• Nenhum resultado encontrado

1 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO Base teórica

FORMAÇÃO E COMPROMISSO PARA A QUALIDADE

1 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO Base teórica

Atores principais que são na mudança em curso nas unidades prestadoras de cuidados do SNS, os profissionais que laboram nessas unidades devem estar conscientes da necessidade permanente e crescente de se manterem atualizados, a fim de garantir os melhores resultados possíveis no seu desempenho, fornecendo, desta forma, uma qualidade de serviços mais adequada a uma saúde considerada em mudança.

Cabe aos profissionais ter consciência de que para executar bem é preciso saber, e é preciso mostrar que se sabe fazer, se faz e se pode fazer, melhor.

Deseja-se que a USF seja formanda em áreas como as matérias técnico profissionais específicas de cada grupo, e não só, mas também, em aspetos relacionados com uso de sistemas de informação, e cultura organizacional em geral.

Claro que a USF não é uma entidade abstrata, mas sim o conjunto dos seus membros. A USF pode também ser formadora/ formanda de si própria através de atividades estruturadas de autoformação e formação contínua, com partilha de experiências e conhecimentos.

A USF pode ser formadora de sujeitos ou entidades terceiras, em todos os setores.

A formação contínua é uma atitude, e implica vontade de dar e receber, disponibilidade mental e persistência no tempo; pode fazer-se pelo convívio entre pares, entre profissionais de diferentes estratos, pela obtenção de consultores que nos visitem regularmente e com quem possamos dialogar.

As formações em sala são ações programadas com formadores de diversas áreas socioprofissionais, tendo ao contrário da anterior, tempo e local próprios para o efeito.

Com base nestas premissas, foi criado o Núcleo de Formação da Unidade de Saúde Familiar GAMA.

Formação interna – Núcleo de Formação da USF GAMA

O Núcleo de Formação da Unidade de Saúde Familiar GAMA é o organismo coordenador das atividades de formação da Unidade e obedece aos seguintes princípios:

Composição

O Núcleo de Formação da USF GAMA é uma equipa multidisciplinar composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois secretários clínicos, designados para tal pelo Conselho Geral da Unidade.

Atribuições

São atribuições do Núcleo de Formação da Unidade de Saúde Familiar GAMA:

a) Trabalhar de forma integrada e articulada no diagnóstico das necessidades de formação sentidas pelos profissionais envolvidos na Equipa da Unidade.

b) Organizar e promover as reuniões de formação.

c) Estruturar ou acompanhar o desenvolvimento de dossiês pedagógicos, assim como acompanhar e monitorizar as ações a realizar.

d) Tomar conhecimento da frequência, pelos membros da equipa, de ações de formação fora da USF e promover a partilha interna dos conhecimentos adquiridos. e) Desenvolver atividades individualizadas de interligação com outras Unidades e

Instituições de Saúde, internas e externas.

f) Colaborar com as Direções do Internato Médico – Ano Comum e formação específica em MGF; com as Faculdades de Medicina e também com as Escolas Superiores de Enfermagem na Formação Básica e Especializada.

Por semelhança de vocação, o Núcleo de Formação da USF GAMA, estabelece estreita parceria com o Conselho Técnico.

Plano de Formação

Sem prejuízo de subscrever a importância da formação contínua, o Núcleo de Formação da USF GAMA elabora no início de cada ano um Plano de Formação, obedecendo aos seguintes princípios:

a) As ações de formação serão preferencialmente conjuntas.

b) Com a duração máxima de 1h 30m, dentro do horário de funcionamento da unidade.

c) De presença obrigatória. d) Com periodicidade mensal.

e) Programadas, em cronograma anual, em dia de semana fixo.

Avaliação

A avaliação de cada ação decorrerá no final da mesma, utilizando impresso próprio para o efeito, sendo validada pelos profissionais detentores do curso de formação de formadores. A avaliação do plano de formação será anual, com a elaboração de um relatório de atividades, sendo obrigatória a sua divulgação entre todos os elementos da equipa da Unidade.

Formação externa

O acesso e o exercício da formação contínua são um direito e um dever de todos os membros da Equipa da USF GAMA.

Para salvaguarda do bom funcionamento da Unidade e rentabilidade máxima dos esforços despendidos, devem ser respeitados os seguintes princípios:

a) Em condições normais, as autorizações de comissões gratuitas de serviço em Portugal deverão ser dadas pelo coordenador ou delegação de competências. b) Quem autoriza a comissão gratuita de serviço deve também informar o Núcleo de

Formação da Unidade, para que isso possa ser tido em conta, em sede de relatório de atividades.

c) Quem autoriza a comissão gratuita de serviço deve ainda informar o responsável pela elaboração das escalas de serviço.

d) A equipa deve garantir a equidade de oportunidades de participação em ações de formação a todos os seus elementos;

e) A participação em ações de formação deve ser decidida com a máxima antecedência possível, de forma a facilitar a intersubstituição dos elementos;

f) Caso o número de proponentes para participação numa ação de formação seja superior à capacidade de intersubstituição da equipa, ou não exista consenso sobre quais os elementos da equipa a participar, deve a decisão ser tomada tendo em conta aspetos como o histórico formativo do profissional, a pertinência da ação formativa e outros.

g) O membro da Equipa que vai a uma formação deve, com a antecedência necessária, providenciar os respetivos ajustes na sua agenda, e restantes compromissos e serviços.

Documentos relacionados