• Nenhum resultado encontrado

3.2 MOMENTOS DA PESQUISA

3.2.3 Desenvolvimento da Metodologia Proposta Mediante Oficina Temática

Nesta fase da pesquisa, realizou-se uma oficina temática, na primeira aula do semestre letivo, com alunos da disciplina de Química Geral e Experimental, do primeiro período do curso de graduação de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da UTFPR, Câmpus Ponta Grossa. A oficina foi realizada em um laboratório de informática (Figura 4) pertencente ao departamento de Engenharia de Produção do bloco I da universidade. A turma de 44 alunos é dividida em Turma A e B, considerando a capacidades dos laboratórios, sendo então a oficina dividida em dois momentos, com dois grupos A e B com no máximo 22 alunos.

Figura 4: Laboratório de informática onde a oficina foi realizada.

Fonte: Próprio autor.

Cada sujeito da oficina contou com um computador a sua disposição, com acesso à Internet, sistema operacional Windows 7 e navegador Google Chrome. A duração de cada um dos dois momentos foi de duas aulas de 50 minutos.

Primeiramente, foi realizada uma introdução à proposta, em que os objetivos e metodologias do projeto foram repassados aos participantes, de modo que estes ficassem a par da utilização da plataforma de leitura e resolução das questões, além de seu conteúdo e intuito acadêmico.

Cada sujeito da oficina contou com um computador à sua disposição, sendo a atividade realizada individualmente. A turma foi instruída, passo a passo, a acessar o site referente à plataforma online do LimeSurvey, por meio do navegador Google Chrome.

Em seguida, cada sujeito da oficina respondeu, através da plataforma online, a questionários introdutórios à proposta, contendo os seguintes questionamentos:

1) O que é Química e qual a relação desta com a Ciência? 2) O que é matéria?

3) O que é átomo?

5) O que são ligações químicas?

6) Você já trabalhou com tiras em quadrinhos anteriormente? Se sim, onde? Comente brevemente como foi esta experiência.

O objetivo dessa fase foi avaliar quais os conhecimentos prévios trazidos pelos sujeitos da pesquisa antes da realização da proposta. As questões, nesse caso, de formato aberto, foram elaboradas de maneira que sua resolução se desse de maneira sucinta e objetiva, sem que se fosse necessário um detalhamento maior com relação aos conceitos abordados, já que a intenção da proposta não foi medir esses conhecimentos, mas sim verificar e discutir as possíveis transformações no decorrer da pesquisa.

Após a aplicação do questionário inicial, os participantes da oficina iniciaram a resolução do material constituído pelas tiras, pelos textos explicativos e pelas questões de múltipla escolha. Este momento da atividade também foi realizado individualmente, de forma que as respostas de cada sujeito fornecessem dados referentes às próprias percepções e conhecimentos construídos ou assimilados. As informações contidas nas tiras e nos textos tiveram por objetivo fornecer conceitos científicos supostamente desconhecidos pelos participantes da proposta, ou ainda relembrar outros possivelmente já conhecidos por eles. Já as questões de múltipla escolha não tiveram como finalidade a concessão de dados ao propositor desta pesquisa, referentes à quantidade de questões acertadas ou erradas, mas sim de oferecer aos participantes a possibilidade de uma auto-avaliação relacionada à construção de uma possível aprendizagem.

Por fim, os sujeitos da oficina responderam a um questionário final, que teve por objetivo avaliar o impacto da pesquisa após a resolução da proposta, além de verificar uma possível evolução conceitual referente aos conhecimentos prévios verificados inicialmente. As questões postuladas foram as seguintes:

1) O que é Química e qual a relação desta com a Ciência? 2) O que é matéria?

3) O que é átomo?

4) O que é tabela periódica? 5) O que é ligação química?

6) O que mais lhe chamou atenção durante a realização desta oficina? Opções: visual; caráter motivacional; resolução através do computador; facilidade de

compreensão; interdisciplinaridade; relação com o cotidiano; caráter bem- humorado.

A repetição com relação às cinco primeiras questões propostas inicialmente teve por intenção oferecer aos participantes da pesquisa a possibilidade de reavaliar suas percepções ou conhecimentos iniciais e verificar se houve avanço conceitual com o decorrer da resolução da proposta.

A análise de seus resultados pelo pesquisador, contudo, não teve por fim um tratamento dos dados de maneira a realizar afirmações categóricas a partir do número de questões acertadas ou não, mas sim de verificar similitudes e diferenciações entre os resultados obtidos dos questionários final e inicial e, a partir de uma análise de como as respostas evoluíram conceitualmente de maneira geral e não individual, sugerir melhorias no desenvolvimento da metodologia e ainda novas possibilidades para sua aplicação. Nas figuras 5 e 6 estão representados alguns dos momentos da oficina.

Figura 5: Momento da resolução da proposta na Turma A.

Figura 6: Momento da resolução da proposta na Turma B.

Fonte: Próprio autor .

Durante a resolução dos questionários inicial e final e das questões, um problema com a plataforma virtual do Lime Survey foi verificado devido ao fato de que o número de questionários disponibilizados pelo site em seu formato livre é limitado. Com isso, algumas respostas acabaram não sendo contabilizadas e alguns resultados descartados. Ainda sim, o número de dados contabilizados foi satisfatório para uma discussão sobre os resultados verificados.

Os resultados obtidos foram analisados através da própria plataforma do Lime Survey, que oferece uma gama de opções de verificação de dados para o administrador da conta. Na página inicial de administração (Figura 7), há a aba “registros”, em que há a opção de verificação dos dados e das estatísticas. Nesta última, há abas como “mostrar informações resumidas”, “mostrar respostas”, “tela para entrada de dados”, “obter estatísticas a partir das respostas”, além de opções para importar ou exportar arquivos e dados.

Figura 7: Página inicial de administração da plataforma do Lime Survey.

Fonte: próprio autor

Tais ferramentas possibilitam tanto uma abordagem qualitativa quanto quantitativa na análise de resultados, sendo tal ferramenta útil para diferentes objetivos e posturas metodológicas de pesquisa.

3.3 ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS DAS RESPOSTAS DOS

Documentos relacionados