil às pessoas e que as pessoas têm confiança em nós. Priorizo a responsabilidade,

honestidade, fazermos um bom trabalho, um trabalho com rigor e cumprir os prazos.” (F1)

2 2 1.3.1.5. Capacidade Monetária A importância dada ao retorno (dinheiro) fruto da opção e contexto profissional

“(…)e por consequência disso, valorizo também bastante quanto dinheiro é que ganho ou que deixo de ganhar porque gosto de ter dinheiro para ter a vida pessoal que quiser ter. Percebes? Acho que até há uns anos atrás não ligava a isso, mas acho que é uma coisa que começas a pensar a partir do momento em que começas a pensar em casar e ter filhos. Acho que é um bocado normal e eu até há uns anos atrás era um irresponsável que só precisava de dinheiro para ir para os copos. Hoje em dia, penso em casar e ter filhos e gostava de ter dinheiro para dar aos meus filhos aquilo que eu também tive, começo- me mais a preocupar com esse género de coisas. “ (M4)

58 1.3.1.6. Trabalho aliado a uma Causa Reflete a importância dada quando o trabalho está direcionado para determinada causa social

“Eu valorizo poder aliar trabalho a uma causa,

coisas que me dizem muito, tipo violência doméstica. Ajudar mulheres. Ajudar outras mulheres a fazer empresas. Adoro isso. Era o que eu gostava de fazer para o resto da vida.”

(F3)

1 1

1.3.2. EXIGÊNCIAS: Perceções relativas às maiores exigências e desafios sentidos na esfera profissional

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources Nº de US (Refs) 1.3.2.1. Elevada Responsabilidade A responsabilidade é sentida como uma das maiores exigências na vida profissional

“A responsabilidade, lá está. E, lá está é a seriedade disto de não estares a brincar e de toda a gente depende de ti e tu própria dependes do trabalho para conseguir lá está preparar o teu futuro.” (F2)

4 4 1.3.2.2. Sobrevivência da Startup Sendo um negócio por norma instável (inovador e recente)- conseguir manter a startup e fazer com que ela cresça - é considerada uma das maiores exigências ao nível

profissional

“Eu acho que a resposta não romântica a isso..

a maior exigência é sobrevivermos. Neste negócio mais industrial, mais específico é criar as condições para que a empresa possa estar prepara à medida que forem surgindo as grandes oportunidades. É conseguir que as pessoas venham motivadas para o trabalho com responsabilidade, como os clientes que quero vender as janelas. É ter a capacidade de fazer isto nunca parar, andar pa frente. Eu sou claramente a única pessoa aqui que lida com clientes, com acionistas e com fornecedores. Claro que na maioria delas não sou a primeira que lida com eles, há equipa de produção, comercial etc.” (M2) 1 1 1.3.2.3. Resiliência Possuir resiliência face a situações adversas na atividade profissional que possam surgir

“(…) Paciência para resolver os problemas

do dia-a-dia dos nossos clientes.. humm, mais.. resiliência para captar novos clientes, e organização no trabalho de equipa para que possamos ser o mais eficientes possível.”

1 1

1.3.2.4. Gestão de Tempo Capacidade de gerir o tempo vista como um dos maiores

“É termos capacidade de gestão do tempo. Nesta fase em que estamos inicial é mais fácil ter tempo para mim. Mas sei que quando tiver bastante trabalho e tiver outros projetos/obras

59 desafios da

atividade profissional

que colmatem os períodos que agora são parados, não será fácil gerir o tempo e ter capacidade de parar um pouco. O maior desafio para mim vai ser não querer fazer tudo, e realmente pensar “tens de parar, não podes querer responder a tudo no imediato, tens de arranjar tempo para ti, se calhar não vais poder estar sempre a sair durante aa semana às oito/nove da noite e a trabalhar sempre aos fins-de-semana”. Não poderei priorizar sempre a vida profissional.” (F1)

1.3.2.5. Mentoring A gestão de pessoas vista como uma das maiores exigência laborais

“Mentoring. É a mais difícil, mas adoro,

porque é um grande desafio.” (F3)

1 1

1.4.CONCILIAÇÃO TRABALHO – FAMÍLIA: Remete para experiências sentidas relativamente à conciliação entre a esfera profissional e pessoal. Esta conciliação consiste na medida em que um indivíduo está igualmente envolvido e igualmente satisfeito com o seu papel profissional e familiar, procurando um equilíbrio entre os dois papéis.

1.4.1. ENRIQUECIMENTO TRABALHO-FAMÍLIA: É visto como a extensão em que as experiências de um papel melhoram a qualidade de vida, nomeadamente no que diz respeito ao desempenho ou afeto, no outro papel.

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources Nº de US (Refs) 1.4.1.1. Contributos Situações, Experiências e Perceções dos indivíduos que remetem para o enriquecimento trabalho-família

“Bem. Aproveito para fazer tudo aquilo que

consigo. Trabalho, mas ao almoço aproveito.. ao fim do dia, ou faço desporto ou vou ter com eles ou com a minha família.. por isso concilio tudo.”

(M3)

6 12

1.4.2. CONFLITO TRABALHO- FAMÍLIA: Refere-se a pressões de papéis conflituantes entre o trabalho e a família, em que a participação num dos domínios é dificultada pela participação no outro domínio 1.4.2.1.DIFICULDADES SENTIDAS: Dificuldades sentidas que remetem para situações de conflito trabalho-

família

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources

Nº de US (Refs)

60 1.4.2.1.1.Incompatibilidade Situações referidas em que a participação num dos domínios da vida é incompatível com a participação no outro domínio (isto é, o facto de estarem presentes em determinada esfera da vida faz com que dificulte a presença ou o desenvolvimento da outra esfera)

“Portanto, mas é exigente e claramente nesta altura uma está subordinada à outra(…) portanto, a profissional vem primeiro do que a pessoal. Humm, eu acho que é tendo bons amigos e que percebem que aquilo que eu tou a fazer do ponto de vista pessoal é importante pa mim. No meu caso nunca foi muito diferente, porque como vim de um contexto de desporto de alta competição, sempre demos prioridade.. embora não seja vida profissional.. a vida pessoal sempre foi subordinada a outras coisas.” (M2)

“Até ao ano passado dava treinos à seleção nacional sub18 de rugby. Depois parei porque tava a ser cada vez mais difícil de conciliar..” (M2)

““Que pergunta complicada... (silêncio) Confesso que nunca pensei muito nisso... Eu tenho uma teoria quanto a isso que era, na vida temos... quando consideramos amigos, deporto, descanso e família, nunca podemos ter as quatro... Portanto se escolhermos a família temos de abdicar do desporto, disto não se pode escolher todas (risos).” (M1)

6 16 1.4.2.1.2.Situações Stressantes Situações que dificultam a conciliação entre o trabalho e a família

“A minha vida seria substancialmente diferente se em vez de ter uma empresa trabalhasse por conta de outro. Tinha fins-de- semana, ia para casa e não pensava sempre em trabalho... “ (M1)

“Aliás, priorizo tudo em relação a mim e estou a tentar mudar isso. Estou a tentar por as minhas necessidades e o que eu preciso em primeiro lugar e só depois ver o que as outras pessoas precisam. E tentar ser um bocado egoísta nesse sentido. Porque não o sendo, é um bocado eu própria entrar por caminhos que não são bons para mim.” (F4)

5 13 1.4.2.1.3.Pressão Quando a responsabilidade e pressão sentida não permite um equilíbrio entre a esfera profissional e pessoal

“Eu acho que é sempre mais difícil, eu acho que a responsabilidade está sempre mais nos nossos ombros. Aqui há uma coisa que importa distinguir, as pessoas mais sénior têm muita responsabilidade nos ombros, mais pressão. A pressão que tá em cima dos meus ombros é completamente diferente.” (M2)

61

“Portanto, em última instância, todas as decisões são minhas e isso é o maior peso que eu tenho o todos os dias. É mentalmente esgotante. E não são aquelas decisões estruturais de cargos, porque com essas eu vivo bem. Agora quando tenho de tomar uma grande decisão que me tira o sono, que me faz pensar estrategicamente, é isto ou não é isto, com isso eu vivo bem, porque no limite eu sei que faço a melhor análise aos dados que tenho disponíveis no momento e tomo a decisão. O que desgasta é todos os dias o conjunto de pequeninas decisões que tens de tomar ao longo do dia. “É amarelo ou vermelho?”, sei lá, é amarelo ou é vermelho, escolham vocês, mas dizer escolham vocês também é dizer que pode ser amarelo ou vermelho. Portanto tudo isso é sempre uma decisão. (M4)

2. SATISFAÇÃO GERAL COM A VIDA

(Avaliação subjetiva de uma pessoa sobre o grau em que suas necessidades, metas e desejos mais importantes foram cumpridos. Foi conceituada como decorrente da comparação das circunstâncias que os indivíduos fazem

das suas vidas com um padrão que consideram adequado para si próprios.)

2.1.PERCEÇÃO DO SEU SIGNIFICADO: Perceção subjetiva do que é para cada um dos participantes a satisfação geral com a vida.

Código Designação Descrição Exemplos de Dados

Sources Nº de US (Refs) 2.1.1. Motivação Diária Energia diária- como perceção de satisfação

“É acordares de manhã com vontade de ter esse dia. Não sei se já ouviste o discurso do Steve Jobs, que ele fala praí um quarto de hora e é sobre a perspetiva de vida dele e o que é que ele fez e deixou de fazer, e há lá uma frase em que ele diz que ao longo da vida dele quando acordava demasiadas vezes de manhã a não querer o dia que ia ter percebia que tinha de mudar qualquer coisa estrategicamente na vida

Documentos relacionados