• Nenhum resultado encontrado

4. O Impeachment na Imprensa Portuguesa: Diário de Notícias e Público

4.1.1 Diário de Notícias 2013

Para o ano de abertura desta investigação, o Diário de Notícias dedicou um total de 7 manchetes na sua capa em 2013, como pode ser conferido na tabela 4.1.:

Tabela 4.1. Classificação das Manchetes e Imagens do Diário de Notícias 2013. Diário de Notícias 2013 Total de Capas 200 Total de Manchetes de Interesse 7 Total de Imagens 4

Classificação da Manchete Manchetes Total de Total de Imagens

1ª Manchete 0 0

2ª Manchete 3 3

Destaque 1 1

66 Deste total, 3 chamadas foram 2ª Manchete, 1 Destaque e 3 foram as manchetes tipo Normal. Dentre elas, todas as do tipo 2ª Manchete e a Destaque foram acompanhadas de imagens. A chamada de abertura foi uma Destaque e pode ser conferida na reprodução da capa do dia 15 de junho de 2013 na figura 4.1 (para agilizar a identificação da notícia a mesma foi contornada com a cor laranja).

Figura 4.1. Primeira Manchete Sobre a Crise Brasileira pelo Diário de Notícias.

Fonte: DN, 2013.

As manchetes de 2013 concentraram-se no mês de junho, que foi o mês que deu início aos grandes protestos e repercussão internacional, com 5 notícias na capa, sendo 1 Destaque, 2 do tipo 2ª Manchete, e 2 do tipo Normal. O DN também dedicou 1 manchete no mês de agosto, do tipo Normal, e 1 chamada no mês de outubro, do tipo 2ª Manchete.

A reprodução das manchetes pode ser conferida no quadro 4.1, que detalha o dia em que foi publicada, a sua classificação, e se possui imagem. O texto reproduzido no quadro procurou ser o mais fiel possível às chamadas impressas na capa, destarte, fontes coloridas, em negrito, ou maiúsculas, representam tal qual o texto impresso no jornal (com exceção de fontes em cor branca, estas foram reproduzidas em preto). As respetivas capas dos jornais podem ser conferidas no anexo, a partir da página 186, por ordem de publicação.

67 Quadro 4.1. Manchetes de Interesse do Diário de Notícias em 2013

Mês Dia Manchete Tipo Imagem

15 Brasil Batalhas na rua por transportes gratuitos. 2ª M Sim

ju

n

h

o

19

Brasil revolta-se com Dilma Rousseff. Manifestações O que começou como grandes protestos contra o aumento dos preços dos transportes tomou proporções gigantescas e até atravessou fronteiras. Centenas de milhares de brasileiros saíram à rua com palavras de ordem contra o Governo e a corrupção no país. Até Lisboa, Porto e Londres se juntaram à onda de contestação.

2ª M Não

20 Brasiltransportes. Rio e São Paulo cedem a protestos e baixam preço de N Não

22

Manifestações no Brasil já fizeram dois mortos. Contestação Um milhão de pessoas saiu às ruas em mais de 80 cidades, exigindo mudança. Pelo menos duas pessoas morreram, uma em consequência de ação policial, outra atingida por um veículo. Muitos manifestantes têm agredido outros que aparecem com símbolos partidários (na foto, confrontos no Recife).

2ª M Sim

23 Brasil Promessas de Dilma não chegam para pôr fim aos protestos. N Não

ag

os

to

28 Dilma trocou dez ministros em dois anos e meio. Brasilperdeu agora o ministro dos Estrangeiros depois de diplomatas terem A presidente

ajudado um político boliviano. N Não

ou

tu

b

ro

17

Manifestações violentas regressam ao Rio de Janeiro. 200 detidos

Uma marcha pacífica de dez mil professores acabou em violência. A polícia acusa um grupo de anarquistas de ter incendiado viaturas e edifícios. Os protestos no Brasil multiplicam-se contra os gastos do Estado com o campeonato do mundo de futebol e os Jogos Olímpicos.

2ª M Sim

O Diário de Notícias ao longo de 2013 utilizou a cor vermelha nas suas capas para colorir os títulos ou outros artifícios como antetítulos e intertítulos, dando-lhes destaque para a matéria, com algumas exceções para textos impressos nas imagens, como se verifica no caso da primeira capa publicada (reproduzida pela figura 4.1). Todas as manchetes de 2013 do DN foram publicadas na seção Globo. O DN não creditou na capa nenhuma manchete de seus jornalistas ou agência distribuidora de notícias.

A primeira chamada publicada refere-se às manifestações populares ocorridas pela alta dos preços dos transportes públicos em praticamente todo o país. Durante 2013, as manifestações populares foram o grande destaque das notícias publicadas pelo DN – presente em 6 das 7 manchetes daquele ano – e foi explorada 11 vezes dentro do conteúdo publicado. Dentro do contexto das manifestações, a sua dimensão também foi bastante abordada – 5 vezes em 3 manchetes de capa – sendo que em apenas uma delas, do dia 19 de junho, foram usados no lead os termos “grandes protestos” que se transformaram em “proporções gigantescas e até atravessou fronteiras”, além da extensão dada em números: “centenas de milhares de brasileiros saíram à rua”. Ainda sobre as manifestações, as suas circunstâncias foram outro ponto muito explorado: o teor violento em que elas sucederam – de 2 notícias de capa, o tema foi referido 6 vezes. A então presidente Dilma Rousseff foi citada 5 vezes em 3 manchetes na primeira página do Diário de Notícias, sendo 2 do tipo Normal e 1 tipo 2ª Manchete, esta que traz no

68 título “Brasil revolta-se com Dilma Rousseff”, na publicação do dia 19 de junho. O gráfico 4.1 ilustra o conteúdo manifestado pelo DN nas suas publicações em 2013, bem como o gráfico 4.2 representa a vertente do conteúdo manifestado pelo DN.

Gráfico 4.1. Conteúdo de Interesse Publicado pelo Diário de Notícias em 2013.

O gráfico 4.1. demostra as manifestações populares como o conteúdo predominante nas notícias publicadas pelo Diário de Notícias na sua primeira página em 2013.

Gráfico 4.2. Vertentes do Conteúdo de Interesse - DN 2013.

O gráfico 4.2 demostra que a dimensão das manifestações populares e o seu teor violento também foram explorados na capa do DN.

Na esfera das hipóteses que esta investigação quer responder, ilustrada pelo gráfico 4.3, o termo corrupção aparece uma única vez e não se relaciona direta ou exclusivamente com o governo de Dilma Rousseff, mas faz parte das reivindicações que os protestos de rua manifestaram, conforme publicação do dia 19 de junho. Crise ou crise política não

6 3 3 1 1 1 0 1 2 3 4 5 6 7 Manifestações Transportes Dilma Gastos com a Copa e as Olímpiadas Situação Política Corrupção Total de Capas Cont eúd o

Conteúdo Manifestado pelo Diário de Notícias 2013 3 2 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5

Dimensão das Manifestações Violência nas Manifestações

T ot al de Capa s Vertentes do Conteúdo Vertentes do Conteúdo Manifestado

69 aparece explicitamente apesar dos apelos das manifestações, mas, na manchete do dia 28 de agosto, o título “Dilma trocou dez ministros em dois anos e meio” é o que mais se aproxima da situação de conflito em que a política nacional mergulhava, mas ainda assim insuficiente para considerar o termo como presente. Da mesma forma que o termo escândalo político também encontra-se ausente nas notícias de 2013, o que pode ser explicado pelo facto do país ainda manter sem maiores variações as situações económicas e políticas naquele ano. O PT ou Partido dos Trabalhadores ou algum outro partido político não é citado nas manchetes, contudo, adeptos partidários contrários em ação de conflito são citados num prenúncio daquilo que seria a dicotomia partidária que o Brasil viveria, conforme parte do lead da publicação do dia 22 de junho informa: “Muitos manifestantes têm agredido outros que aparecem com símbolos partidários”; a referida edição possui imagem e pode ser vista na figura 4.3. O termo Lava Jato era inexistente em 2013. Abaixo, o gráfico 4.3 ilustra a presença/ausência dos termos de interesse no levantamento de 2013.

Gráfico 4.3. Número de Presença dos Termos de Interesse – DN 2013.

Corrupção é o único termo de interesse desta investigação que aparece no levantamento do Diário de Notícias em 2013.

Em relação às imagens publicadas pelo DN, todas elas estampam o teor das manifestações em que o jornal deu ênfase, ou seja, a violência. Em uma delas, do dia 19 de junho, é a única entre as quatro publicadas que destoa das demais: nela é mostrada uma grande faixa negra carregada pelos manifestantes em que se lê “violência”, que é de facto uma grande mazela social do Brasil. Na imagem reproduzida na figura 4.2 vê-se os manifestantes organizados com bandeiras nacionais, cartazes e outros acessórios que chamam atenção à causa. Nas outras imagens encontra-se visível a “violência” propriamente dita: polícias com armas em punho, manifestantes agredindo fisicamente

Crise 0 0% Lava Jato 0 0% Corrupção 1 100% PT 0 0% Escândalo Político 0 0% Termos de Interesse - Diário de Notícias 2013

70 outros, e ainda o flagrante de um incêndio criminoso à uma viatura policial. Estas imagens podem ser conferidas na figura 4.3 que reúne as três ilustrações.

Figura 4.2. Manifestação Organizada Contra a Violência.

Fonte: DN, 2013.

Figura 4.3. Cenas de Violência Explícita nas Manifestações Brasileiras de 2013.

Fonte: DN, 2013.

Das quatro imagens publicadas, uma foi do tipo Destaque e as outras três foram tipo 2ª Manchete, logo, estas três foram o grande destaque da primeira página no dia da sua publicação, haja vista que a diferença entre as chamadas de 1ª Manchete e 2ª Manchete configura apenas a ordem de aparição no topo da página, conforme já informado na metodologia.

71 O Diário de Notícias não utilizou nenhuma legenda para as imagens publicadas e creditou apenas duas delas, ao fotógrafo Ricardo Moraes para a agência Reuters.

O gráfico 4.4 aponta de forma geral o conteúdo publicado pelo DN em 2013, como o total de capas publicadas por conteúdo bem como o total de vezes em que ele foi citado.

Gráfico 4.4. Número de Capas por Conteúdo e o seu Total de Citações - DN 2013.

Documentos relacionados