• Nenhum resultado encontrado

Desdobramento do Orçamento Anual

No documento FRANCISCO DE OLIVEIRA (páginas 48-56)

CAPÍTULO 3: METODOLOGIA

3.4. Segunda Fase do Novo Programa de Redução de Custos

3.4.2. Desdobramento do Orçamento Anual

A partir do orçamento anual (exemplo mostrado acima na figura 05), cada ítem que compõe o custo total de manufatura é desdobrado até o nível de departamento, para que este valor possa ser comparado com outras áreas das demais plantas que têm atividades iguais ou similares.

Para melhor entendimento dos desdobramentos que serão mostrados a posteriormente, abaixo segue a descrição de uma das Fábricas da Fiat GM Powertrain composta por uma fábrica de Transmissões e duas de motores.

A figura 06 abaixo mostra a distribuição física das fábricas da Powertrain dentro do Site da montadora.

Figura 06 – Distribuição Físicas das Fábricas

A figura 07 apresenta a distribuição dos departamentos produtivos da Fábrica de Motores I, onde a junção dos custos de todos estes departamentos irá compor o custo de manufatura da parte produtiva da Fábrica de Motores I.

Figura 07 – Distribuição dos Departamentos da Fábrica de Motores I

A figura 08 apresenta a distribuição dos departamentos produtivos da Fábrica de Motores II, onde a junção dos custos de todos estes departamentos irá compor o custo de manufatura da parte produtiva da Fábrica de Motores II

Figura 08 – Distribuição dos Departamentos da Fábrica de Motores II

A figura 09 apresenta a distribuição dos departamentos produtivos da Fábrica de Transmissões, onde a junção dos custos de todos estes departamentos irá compor o custo de manufatura da parte produtiva da Fábrica de Transmissões.

Figura 09 – Distribuição dos Departamentos da Fábrica de Transmissões.

Finalmente a figura 10 mostra a composição geral da Powertrain com as três fábricas e seus respectivos departamentos.

Figura 10 – Composição Geral da Powertrain 3.4.2.1 Desdobramento do Orçamento anual – Mão-de-Obra Direta

A figura 11 abaixo mostra o desdobramento do custo da Mão-de-Obra Direta da Powertrain exemplificada acima, onde o custo total de manufatura do orçamento mostrado na figura 05 (anterior) é composto pelo custo de manufatura das três diferentes plantas (Fábrica de Motores I, Fábrica de Motores II e Fábrica de Transmissões).

Este desdobramento deve ser feito para cada uma das fábricas que compõe a Powertrain como um todo até seus respectivos departamentos.

Powertrain Geral

Fábrica de Transmissões

Fábrica de Motores II Fábrica de

Motores I Biela # 1

Girabrequim # 1

Bloco do Motor # 1

Cabeçote

Eixo de Comando

Capa de Mancal # 1

Bloco do Motor

Capa de Mancal

Girabrequim

Biela

Sub-montagem Volante / Girabrequim

Sub-montagem Suporte do Comando Linha de Montagem

Hot Test Sub-montagem do Coletor Admissão Linha de Montagem # 2

Biela # 2 Linha de Montagem # 1

Sub-montagem do Cabeçote

Eixo Comando 8V Carcaça do Eixo Comando Disco de Freio Corpo da Bomba de Óleo

Cabeçote

Bloco do Motor # 2 Girabrequim # 2 Capa de Mancal # 2

Hot Test Linha de Montagem Eixo Comando 16V Usinagem de Alumínio

Usinagem de Dentados

Linha de Montagem Cab. 16V Cabeçote 16V

Figura 11 – Desdobramento do Orçamento da Mão-de-Obra Direta Obs.: Devido a confidencialidade os valores mostrados na figura 11 são fictícios

Desta forma cada departamento tem o seu valor exato previsto para ser gasto durante o ano e de posse deste número é possível se fazer um controle e acompanhamento do custo do departamento, que podem ser mostrados em custo por unidade ou horas por unidade para poder ser comparável com os custos das demais plantas da Fiat GM Powertrain.

3.4.2.2 Desdobramento do Orçamento anual – Mão-de-Obra Indireta

O desdobramento da Mão-de-Obra Indireta é feito até o nível de fábrica (Motores I, Motores II e Transmissões), uma vez que esta conta é composta por pessoas de Manutenção, Manuseio de Materiais e Qualidade que não estão alocadas especificamente em um departamento e que prestam serviço para todas as áreas de cada fábrica, sendo possível somente distinguir a fábrica onde está alocado o funcionário.

Para os departamentos que também são indiretos e não estão alocados fisicamente e financeiramente em nenhuma das fábricas (ex.: Ferramentaria) a

distribuição de seus custos para cada uma das fábricas é feito pelo sistema de rateio, onde são considerados o tamanho e complexidade de cada fábrica.

A figura 12 apresenta um exemplo desde desdobramento.

Figura 12 – Desdobramento do Orçamento da Mão-de-Obra Indireta Obs.: Devido à confidencialidade os valores mostrados na figura 12 são fictícios

3.4.2.3 Desdobramento do Orçamento Anual – Mão-de-Obra Mensalista

A exemplo da mão-de-obra indireta, a mensalista também é desdobrada somente até o nível de fábrica (Motores I, Motores II e Transmissões), uma vez que esta conta é composta por pessoas da administração (Técnicos de produção, Supervisores, Gerentes, etc) e os mensalistas das áreas, que não estão alocados, fisica e financeiramente, em nenhuma das fábricas (ex.: Ferramentaria). A distribuição de seus custos para cada uma das fábricas é feita pelo sistema de rateio, onde são considerados o tamanho e complexidade de cada fábrica.

3.4.2.4 Desdobramento do Orçamento Anual – Ferramentas

O desdobramento do custo das ferramentas é feito até o nível de operação, onde é possível conhecer o custo específico de cada uma delas, como por exemplo:

fresagem da face do bloco, furo da galeria de óleo, etc.

Este detalhamento é possível porque cada uma das ferramentas possui um código de controle específico para cada uma delas, onde os custos das ferramentas especiais e específicas são lançados diretamente nos departamentos de uso e os

custos as ferramentas comuns (ex.: brocas, machos, alargadores, etc) são controladas através das solicitações de uso de cada departamento.

Desta forma é possível controlar o custo das ferramentas por unidades produzidas, sendo possível a comparação com as demais plantas da Powertrain.

A figura 13 mostra a forma do desdobramento feito para ferramentas.

Figura 13 – Desdobramento do Orçamento das Ferramentas

Obs.: Devido à confidencialidade, os valores mostrados na figura 13 são fictícios.

3.4.2.5 Desdobramento do Orçamento Anual – Materiais de Produção

O desdobramento dos custos dos materiais de produção são feitos de duas formas, (1) para os materiais de segurança, uniformes e papelaria o desdobramento é feito até o nível de departamento através das solicitações de uso, (2) para os óleos lubrificantes, hidráulicos e de corte, o desdobramento é feito até o nível de fábrica, apesar de o seu consumo ser controlado por máquinas.

3.4.2.6 Desdobramento do Orçamento Anual – Energia e Utilidades

Os desdobramentos dos custos com energia elétrica e utilidades são feitos até o nível de fábrica através de medição de consumo individualizado em cada uma das fábricas.

Embora a medição e controle sejam feitos individualizadamente por fábrica, o custo desta conta por unidade fica distorcido devido às diferenças de potência elétrica consumida por cada departamento e à utilização destes recursos também nas áreas administrativas, que têm seu consumo integrado ao das fábricas.

Desta forma a comparação desta conta com as demais plantas exige alguns cuidados especiais.

3.4.2.7 Desdobramento do Orçamento anual – Manutenção

Os desdobramentos dos custos de manutenção são feitos até o nível de departamento através das requisições dos materiais que são utilizados nas atividades de manutenção e alocação deste custo no respectivo departamento de uso.

Sua comparação com as demais plantas também não é direta devido às diferenças de condições dos equipamentos utilizados por cada planta (tempo de vida de cada máquina, forma de manutenção contratada ou interna e diferenças tecnológicas).

3.4.2.8 Desdobramento do Orçamento Anual – Serviços Contratados

Os serviços contratados têm seus custos desdobrados até ao nível de fábrica, pois os contratos são feitos de forma global e seus valores rateados por fábrica, levando –se em consideração os tamanhos e complexidade de cada fábrica.

Sua comparação fica mais focada no tipo de serviço que é contratado, do que em seus respectivos valores.

3.4.2.9 Desdobramento do Orçamento anual – Outras Despesas

O desdobramento das despesas gerais (outras despesas) são feitos à medida em que surge a necessidade de comparação e análise específica de uma determinada conta ou despesa.

No documento FRANCISCO DE OLIVEIRA (páginas 48-56)

Documentos relacionados