• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 – RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 Análise preliminar

4.2.3 Diário de Classe

O Diário de Classe é uma referência ao dia a dia da sala de aula. Este documento aproxima-se do que podemos pensar ser o real da aplicação, efetividade do Plano de Ensino e do Projeto Pedagógico.

O Diário registra os trabalhos em cada dia do bimestre, o que inclui: as temáticas estudadas; o registro dos educandos presentes no referido dia e o acompanhamento das notas referentes às avaliações.

O documento é o registro da prática do professor, validando e cumprindo o Plano de Ensino e o Projeto Pedagógico.

4.2.3.2 Autor, autores

O autor do Diário é o professor da sala. Conforme os campos do formulário, o documento é validado pelo gestor escolar e a supervisão na Secretaria Municipal de Educação.

4.2.3.3 Autenticidade e confiabilidade do texto

As assinaturas do professor da sala, bem como do gestor e da supervisão da Secretaria Municipal de Educação dão confiabilidade ao documento, somado às observações, de que nele estão refletidas as ações planejadas do professor, referenciados no Plano de Ensino.

Ao documento é vedada a retirada da unidade escolar. O mesmo fica arquivado por um longo período de anos.

4.2.3.4 A natureza do texto

O Diário, em síntese, é uma anotação muito pessoal do professor, sobre a sala – os educandos – e sobre ele próprio. É um documento confidencial, dir-se-ia. Possui campos de preenchimento manual.

Nele estão os nomes dos alunos da sala; a presença diária, os conteúdos trabalhados, os projetos de trabalho concluídos e, em andamento, as notas das avaliações bimestrais, bem como as médias finais.

O documento apresenta-se sem rasuras, representável, escrito e preenchido pelo docente titular da sala.

4.2.3.5 Conceitos chave e a lógica interna do texto92 Língua Portuguesa:

Leitura

Interpretação de diversos tipos de texto (poesia, científicos, bilhete, etc.) Produção escrita

Quadro 11. Palavras e sentenças chave do Diário de Classe - Língua Portuguesa Matemática:

Leitura

Produção (escrita) dos números Operação e interpretação dos números

Quadro 12. Palavras e sentenças chave do Diário de Classe - Matemática Ciências:

Leitura e escrita

O ambiente e o ser humano: relação “delicada” Solo: Erosão e desertificação; desmatamento

Como amenizar a destruição do planeta Terra; como combater a derrubada de florestas; destruição da camada de ozônio (como encontrar soluções); poluição (como

controlar?)

Ar: aquecimento global

Água e ambiente; preservação às gerações futuras (preservação das nascentes); matas ciliares e sua importância; Água: ciclo da água; rios e bacias

Sustentabilidade ambiental e tecnologia

Uso do dicionário para palavras como compactar, biodegradável, recarregável, etc... Reciclar, reutilizar e reduzir

Pesquisas: lixo em casa

Teste ecológico: “você é ecologicamente correto?” Oficina de sucatas

Projeto Ariar93

Quadro 13. Palavras e sentenças chave do Diário de Classe de Ciências

92

Ver Nota 85. 93

Não há referência sobre o Projeto Ariar nos documentos. Foi solicitado à gestão escolar, a disponibilização e acesso aos registros deste Projeto de Trabalho, o que não foi viabilizado.

História:

Movimentos do campo e nas cidades

Quadro 14. Sentença do Diário de Classe - História Geografia:

Leitura e interpretação de mapas e gráficos Rios, Bacias hidrográficas do Brasil; Clima e vegetação

Agropecuária e extrativismo

População urbana e rural do Brasil: distribuição territorial Tecnologia: usos

Trabalho e uso dos recursos naturais

Quadro 15. Palavras e sentenças chave do Diário de Classe - Geografia

A lógica interna do Diário é, fundamentalmente, o registro do nome dos educandos, suas presenças e faltas às aulas; dias de avaliação; conteúdos ministrados; notas avaliativas a cada fechamento de bloco bimestral, bem como registros de Projetos de Trabalho, visitas técnicas, pesquisas, datas festivas, etc. O Diário de Classe é o registro das atividades propostas e executadas pelo professor.

Constata-se, o cumprimento do Plano de Ensino, na mesma sequência de temas e ordem bimestral dos conteúdos.

No que se refere às palavras e sentenças chave, que remetem à formação ambiental, num visor de ecoletramento, o Diário de Classe traz uma realidade não muito diferente do Plano de Ensino das Disciplinas: a formação ambiental, num viés de ecoletramento aparece, mas não interdisciplinarmente, não, com as contextualizações ao assentamento, assim como é proposto no Projeto Político e Pedagógico. Prevalece no Diário, tal como no Plano de Ensino, poucas relações dos conteúdos com os espaços do assentamento - lembrando que essa análise encontra embasamento no que revelam os documentos!

Alguns registros do Diário evidenciam a formação ambiental e algumas anotações fazem aproximações às práticas em ecoletramento. Esses registros

concentram-se em maior grau no componente “Ciências”, seguido da disciplina de Geografia94.

Há um foco em letramento, especialmente nos componentes “Língua Portuguesa” e “Matemática”, especialmente, ao se referir a “leitura de mundo”, “aprendizagens significativas no contexto”.

Os registros elencados a seguir, aparecem no Diário de Classe, indicando algumas práticas que levam à essas aprendizagens no contexto, que envolvem práticas sociais, vivências e experienciações dos educandos, focadas na formação ambiental. Contudo, são registros que não permitem uma exatidão sobre o que de fato foi realizado:

Visita técnica ao Parque Ecológico de São Carlos, no componente curricular de História;

Projeto Ariar95 (citado nos componente de Ciências e Geografia); Filmes;

Idas à Biblioteca;

Laboratório de Ciências; Laboratório de Informática;

Atividade do “Teste ecológico: Você é ecologicamente correto?”, no componente “Ciências”;

O Diário não dá elementos, portanto, do desenvolvimento destas atividades e os geradores educativos, Certamente, esses dados contribuiriam muito para a verificação da formação ambiental, bem como aproximações possíveis ao ecoletramento.

Assim como no Plano de Ensino, o Diário das aulas de Ciências segue na frente em relação ao número de palavras e sentenças chave que remetem para a formação ambiental, bem como para uma maior evidência de diálogos com o ecoletramento. O Diário do componente “Ciências” está muito próximo do Plano de Ensino de Ciências. É quase um registro da efetividade do Plano.

94

O componente, Geografia, junto com Ciências são as disciplinas que mais trabalham a questão da formação ambiental.

95