• Nenhum resultado encontrado

Com o intuito de atingir o objetivo geral da pesquisa que foi caracterizar o perfil de atuação da unidade caso, utilizando as informações sobre as áreas de atuação dos seus docentes-

5O DSpace é um software livre desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (IBICT) para

possibilitar a criação de repositórios digitais (IBICT, 2018). Disponível em: http://www.ibict.br/tecnologias-para- informacao/dspace.

pesquisadores, presentes na Plataforma Lattes, o desenvolvimento da pesquisa iniciou-se com a coleta e tratamento de dados dos CVLattes dos docentes do IFSP. Os dados dos docentes utilizados no estudo foram obtidos por meio de um levantamento junto à Coordenadoria de Admissão de Pessoal (CSP - Reitoria) do IFSP e complementado por consulta ao Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), que comtempla informações de todos os docentes da instituição, em atividade ou não.

A lista dos docentes inativos (isto é, aqueles que não estão em atividade na instituição) foi gerada em parte pela CAP (aposentados e falecidos) e outra após consulta aos docentes “excluídos” (exonerados ou redistribuídos para outras instituições federais) no SUAP. Foram desconsiderados os docentes substitutos e os que saíram da instituição até 2010, quando o IFSP realmente consolidou-se com a criação efetiva da maioria dos campi existentes.

As listas foram tabuladas em planilhas: a lista de docentes ativos possuía informações sobre 2527 indivíduos com nome, campus, data de início de exercício, escolaridade e titulação; já a lista de docentes inativos possuía 498 indivíduos, contendo nome, data de início e saída da instituição.

Após a obtenção da identificação dos docentes, passou-se à etapa da obtenção dos dados dos currículos de cada um. Para tanto, utilizou-se a Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/), que fornece para cada pesquisador um CVLattes com um código de identificação único (ID Lattes).

Inicialmente, as buscas pelo ID Lattes foram realizadas na PL, mas ao longo da coleta foi necessário consultar o SUAP para casos em que o preenchimento do CVLattes deixava dúvidas se o registro se referia ao docente em questão ou não. Após consultas no SUAP constatou-se a existência de um campo denominado “Outras opções”, que contempla o Currículo Lattes de cada servidor. A opção no SUAP possui uma versão do CVLattes, mas também permite o acesso ao CVLattes diretamente na PL. Dessa maneira, as buscas tornaram- se mais efetivas, uma vez que essa informação é cedida pelo próprio docente à instituição e com o redirecionamento ao CVLattes conseguiu-se evitar a perda de tempo com currículos de pesquisadores homônimos.

De modo a não distorcer as estatísticas de produção científica, decidiu-se por não contabilizar os resultados dos docentes inativos que permaneceram no IFSP menos que 6 meses. Sendo assim, após a coleta dos IDs lattes foi necessário conferir a data de início de exercício e de saída da instituição para tais docentes utilizando o SUAP.

A fim de qualificar a coleta, houve revisão e correção dos dados. Durante o procedimento, notou-se que alguns docentes possuíam mais de um vínculo com a instituição,

ou seja, trabalharam por um período, saíram e retornaram depois de alguns anos e, posteriormente, exoneraram ou se aposentaram. Ambas as datas foram consideradas durante a coleta.

A fase de coleta dos dados foi realizada entre os dias 18/09/2018 e 29/11/2018. Após a primeira listagem foi necessário um novo levantamento, pois houve contratação e exoneração ou aposentadoria de alguns docentes. As listas foram comparadas e incluiu-se os novos docentes na lista dos ativos, e transferiu-se para a lista dos inativos os docentes que não mais possuíam vínculo com a instituição. Após todo o procedimento acima descrito, obteve-se 2526 CVLattes dos docentes ativos e 202 dos inativos na PL.

Para extração e tratamento dos dados coletados foi utilizado o Synclattes. O Synclattes é um conjunto de scripts desenvolvidos para extrair, tratar e sincronizar os metadados do CVLattes (MATIAS, 2015). Para tal procedimento foi necessário organizar os dados coletados em um arquivo .txt da seguinte maneira:

a) ID Lattes (o código identificador único de cada CVLattes coletado na Plataforma); b) Período (o tempo de permanência do docente na instituição; para os docentes ativos,

esse período foi computado a partir do seu ano de início na instituição até 2018; para os inativos, considerou-se o tempo em que permaneceram vinculados à instituição); c) Score (é um valor numérico atribuído a cada CVLattes por exigência do SyncLattes;

para realização dessa pesquisa, foi dado valor zero a todos); d) Docente (o nome do docente).

Após a conferência dos dados, para corrigir inconsistências causadas por currículos que não possuíam área de atuação ou que não apresentavam o ID Lattes no arquivo “XML” que é gerado pela PL, foi preciso descartar 41 nomes de docentes e o procedimento foi repetido.

Posteriormente, para a organização e tratamento das informações obtidas pelo Synclattes, os dados foram importados para o VantagePoint, uma ferramenta para mineração de textos que permite a limpeza, análise e visualização de grandes quantidades de informações (PORTER, A.; PALOP, F, 2012). Com o apoio desse software, foi possível gerar uma série de listas, matrizes e mapas necessários à caracterização do perfil de atuação da unidade caso.

No VantagePoint, após a criação e aplicação de filtros de importação que determinaram como e quais dados deveriam ser importados, e tesauros que foram desenvolvidos utilizando- se o editor de texto WinVi6, foi possível identificar um total de 2232 docentes ativos e inativos e sua correspondente produção científica. Para obter-se uma lista apenas dos docentes ativos

subdivididos por campus, foram criados “grupos usando tesauros” e “subdataset”, resultando em uma lista com 2214 docentes distribuídos em 36 campi do IFSP. A Figura 11 ilustra a realização das atividades de coleta e tratamento de dados.

Figura 11 - Processo de coleta e tratamento dos dados

Fonte: A autora (2019)

Documentos relacionados