• Nenhum resultado encontrado

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STJ

Com relação à ética e à legislação em enfermagem, julgue o seguinte item.

O aprimoramento de conhecimentos técnicos que sustentem a prática profissional constitui tanto direito como dever do profissional de enfermagem.

Resposta

Do jeito que está escrito é direito, no entanto, como os conhecimentos do profissional serão em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão, também se classifica como dever, conforme abaixo:

CAPÍTULO I- DOS DIREITOS:

Art. 6º Aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional.

CAPÍTULO II- DOS DEVERES:

Art. 55 Aprimorar os conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão.

Certa.

---

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STJ

Com relação à ética e à legislação em enfermagem, julgue o seguinte item.

A responsabilidade do técnico de enfermagem de conhecer a ação da droga antes de ela ser administrada a um paciente é facultativa.

Resposta

É proibida a administração da droga sem conhecimento da sua ação. Consta da seguinte forma nas proibições: Art. 78 Administrar medicamentos sem conhecer indicação, ação da droga, via de administração e potenciais riscos, respeitados os graus de formação do profissional.

Errada.

---

Ano: 2018 Banca: CESPE

Órgão: STJ

Com relação à ética e à legislação em enfermagem, julgue o seguinte item.

Compete ao Conselho Federal de Enfermagem a imposição da penalidade de suspensão do exercício profissional por violação do código de ética profissional.

Resposta

Com exceção da cassação, cuja aplicação é de responsabilidade do COFEN, as demais (ex. suspensão) é de responsabilidade dos Conselhos Regionais.

Errada.

Ano: 2018

Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras

Nos termos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no caso de uma infração, é considerado critério para a graduação da penalidade e respectiva imposição

a) a fragilidade da vítima e a sua relação de dependência com o infrator. b) as circunstâncias agravantes e atenuantes da infração.

c) o nível de complexidade do setor onde ocorreu a infração. d) o nível hierárquico do infrator no ambiente da infração.

e) o tempo decorrido entre a constatação do fato e a sua comunicação ao COFEN. Resposta

Os critérios para a graduação das penalidades e respectivas imposições são agrupados nas circunstâncias agravantes e atenuantes.

Alternativa: B.

---

Ano: 2017 Banca: FCC

Órgão: TRT - 11ª Região (AM e RR)

Em uma instituição prestadora de serviço de saúde o profissional de enfermagem é escalado para participar em um ato abortivo previsto em Lei. De acordo com a sua consciência, o profissional se recusa em participar do procedimento, estando sua decisão respaldada.

a) na Cartilha dos Direitos do Paciente.

b) no Direito Penal dos Profissionais de Nível Técnico. c) no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. d) no Programa Nacional de Cirurgia Segura.

e) na Norma Regulatória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resposta

Conforme escrito no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem:

Art. 73 Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.

Parágrafo único. Nos casos permitidos pela legislação, o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência.

---

Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: EBSERH

O técnico de enfermagem estava prestando cuidados de enfermagem para um paciente da unidade de terapia intensiva (UTI). Durante a mudança de decúbito, o paciente perdeu a sonda nasoenteral (SNE). O técnico de enfermagem, que tinha 10 anos de trabalho na UTI, não avisou o Enfermeiro e reintroduziu a SNE para instalação da dieta enteral no paciente. Posteriormente, o paciente apresentou Parada Cardiorrespiratória (PCR), sendo atendido pelo médico e constatado que o procedimento de recolocação da SNE foi realizado de forma inadequada. Considerando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar que:

a) O profissional de enfermagem agiu com imprudência b) O profissional de enfermagem agiu com negligência

c) O profissional de enfermagem causou um dano ao paciente, sem intenção de matar. Portanto, não houve infração ética

d) O profissional de enfermagem agiu com imperícia

e) O profissional de enfermagem agiu corretamente em adotar a conduta de recolocação da SNE, pois possui capacitação e habilitação para o procedimento em questão

Resposta

A passagem de SNE é competência privativa do enfermeiro, logo, se o técnico assumiu uma tarefa que não lhe competia profissionalmente, cometeu uma imperícia.

Alternativa: D.

---

Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: EBSERH

O técnico de enfermagem solicitou a medicação prescrita pelo médico ao Setor de Farmácia. Na pressa, o técnico de enfermagem não checou a medicação recebida, preparou e administrou no paciente. A seguir o paciente apresentou uma parada cardiorrespiratória (PCR) e foi atendido pelo médico e encaminhado à unidade de terapia intensiva do hospital. O médico constatou que a PCR foi resultante da medicação errada administrada. Considerando os aspectos éticos, nesse caso ocorreu:

a) Uma imprudência b) Uma negligência c) Uma imperícia d) Um indulto

e) Uma atitude incorreta, mas considerada acidental. Portanto, não houve infração ética Resposta

Pense que o técnico de enfermagem expôs o paciente a riscos pois não checou qual medicação estava administrando. Ele fez diferente do esperado. Ele cometeu imprudência.

---

Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH

Sobre o Código de Ética de Enfermagem, segundo a Resolução número 311 de 09/02/2007 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Para graduar a penalidade e respectiva imposição consideram-se a maior ou menor gravidade da infração.

II. Para graduar a penalidade e respectiva imposição consideram-se as circunstâncias agravantes e atenuantes da infração.

III. São consideradas circunstâncias atenuantes quando o infrator realiza atos sob coação e/ou intimidação.

IV. São consideradas circunstâncias agravantes quando o infrator tem bons antecedentes criminais. Estão corretas as afirmativas:

a) I, III e IV, apenas b)I e II, apenas c) I, II e III, apenas d) II, III e IV, apenas e) II e III apenas Resposta I Correta II Correta III Correta

IV - São consideradas circunstâncias agravantes quando o infrator tem MAUS antecedentes criminais. Alternativa: C. --- Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP)

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem é responsabilidade e dever do profissional de enfermagem

a) fundamentar suas relações no direito trabalhista, na prudência e na intolerância da diversidade de opinião e posição ideológica.

b) exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.

c) comunicar a Agência Nacional de Vigilância Estadual, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

d) obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Comitê de Ética institucional.

Resposta

Conforme o capítulo dos deveres, dentre as alternativas, é dever do profissional de enfermagem exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.

Alternativa: B.

---

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TCE-PI

Um profissional da equipe de enfermagem fez os seguintes questionamentos quanto ao dever de manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional:

I. Permanece o dever quando o fato for de conhecimento público? II. Permanece o dever em caso de falecimento da pessoa envolvida?

III. Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência?

Com base no disposto no Art. 82 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, a resposta é SIM para os questionamentos

a) I e II, apenas. b) III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, apenas. e) I, II e III. Resposta

Lembrando que agora é Art. 52 (COFEN 564/17). Todas as alternativas estão corretas. Alternativa: E.

---

Ano: 2014 Banca: FCC

Órgão: METRÔ-SP

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o profissional de enfermagem tem como responsabilidades e deveres

I. negar Assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência e emergência.

II. prestar informações, escritas e verbais, completas e fidedignas necessárias para assegurar a continuidade da assistência.

III. recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.

IV. manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.

Está correto o que consta APENAS em a) II e IV.

b) I e II. c) II e III. d) III e IV. Resposta

I - ERRADO: dever de prestar a assistência, não negar. II CERTO

III ERRADO. Me parece uma pegadinha. Até parece um dever, mesmo, mas consta como direito no Art. 22. IV CERTO. Resposta: A --- Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRT - 2ª REGIÃO (SP)

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, dentre as proibições, consta: a) não ser conivente com a injúria, calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem. b) franquear o acesso a informações e documentos a pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial. c) responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais individuais.

d) recorrer ao Conselho Regional de Enfermagem quando impedido de cumprir a legislação do exercício profissional.

e) ter reconhecida sua participação em produção técnico-científica. Resposta

Conforme o assunto sigilo, é proibido franquear o acesso a informações e documentos a pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial. Releia as hipóteses permitidas de quebra de sigilo!

Alternativa: B.

---

Ano: 2013 Banca: FCC

Órgão: TRT - 5ª Região (BA)

Ser omisso com qualquer forma de violência é considerado, pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, um comportamento

a) de direito.

b) permitido nos casos de violência verbal e permitido nos casos de violência física. c) proibido nos casos de violência verbal e permitido nos casos de violência física.

d) de direito profissional para instauração do procedimento de desagravo público. e) proibido.

Resposta

A omissão frente a violência é ato proibido segundo o Código de Ética dos profissionais de enfermagem. Alternativa: E. --- Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: DPE-RS

O trabalhador adolescente de 17 anos pediu orientações de saúde, e confidenciou ao enfermeiro acerca do diagnóstico recentemente informado como sendo portador do HIV, provavelmente decorrente de drogadição. Nesta situação, segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, quanto às responsabilidades e deveres no sigilo profissional, o enfermeiro deve saber que:

a) é necessário manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto em casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.

b) permanece o dever de manter o segredo, mesmo quando o fato seja de conhecimento público, e só poderá ser revelado em caso de falecimento da pessoa envolvida no fato.

c) em atividade multiprofissional, o fato sigiloso não poderá ser revelado, mesmo quando necessário à prestação da assistência.

d) o profissional de Enfermagem quando intimado como testemunha, ao comparecer perante a autoridade judicial, continuará impedido de revelar o segredo.

e) o segredo profissional referente ao adolescente pode ser revelado quando solicitado pelos pais ou familiares, ainda que o adolescente tenha capacidade de discernimento.

Resposta Relembrando:

SIGILO OBRIGATÓRIO: é a regra geral, mesmo que fato seja de conhecimento público, em situação de pós óbito ou quando houver intimação como testemunha.

EXCEÇÃO: com o consentimento da pessoa/representante legal, nos casos previstos em lei, por determinação judicial, em situações de ameaça, em equipe multidisciplinar, em casos de violência contra criança, adolescente, idosos, pessoas incapacitadas e à mulher (esta, com conhecimento prévio da vítima/responsável).

a) CERTA.

b) ERRADA. O falecimento não quebra o dever do sigilo.

c) ERRADA. Em atividades multiprofissionais, o fato sigiloso deve ser quebrado quando em benefício da assistência.

d) ERRADA. Ele deve comparecer como testemunha e, SE FOR O CASO, manifestar a necessidade do sigilo.

Alternativa: A.

---

Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: AL-SP

No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, na Seção II D

A R -se a executar

prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o número de registro do

O disposto nesse Artigo consta como sendo a) dever. b) proibição. c) direito. d) condição. e) imposição. Resposta

Devido a revogação da COFEN 311/07, o caso que era um DIREITO, passou a ser um DEVER! Alternativa (adaptada): A.

---

Ano: 2012 Banca: FCC

Órgão: TRF - 2ª REGIÃO

De acordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, sobre as relações com a pessoa, família e coletividade, é direito do profissional

a) cumprir, no prazo estabelecido, as determinações e convenções do Conselho Federal e Conselho Regional de Enfermagem.

b) proteger a pessoa, família e coletividade contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde.

c) interromper a pesquisa na presença de qualquer perigo à vida e à integridade da pessoa.

d) recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.

e) divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados. Resposta a) ERRADA. Dever b) ERRADA. Dever c) ERRADA. Dever d) CERTA e) ERRADA. Proibido Alternativa: D. ---

Ano: 2012 Banca: FCC

Órgão: TRF - 2ª REGIÃO

Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, ao ser comunicado quanto a uma greve geral da categoria, o técnico de enfermagem tem como responsabilidade e dever

a) ausentar-se do trabalho, mesmo que não tenha substituto, pois é prioridade garantir os direitos reivindicatórios da categoria.

b) garantir a continuidade da assistência à saúde, assinando as ações de enfermagem que não executou, bem como permitir que as suas ações sejam assinadas por outro profissional.

c) garantir a segurança dos pacientes sob sua responsabilidade, colaborando com a transferência de pacientes graves com risco de morte, conforme a orientação do sindicato da categoria.

d) solicitar aos familiares e acompanhantes que colaborem com a assistência de enfermagem, executando procedimentos não invasivos, como banhos, curativos e administração de medicação. e) garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes da greve.

Resposta

Conforme Capítulo dos deveres: Art. 44 Prestar assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria. Parágrafo único. Será respeitado o direito de greve e, nos casos de movimentos reivindicatórios da categoria, deverão ser prestados os cuidados mínimos que garantam uma assistência segura, conforme a complexidade do paciente.

Alternativa: E.

---

Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRE-PR

O Código de Ética dos profissionais de enfermagem vigente, estabelece, no capítulo I, os direitos, proibições, deveres e responsabilidades quanto às relações profissionais:

I. proibição: obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Regional de Enfermagem.

II. responsabilidade e dever: comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

III. direito: exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.

Está correto o que se afirma em a) I, II e III. b) II e III, apenas. c) I, apenas. d) II, apenas. e) III, apenas. Resposta

I. ERRADA. É direito. II. CERTA. III. CERTA. Alternativa: B. --- Atenção

sempre que precisar! Abraço e até a próxima aula!

Documentos relacionados