• Nenhum resultado encontrado

O desenvolvimento motor é um processo sequencial que está relacionado com a idade cronológica, em que os requisitos das tarefas interagem com a biologia do individuo e as condições do ambiente sendo inerentes as mudanças emocionais, sociais e intelectuais. (GALLAHUE E OZMUM, 2005).

Estabelecer um desenvolvimento motor é ir muito além do que apropriar-se da cultura do corpo, pois a brincadeira infantil, se for entendida como patrimônio cultural no qual a linguagem do corpo é expressada, perde sentido se for empregada apenas para desenvolver o raciocínio e a coordenação. (NEIRA, 2008).

Vários fatores interferem nas habilidades motoras, um destes fatores é o aumento nos níveis de sobrepeso e a obesidade das crianças, em função do estilo de vida em que levam, ricos em falta de interesse por atividades motoras. (CARMINATO, 2010).

De uma maneira geral, brinquedos e brincadeiras sempre foram lembrados no momento em que é necessário discutir o desenvolvimento da criança, mesmo que na maioria das discussões o que dominou foi o aspecto funcional, do desenvolvimento motor, cognitivo, o da socialização, presente no ato de brincar, não que estes elementos não estejam presentes diariamente em nossas vidas ou não sejam importantes, mas a brincadeira não pode ser compreendida apenas como uma atividade de fim preestabelecido. (STAVISKI, SURDI E KUNZ, 2013).

Para o desenvolvimento motor da criança o domínio das habilidades motoras é básico, pois as experiências motoras em geral fornecem muitas informações sobre a percepção que a criança tem de si mesma e do mundo em que vive. (GALLAHUE; DONNELLY, 2008).

O ambiente deve ofertar a criança no mínimo de oportunidade e espaço para que ela possa se desenvolver, pois a influência ambiental varia de uma criança para

outra, assim o mesmo ambiente pode ter impactos diferentes, a prática e a experiência são importantes para o desenvolvimento motor. (BEE, 1996).

As fases desse desenvolvimento motor devem ter como finalidade a compreensão das faixas etárias de cada fase em que a criança se desenvolve, sendo assim deve ser compreendido como referência e não como uma regra fixa que deve ser seguida a risca. (MAFORTE, 2007).

7 CONCLUSÃO

No decorrer do desenvolvimento desta pesquisa foi possível investigar e conhecer de maneira mais detalhada o que vêm sendo produzido nos últimos cinco anos a respeito da contribuição do movimento para o desenvolvimento e aprendizado de crianças que frequentam a EI e Anos Iniciais.

Diante da coleta de dados foi observado que apesar do tema em questão ser de grande importância, a produção é muito reduzida, os autores estão produzindo pouco a cerca do tema, sendo um fator que merece total atenção.

Frente aos dados coletados e diante das indagações o movimento de fato contribui para que o aluno se desenvolva e aprenda, diversos estudos provam a importância do se movimentar na infância, sendo que esta fase é a primeira etapa da vida de um ser humano.

Foi possível conhecer as diferentes concepções a cerca do movimento que é apresentada pelos autores, apesar de todas terem conceituação semelhante, para alguns é vista e inserida em suas produções de diferentes maneiras, às vezes mais relacionada com o desenvolvimento, outras vezes mais relacionada com o aprendizado.

Quanto as abordagens pedagógicas que são utilizadas pelos profissionais que trabalham diretamente com o movimento em suas práticas diárias foi visualizado que há uma intenção em fazer o trabalho de uma maneira ou de outra, porém não se clareia que tipo de abordagem o profissional usa para seu trabalho, em muitas citações é possível perceber que os autores trazem o que pode ser feito e como pode ser feito, porém concretamente e explicitamente não há citações que relatem o que o professor faz na sua prática para contemplar o movimento como forma de desenvolver a criança ou facilitar seu aprendizado.

Assim a relação prática pedagógica e movimento foi um objetivo dentro da pesquisa que não pode ser respondido de maneira clara, pois ainda há uma produção pobre a cerca desta questão o que não permitiu contemplar o objetivo inicialmente proposto.

Ao concluir este trabalho tem como vislumbre a importância de conhecer o que se produz nas bases de dados e em bibliotecas online, pois conhecer a realidade com propriedade apenas nos momentos em que se permite acessar as

bases e classificar os estudos, nos últimos cinco anos, os autores timidamente produzem sobre a temática do movimento, que é de extrema importância e não apenas para o professor de EF ou EI, mas para todos que utilizam deste para por em prática as atividades que trazem para o espaço chamado escola.

Ao finalizar esta etapa da pesquisa foi possível confirmar que de fato o movimento auxilia a criança a crescer, a se desenvolver, e não apenas no fator motor, mas cognitivo, social, intelectual, cultural e físico.

8 REFERENCIAS

AUTORES, Coletivo de. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo, SP. Ed.Cortez, 1992.

BARBOSA, M. C.S. Práticas cotidianas na educação infantil – bases para

reflexão sobre as orientações curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC

e UFRGS para construção de orientações curriculares para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB/UFRGS, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional

para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros

curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. In Diário da União, ano CXXXIV, n. 248, 1996.

______. Constituição Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasilia: Senado Federal, 1988.

BARELA, J.A. Aquisição de Habilidades Motoras: do inexperiente ao habilidoso. Motriz. v. 5, n.1, p. 53-57, 1999.

BASEI, A.P. O movimentar-se humano na educação infantil: contribuições da

educação física para o desenvolvimento da criança. Revista Digital Buenos Aires, año: 13, n. 125, 2008.

BEE, H. A Criança em Desenvolvimento. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. BERWANGER, F. Os saberes do movimento do corpo na Educação Infantil: o contexto da formação de professores nas licenciaturas em pedagogia de Curitiba- Paraná, 2011, 163 f.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73- 81, 2002.

CAETANO, M.J.D. SILVEIRA, C.R.A; GOBBI, L.T.B. Desenvolvimento Motor de Pré- escolares no Intervalo de 13 Meses. Rev. Bras. De Cineantropometria &

Desempenho Humano. v.7, n.2, p.05-13, 2005.

CARLOS NETO. Motricidade e Jogo na Infância. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. CARMINATO, R. A. Desempenho motor de escolares através da bateria de teste

KTK. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –Universidade Federal

CARVALHO, A.C. A. Educação física na educação infantil: produções

apresentadas no Conbrace (1997 a 2007). Monografia apresentado a Professora

Dra. Ana Cláudia Porfírio Couto como requisito da disciplina Seminário de TCC II, para a obtenção do título de licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. 2009.

COLLET, C et al. Nível de coordenação motora de escolares da rede estadual da cidade de Florianópolis. Revista Motriz, Rio Claro, v.14 n.4, p.373-380, 2008. DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

DEBORTOLI, J.A; LINHALES, M.A; VAGO, T. M. Infância e conhecimento escolar: princípios para a construção de uma Educação Física “para” e “com” as crianças.

Pensar a Prática, v.5, 2002.

DE MEUR, A; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação: São Paulo: Manole, 1991.

EHRENBERG, M.C. A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil. Pro-Posições, v.25, n.1, p. 181-198, 2014.

FARIAS, S.F. O movimento corporal no contexto da educação infantil. Tese de monografia Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação.

Colegiado de Pedagogia . Campus I. Salvador, 2009. 122f.

FAUSTINO, A. J et al. Os efeitos da actividade física regular no desenvolvimento infanto-juvenil. Estudo no 1º ciclo do ensino básico, 2º ano de escolaridade. Revista

do Departamento de Educação Física e Artística, Castelo Branco, v. 5, p. 515-

524, 2004.

FERREIRA, A.B. H.Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, 214 p.

FONSECA, V. Da filogênese à ontogênese da motricidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. 309 p.

GALLAHUE, D. L; DONNELLY, F. C. Educação Física Desenvolvimentista para

Todas as Crianças. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

GALLAHUE, D.L. Conceitos para Maximizar o Desenvolvimento da Habilidade de Movimento Especializado. Rev. da Educação Física/UEM. v.6, n.2, p.197-202, 2005.

GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor:

bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Ed. Phorte, 2005.

______. A classificação das habilidades de movimento: um caso para modelos multimensionais. Revista de Educação Física – UEM, v.13, n.2, p.105-11, 2002.

GALLARDO, J.S.P. Educação Física escolar: do berço ao ensino médio. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

GARANHANI, M. C. Concepções e práticas pedagógicas de educadoras da

pequena infância: os saberes sobre o movimento corporal da criança. 2004.

155 f. Tese (Doutorado em Educação - Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

HILSENDEGER, C.L. Concepções de Educação Física na Educação Infantil

presentes nas propostas pedagógicas nos centros educacionais infantis públicos municipais da cidade de Aranguá. Criciuma, 2011, 90 f.

KUNZ, E. Educação Física: Ensino & Mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.

LERINA, G. Lopes; SAYÃO, D. T. Corpo e Movimento, adultos e crianças: experiências e desafios. In: ______ . Secretaria Municipal de Educação – SME. Divisão de Educação Infantil. Caderno de Formação. Florianópolis: PRELO, 2004. MACIEL, R, L; BATISTELLA, P.A. Desenvolvimento motor: um estudo comparativo em escolas públicas de caráter municipal e estadual. Revista Biomotriz, Unicruz, 2012.

MAFORTE, J.P.G, et al. Análise dos padrões fundamentais de movimento em

escolaresde sete a nove anos de idade. Revista Brasileira de Educação Física,

2007.

MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. 5ed. São Paulo: Edgard Bluncher, 2000.

MAHER, C,G et al. A description of the trials, reviews, and practice guidelines indexed in the PEDro database. Phys Ther. v.88, n.9, p.1068, 2008.

MELLO, Maria A. A atividade mediadora nos processos colaborativos de

educaçãocontinuada de professores: educação infantil e educação física. 2001.

Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

NEIRA, M.G. Educação Física na Educação Infantil: algumas considerações para a elaboração de um currículo coerente com a escola. In: FILHO, Nelson F. de Andrade; SCHNEIDER, Omar. Educação Física para Educação Infantil:

conhecimento e especificidade. Aracaju: Editora UFS, 2008.

______. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007. (Coleção Idéia em Ação).

OLIVEIRA, C. B. de Mídia, Cultura Corporal e Inclusão: Conteúdos da Educação Física Escolar. Lecturas: Educacion Física y Desportes, Buenos Aires, v.10. n. 77, 2004.

OLIVEIRA, N.R.C. Educação Física: qual o seu lugar na Educação Infantil? In: Souza. A. S. (Org). Desafios para uma educação física crítica. São Paulo: Cult, 2005.

______.O espaço do “corpo” na educação da infância. Revista da faculdade de

educação física da UNICAMP. n1, p. 1-13, 2008.

PAIM, M. C. C., Desenvolvimento motor de crianças pré-escolares entre 5 e 6. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v. 8, n.58, 2003.

PAPALIA, D.E; OLDS, S.W. Desenvolvimento humano. São Paulo: ArtMéd, 2000. PEREIRA, E.F; TEIXEIRA, C.S; CORAZZA, S.T. A estrutura do movimento e a aprendizagem das habilidades motoras. Ativ. Fís., Lazer & Qual. Vida. v.2, n.2, p.43-57, 2011.

POLETTO, M; KOLLER, S. H. Resiliência: uma perspectiva conceitual e histórica. In D. D. Dell’Aglio, S. H. Koller, M. A. M. Yunes (Eds.), Resiliência e Psicologia Positiva: Interfaces do risco à proteção (pp. 19-44). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. RAMALHO, M.H.S et al. Habilidades motoras e os conceitos de movimento na educação infantil. Rev. Acta Brasileira do Movimento Humano, v.1, n.1, p.23-32, 2011

SAYÃO, D.T. Infância, Prática de ensino de Educação Física e Educação

Infantil. Educação do Corpo e Formação de Professores: Reflexões Sobre a

Prática e Ensino de Educação Física. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.

______.Infância, Educação Física e Educação Infantil. In: Síntese da Qualificação da Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação/SME. Divisão de Educação Infantil. Prefeitura Municipal de Florianópolis/PMF. Florianópolis, 2000.

______.Educação física na educação infantil: riscos, conflitos e controvérsias.

Motrivivência. n 13, p 221-238, 1999.

SCHMIDT, R. A, WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SILVA, D.G. A percepção dos professores sobre a cultura corporal nas séries

iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Monte Sião de São Domingos–Goiás. Monografia.Universidade de Brasilia, Brasilia, 2014.

SILVA, E.G; KUNZ, E; SANT’AGOSTINO, L.H. Educação (física) infantil: território de relações comunicativas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 32, n. 2-4, p.29-42, 2010.

STAVISKI, G; SURDI, G; KUNZ, E. Sem tempo de ser criança: a pressa no contexto da educação de crianças e implicações nas aulas de Educação Física. Rev. Bras.

TANI, G. Processo adaptativo em aprendizagem motora: o papel da variabilidade. Rev. Paul.Educ. Fís. v.3, p. 55-61, 2000.

VAGO, T.M. Ínicio e fim do século XX: maneiras de fazer Educação Física na Escola. Cadernos Cedes, n.48, p. 30-51, 1999.

VALENTINI, N. C. A Influência de uma Intervenção Motora no Desempenho Motor e na Percepção de Competência de Crianças com Atrasos Motores. Rev. Paul. Educ. v.16, n.1, p. 61-75, 2002.

VYGOTSKY, L, S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ______.Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1995.

WALLON, H. A Evolução Psicológica da Criança. Tradução: Ana Maria Bessa. São Paulo: Martins Fontes, 1968.

WHALEY, L.F.; WONG, D. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais a intervenção efetiva. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. 910p.

Documentos relacionados