• Nenhum resultado encontrado

54

Perfil 1-

Descrição dos sujeitos:

Sujeito 1- Esse indivíduo decidiu fazer licenciatura porque quis “ampliar as possibilidades de trabalho” e por querer “o certificado, já que a certificação pode me ajudar a prestar concursos públicos devido ao acréscimo na pontuação”, alem de se sentir “ muita afinidade por essa área do conhecimento”. E ao ser questionado se pudesse escolher que carreira seguir, o indivíduo respondeu que “não escolheria trabalhar na educação”, e que outra opção seria “fazer pesquisa na educação sem necessariamente entrar na sala de aula.”

Sujeito 2- Esse individuo escolheu fazer licenciatura porque o curso se encontrava presente na grade curricular do Mackenzie. “O Mackenzie oferece os dois cursos então não custava fazer o curso”. Outra razão apresentada por esse sujeito foi o chamado seguro desemprego. “Ter o diploma e poder dar aula para ter um emprego garantido”. Ao ser questionado sobre sua opção de emprego, esse sujeito respondeu que “escolheria atuar como biólogo. Principalmente, pois não me sinto segura para dar aula e pessoalmente gosto mais do trabalho de campo, não de trabalhar com pessoas.” Sujeito 3- “A primeira razão *de cursar licenciatura+ foi pelo motivo de estar presente no curso de Biologia as disciplinas de licenciatura. O segundo motivo foi para garantir um emprego no futuro já que sempre precisa-se de professores em escolar. O terceiro foi curiosidade, queria ver se eu gostava de ser realmente professora”. Quando questionado sobre a profissão esse sujeito afirma que “*escolheria+ atuar como biólogo em uma determinada instituição, pois me interesso mais. Não sei se desejo ser professora atualmente, mas o curso me fez dar mais valor a essa profissão.”

Sujeito 4- “*cursei licenciatura+ como segunda opção de emprego”. E ao ser questionado pela opção de emprego o sujeito respondeu que “ Atuaria como biólogo, porque não pretendo trabalhar como professora logo após minha formação.”

Sujeito 5- “*cursei licenciatura+ para no caso *de+ não conseguir nenhum emprego na área, e como já tinha licenciatura junto então resolvi fazer”. Ao ser questionado sobre a opção de emprego, esse sujeito afirma que “eu escolheria ira para a instituição *trabalhar como biólogo+ pois tenho maior interesse em pesquisa”.

Sujeito 6- “*cursei licenciatura como forma de+ seguro desemprego, pois não há muitas vagas para o bacharel”. E quando questionado sobre qual emprego escolheria, esse sujeito afirmou que “*escolheria+ trabalhar como biólogo. Essa sempre foi minha vontade e continua sendo. Acho que trabalhar com pessoas é algo muito complexo e exige muita preparação, tanto psicológica e emocional quanto as relacionadas a conteúdos.”

Sujeito 7- Esse sujeito cursou licenciatura para “ter um diploma a mais, e em caso de desemprego, sei que como professora eu estarei garantida em qualquer lugar e não vou passar fome”. Ao ser questionado pela preferência de emprego esse sujeito respondeu que “atuaria como biólogo. Não pretendo dar aulas, não é meu objetivo de vida, mas como eu já disse se eu tiver desempregada e necessitada vou apelar para as aulas.”

55 Sujeito 8- Esse sujeito diz ter cursado licenciatura como uma “possibilidade de emprego”. Esse sujeito também afirma que “queria obter conhecimento sobre a área, e achei importante ter toda a formação possível no curso”. Quando questionada sobre sua escolha de emprego, esse afirmou que “escolheria trabalhar como biólogo, pois considero uma oportunidade mais difícil de ocorrer novamente.”

Sujeito 9- Esse sujeito afirma que cursou licenciatura que cursou licenciatura, pois “*existe+ a necessidade de ser licenciada para ministrar aula na universidade, e em segundo lugar como uma fonte de renda segura”. Ao ser questionado sobre a opção de escolha de emprego, esse sujeito afirmou que “escolheria aturar como biólogo, porque essa é minha meta na universidade”.

Sujeito 10- esse sujeito afirma ter feito licenciatura porque o curso constava na grade, e possuía a possibilidade de fazer. “se a parte de biólogo não der certo, terei mais possibilidades (mais ainda em concursos públicos)”. Quando questionado sobre emprego, esse afirma que escolheria atuar como biólogo, “por ser esse o sonho desde criança.”

Sujeito 11- esse sujeito afirma ter feito licenciatura por possuir bolsa integral na faculdade e que “não iria desperdiçar de cursar licenciatura ‘de graça’”. Alem de ter cursado com seguro desemprego e por sempre ter acreditado na importância da profissão. Quando questionado sobre o emprego, esse afirmou que atuaria como biólogo, pois “acredito que o trabalho do professor é bem mais desgastante e menos reconhecido”.

Sujeito 12- esse sujeito afirma que cursou licenciatura para “aproveitar a oportunidade*por ter bolsa], ter um currículo mais complete e como garantia de emprego caso não encontre em bacharel”. Ao ser questionado sobre o emprego este afirmou que, atuaria como biólogo “pois me identifico mais com essa área”.

Sujeito 13- esse sujeito afirma que cursou licenciatura pois “ resolvi fazer pois já estava inclusa na minha bolsa, vi que era uma oportunidade a mais para entrar no mercado de trabalho, e disseram-me que ter 2 títulos na graduação conta pontos a mais em concursos”. Quando questionado sobre o emprego, esse sujeito afirmou que “dependeria da área de atuação do biólogo, mas que atuar como docente agora é uma proposta interessante.”

Sujeito 14- esse sujeito afirma que cursou licenciatura pois “ *poderia ter+ uma segunda profissão”. E quando questionado sobre qual profissão escolheria seguir, esse afirma que “bacharelado, pois teria mais autonomia.”

Perfil 2-

Descrição dos sujeitos:

Sujeito 15- “ Como professor lidaria com o cidadão, algo muito complicado” Essa foi a razão dada por esse sujeito ao escolher o emprego de bacharel. Ele disse que a principal razão por cursar licenciatura era por querer uma educação melhor e por querer “passar” seu conhecimento. E também disse o clássico “seguro desemprego”, o que mostra que no fundo a licenciatura foi vista como uma segunda opção.

56 Sujeito 16- “Escolheria trabalhar na instituição*como biólogo+, pois socialmente no Brasil a profissão[docente] é totalmente desvalorizada.” Porém esse sujeito afirma que escolheu fazer licenciatura pela “afinidade pela área, devido ao interesse no campo da educação, alem de ter mais opções no mercado de trabalho”. Essa fala de apresentar mais opções no mercado de trabalho também é o “seguro desemprego”. E vemos que mesmo que se oferecessem trabalhos iguais, tanto de bacharel como professor, esse sujeito escolheria o emprego de bacharel.

Sujeito 17- esse sujeito afirma que fez licenciatura por gostar de ensinar e por ter uma segunda opção de emprego. Quando perguntado qual trabalho escolheria, disse que ficaria com o de bacharel. Assim fica claro que a profissão docente é encarada como uma alternativa caso o emprego no bacharel não aconteça. “quando me imagino atuando como professor da escola básica, eu me sinto SURPRESO, porque não acho que seria a realidade ´ideal` pois prefiro o bacharelado e faria isso se fosse possível”

Sujeito 18- esse sujeito afirma que fez licenciatura pois se interessa pela área, mas ao mesmo tempo se tivesse a oportunidade de escolher ficaria com o emprego de bacharel pois “ eu imagino que assumir a responsabilidade de um educador seja uma tarefa árdua em um pais que não tem reconhecimento pela profissão”.

Sujeito 19- esse afirma que fez licenciatura por “seguro desemprego” apesar de ter um “gosto pela profissão”.

Contudo, se pudesse escolher “ com certeza ficaria com o emprego de bacharel, pois só enfrentarei a sala de aula se for estritamente necessário ( passando fome).

Sujeito 20- esse afirma que fez licenciatura por questões ligadas a empregabilidade e secundariamente por gostar de ensinar, mas afirma também que se pudesse escolher trabalharia como bacharel.

Sujeito 21- esse sujeito afirma que fez licenciatura para trabalhar na área de educação ambiental e para trabalhar com crianças, e que trabalharia sim como professor porem apenas se fosse em educação não formal ligada à ligação ambiental.

Perfil 3

Descrição dos sujeitos:

Sujeito 22- esse sujeito afirma que primeiramente fez o curso de licenciatura pela questão da empregabilidade e por querer fazer o curso completo (para ter os dois diplomas, tanto de licenciatura como de bacharel). Porém hoje se pudesse escolher, ficaria com o emprego de docente na escola básica, pois passou a gostar de licenciatura com o decorrer do curso, mas não sabe se passaria o resto da vida como docente.

Sujeito 23- esse sujeito afirma que no inicio optou por fazer licenciatura simplesmente como seguro desemprego, mas disse que atualmente isso mudou e que dar aula na escola básica se tornou um objetivo e não uma segunda opção. Diz se sentir realizado ao se imaginar como docente.

Sujeito 24- esse sujeito afirma que fez licenciatura primeiramente por ter bolsa integral na faculdade, e em segundo plano por ter certa afinidade com a profissão docente, e que se pudesse escolher

57 ficaria com o emprego na escola básica, porém somente se fosse uma escola pública, pois afirma que se sentiria mais a vontade de colocar em pratica seus ideais.

Sujeito 25- esse sujeito afirma que começou a cursar licenciatura para ter ambos os diplomas ( bacharel e licenciatura), porém afirma que com o passar do tempo se envolveu com o curso e que hoje seu objetivo é dar aula na escola básica.

Perfil 4-

Descrição dos sujeitos:

Sujeito 26- Esse sujeito afirma ter feito licenciatura porque “decidi fazer biologia para dar aula, por isso eu curso licenciatura. Sempre gostei dessa área. Sempre me vi como professor.” E ao ser questionado sobre qual emprego escolheria, esse sujeito respondeu que queria “trabalhar como professor na escola básica, pois é a carreia profissional que eu desejo, e serei mais realizado lá.” Sujeito 27- Esse sujeito afirma que cursou licenciatura, pois “tenho sentimento de responsabilidade de biólogo como produtor do conhecimento cientifico, de responsabilidade perante a atual situação da educação no meu país, [alem de possuir] interesse pela área da educação e as praticas existentes por trás dela, atualmente.” E quando questionado sobre o emprego, esse sujeito respondeu que “ escolheria a proposta da escola, pois é onde está a raiz da mudança de visão da sociedade, incluindo os futuros biólogos e cientistas”.

Sujeito 28- Esse sujeito afirma que as razões por cursar licenciatura foram “ a paixão pela biologia, e a minha motivação é apaixonar a maior número de pessoas, tirar o filtro preconceituoso de seus olhos”. E quando questionado sobre sua preferência profissional, esse sujeito respondeu que “escolheria ser professora da escola básica, pois é meu objetivo. O objetivo da minha formação é lecionar, estarei realizada com o brilho nos olhos dos meus alunos.”

Sujeito 29- Esse sujeito afirma que as razoes por cursarem licenciatura foram “sempre por ideologia trabalhar em algo que pudesse fazer a diferença, e a área da educação me oferece essa possibilidade.” E quando perguntado sobre o qual carreia seguiria esse sujeito respondeu que” ficaria com emprego na escola básica, porem se fosse possível ficaria com os dois *bacharel e licenciatura+”.

Perfil 5-

Descrição dos sujeitos:

Sujeito 30- Esse sujeito afirma que cursou licenciatura pois tinha “ vontade de dar aula, por aprendizagem *e por questões de + currículo”. Porem ao ser questionado sobre qual profissão seguiria se tivesse a oportunidade de escolher seria “atuar como biólogo, por se tratar de uma realização pessoal, maior ainda comparada a lecionar em uma escola.”

Sujeito 31- Esse sujeito afirma que cursou licenciatura porque “*queria+ poder fazer diferente de como meus professores fizeram, tentar modificar o ensino dentro da escola e na própria instituição e também porque esse tipo de relação entre as pessoas (ensino e aprendizagem) me atrai”. Porém

58 quando questionado sobre qual emprego escolheria, esse sujeito respondeu que “dependeria do trabalho como biólogo, se fosse em uma área que eu tenho afinidade aceitaria”.

Sujeito 32- Esse sujeito afirma que cursou licenciatura para “ ensinar ciência para os alunos mostrando a importância da ciência na vida das pessoas. Para contribuir com a organização dos conteúdos a serem ensinados, pois atualmente isso não parece ser relevante.” Porem quando questionado sobre sua preferência, esse sujeito respondeu que “ se fosse uma pesquisa relevante, escolheria a de biólogo”, mesmo dizendo que se sente satisfeito ao se imaginar como professor de escola básica.

59

Apêndice C

Documentos relacionados