• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento ambiental, econômico e social das regiões em que se insere a atividade florestal

mantendo informada essas comunidades sobre seu manejo, com identificação de

Princípio 5 Desenvolvimento ambiental, econômico e social das regiões em que se insere a atividade florestal

Princípio 5 – Desenvolvimento ambiental, econômico e social das regiões em que se insere a atividade florestal

Deve haver uma política de relacionamento com os trabalhadores florestais e comunidades locais, bem como evidências dos benefícios da atividade florestal nos aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Critérios e indicadores Conclusões

5.1. A organização deve incentivar programas de interesse comunitário, a fim de melhorar as condições de vida da comunidade local.

Considerações em nível de critério: não atendido.

5.1. a) evidência da identificação dos aspectos sociais e econômicos sobre os quais se possa ter influência e os impactos decorrentes.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

O grupo de certificação elaborou uma planilha de aspectos e impactos ambientais e sociais identificando nas atividades desenvolvidas na UMF os impactos potenciais e reais. Para cada impacto identificado foi elaborado um controle baseado em procedimentos elaborados pelo grupo para mitigação desses impactos.

5.1. b) evidência de ações para evitar, mitigar ou, quando aplicável, compensar impactos sociais e econômicos negativos significativos decorrentes.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

Durante as visitas de campo e análise documentais não foram identificados impactos decorrentes das atividades e operações do EMF. O grupo de certificações desenvolveu mecanismos para identificação dos impactos sociais causados, bem como identificação das medidas de controle e mitigação. Foi elaborado também procedimentos para dar tratativas as de ações que evitar, mitigar ou, quando aplicável, compensar impactos negativos significativos decorrentes, tais como: ASP-05 - Acoes Corretivas e Preventivas - Rev 03; ASP-06 Gestao de Conflitos para Produtores Florestais - Rev 03; ASP-07 - Comunicação com Partes Interessadas Aspex - Rev 04 e ASP-15 - Programa de Controle de Emergências_Rev 03.

IMA_OAF_79_00 Página 50 de 56

impactos sociais e econômicos positivos. Sim Não N/A

A ASPEX desenvolve algumas ações para interação social, promovendo parcerias para promoção de cursos de capacitação de comunidades locais e orientações mínimas sobre saúde e segurança, e meio ambiente. Além disso, tem promovido a realização de eventos para incentivar o uso múltiplo da madeira produzida pelos produtores rurais. 5.1. d) evidência de que os hábitos e costumes não

predatórios das populações locais, tradicionais e indígenas são respeitados.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

O grupo de certificações identificou e mapeou as principais comunidades e populações locais que estão no entorno da UMF. Com base nesse levantamento não foram identificadas comunidades indígenas ou tradicionais em distância inferior que 300 metros do manejo florestal realizado pelo grupo, área apontada pelo “PO-03-PLF-004 07 -PTEAS” como diretamente afetada. Durante as visitas de campo e entrevistas com membros das populações locais que são diretamente afetados foi observado que os costumes são respeitados.

5.1. e) evidência de que a propriedade intelectual das populações tradicionais e indígenas é respeitada.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

Durante as visitas de campo, entrevistas com membros das populações locais e recebimento de comentários de consultas pública no processo de certificação não foi observado utilização de conhecimentos tradicionais e de propriedade intelectual das populações tradicionais e indígenas.

5.1. f) evidência de que é dada prioridade à participação de moradores das comunidades locais nas diferentes atividades relacionadas à área de manejo florestal.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

Durante as visitas de campo e entrevistas com membros das comunidades locais foi observado que o grupo de certificação promoveu parcerias para auxilia-los em demandas locais (reforma de escola) e treinamentos de capacitação para a realização de cursos do SENAR. A planilha “Monitoramento Ações Sociais – 2015” indica a data, número de participantes, local de realização e o tema dos cursos realizados ano base 2015.

5.1. g) existência de ações que incentivem empreendimentos locais.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

A ASPEX tem promovido a realização de eventos para incentivar o uso múltiplo da madeira produzida pelos produtores rurais. Adicionalmente, cerca de 3% da madeira produzida é utilizada pelos produtores para usos diversos, como comercialização em serrarias locais (caixarias), construção de cercas entre outros usos.

5.1. h) existência de programas implementados de saúde, alfabetização, segurança e higiene dos trabalhadores florestais, acessíveis a seus dependentes diretos.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

Durante as visitas de campo e entrevistas com os dependentes dos trabalhadores florestais foi observado que não há programas implementados para orientá-los quanto aos requisitos de saúde e segurança desenvolvidos dentro da propriedade rural. Os produtores rurais desenvolvem atividades de aplicação de agrotóxicos, armazenamento de agrotóxicos e embalagens, e os dependentes dos trabalhadores florestais não foram orientados quanto aos cuidados sobre os riscos a saúde e segurança desses produtos e locais de armazenamento (NCR #03/15).

5.1 i) existência de ações que incentivem programas de educação ambiental desenvolvidos junto às comunidades locais.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

Além das consultas realizadas pela fomentadora do grupo, a ASPEX desenvolve ações envolvendo sindicatos dos trabalhadores rurais fomentando a capacitação ambiental quanto a gestão de resíduos sólidos, aspectos legais básicos; diálogo sobre direitos e condições de trabalho; interpretação das normas e certificação em grupo (Arquivo_Ações Comunidades).

5.1. j) existência de programas implementados de educação ambiental para os trabalhadores do empreendimento.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

A ASPEX realiza atividades de educação ambiental com os trabalhadores, orientando-os quanto a higiene pessoal, separação do lixo e cuidados com a proteção dos recursos ambientais. Durante as visitas de campo foi observado que os trabalhadores rurais receberam essas orientações.

IMA_OAF_79_00 Página 52 de 56

NOTAS: NCR #03/15.

5.2. A organização deve implantar programas de divulgação e de comunicação com as partes interessadas.

Considerações em nível de critério: atendido.

5.2. a) existência de procedimentos ou instrumentos para divulgação clara e objetiva das atividades e formas de atuação do empreendimento florestal.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

O grupo de certificação possui um resumo do plano de manjo florestal, cujo documento define as atividades florestais e as formas de atuação do empreendimento florestal.

O grupo apresentou o documento “ASP-06 Gestao de Conflitos para Produtores Florestais - Revisão 03”, no qual são definidos conceitos, e responsabilidades para tratamento e recebimento das ações a serem tomadas no caso de eventuais demandas por partes interessadas. Neste procedimento foi previsto pelo grupo representantes para envolvimento nas negociações de solução dos conflitos. 5.2. b) evidência de programas implementados de

consulta e comunicação entre a organização e as partes interessadas, externas e internas.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

O grupo de certificações realizou o mapeamento geral de comunidades e foram realizadas visitas de apresentação e entrega do resumo público do plano de manejo para apresentação do processo de certificação florestal. Durante as entrevistas de campo foi observado a entrega do resumo do PMF (Arquivo_Fechamento NCR 02_protocolos de entrega de resumo do PMF).

5.2. c) evidência de recebimento, análise e respostas a questionamentos e de medidas conciliatórias que visem à resolução de conflitos entre o responsável pela área de manejo florestal e as partes interessadas, externas e internas.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

O grupo de certificação possui uma planilha para registros de ocorrências e recebimentos de comentários (Arquivo_ Planilha de registro de ocorrência – ASPEX). O grupo também elaborou procedimentos para comunicação com partes interessadas (Arquivo_ ASP-07 - Comunicação com Partes Interessadas Aspex - Rev 04)

5.2. d) evidência de bom relacionamento com organizações representativas da comunidade locais, órgãos governamentais e entidades afins.

Conformidade com o indicador: Sim Não N/A

Durante o período de auditoria e análise documental foi observado que o grupo de

certificação possui um bom relacionamento com as organizações das comunidades locais, sindicatos, órgão não governamentais, entre outros. O grupo possui uma planilha dos contatos dos representantes locais, possui registros de comentários externos, bem como procedimentos implantados para recebimentos e tratativas (Arquivo_ Relatório de Contatos SITE ASPEX; Planilha de registro de ocorrência – ASPEX; ASP-07 - Comunicação com Partes Interessadas Aspex - Rev 04).

NOTAS: N/A.

ANEXO IV – Critérios de elegibilidade para certificação de grupo de produtores