• Nenhum resultado encontrado

Diagnóstico de Situação

2. Projeto de Intervenção em Serviço

2.2 Diagnóstico de Situação

O diagnóstico de situação “é a primeira etapa na realização da metodologia de projecto, na qual se pressupõe a identificação do problema, através do uso e optimização da utilização de instrumentos de colheita e análise da informação” (NUNES et al., 2010, p.15). Nesta fase descreve- se a realidade sobre a qual se pretende intervir, o seu contexto social, económico e cultural, procurando-se corresponder às necessidades de saúde da população (NUNES et al., 2010).

O estágio foi realizado na UCPA do hospital X. Efetuado um levantamento de dados das necessidades do serviço e questionando os enfermeiros do serviço sobre alguma necessidade sobre a qual se poderia investigar e não obtendo qualquer resposta sugestiva decidiu-se abordar uma intervenção de enfermagem cuja prática era divergente na equipa, considerando-se pertinente a uniformização do procedimento, assim como a clarificação de dúvidas relativas à conduta mais adequada a tomar. Tratando-se o período pós-operatório imediato de um momento crítico e vulnerável para o cliente, a nossa atuação deve ser intensa e complexa na promoção da recuperação pós-anestésico-cirúrgica, prevenindo-se e tratando-se complicações.

O procedimento de enfermagem que suscitava alguma divergência de atuação dentro da equipa era a cateterização vesical no cliente. Isto, porque existia uma elevada percentagem de profissionais (64.3%) que realizava a desinfeção de toda a região genital com a aplicação de betadine espuma, enquanto 35.7% dos restantes enfermeiros procedia aos cuidados de higiene dos órgãos genitais com água e sabão, seguida da limpeza do meato com cloreto de sódio isotónico. Observava-se de igual forma dissonância de procedimentos entre os enfermeiros relativamente ao processo de esvaziamento da bexiga, em que nível de drenagem se devia clampar periodicamente a sonda, no sentido de se promover um esvaziamento gradual, prevenindo complicações, designadamente traumatismos da bexiga (14% considerava que o saco coletor devia ficar ao nível da cama nesta primeira fase até o esvaziamento inicial da bexiga e 86% divergia no valor concreto em que se devia clampar: 200 ml, 500 ml ou sem valor específico).

Neste sentido, visto que na UCPA prestam-se diariamente estes cuidados de enfermagem, quer por necessidade de vigilância do débito urinário e suas características, quer por situações de retenção urinária, presença de globo vesical, com especial destaque para os clientes submetidos a cirurgia pélvica, perineal ou intestinal, por presença de edema local ou perturbação

uniformizar procedimentos. Deste modo, face a qualquer dúvida o enfermeiro consulta a NP, esclarecendo as suas questões, suportando a sua prática diária em evidência científica.

O projeto incidiu assim, na realização da NP sobre os cuidados de enfermagem ao cliente na cateterização vesical na UCPA.

Uma norma é um documento criado com base no conhecimento científico que espelha o desempenho esperado, definindo o papel do profissional de saúde, proporcionando o enquadramento para a prestação de cuidados ao cliente e a sua avaliação. Conforme SHEEHY (2001, p.4) refere a norma “é uma medida, reconhecida, de valor qualitativo ou quantitativo (…) clarifica a distinção entre competência e excelência nessa mesma prática (…) São a compilação de recomendações e directrizes, de âmbito geral, que encerram critérios de resultados para medir e avaliar o desempenho”. O processo de enfermagem e o nível de competência dos cuidados de enfermagem constituem o suporte das normas de cuidados (MONAHAN et al., 2010).

Deste modo, o PIS enquadra-se num projeto na área do Enfermeiro Especialista em EMC, procurando promover o cuidado à pessoa a vivenciar processos complexos de doença, maximizando-se a intervenção na prevenção e controlo da infeção face à complexidade da situação e à necessidade de resposta em tempo útil e adequado.

Efetuada uma análise diagnóstica das necessidades do serviço planearam-se as intervenções necessárias a realizar com vista à sua concretização, contribuindo-se para a investigação, promovendo-se a recuperação pós-operatória e bem estar do cliente cirúrgico, através de uma prática baseada na evidência, objetivando-se a melhoria contínua dos cuidados de enfermagem.

O problema parcelar identificado que compunha o problema geral, neste caso a inexistência da NP dos cuidados de enfermagem ao cliente na cateterização vesical na UCPA, foi a falta de uniformização de procedimentos nesta prestação de cuidados. Visto que não existia uniformização na equipa na prestação de cuidados, não existindo a NP na qual os profissionais se podiam basear para fundamentar a sua prática diária, surgiu a necessidade da sua execução. Ao uniformizar a prática profissional permite-se que todos os profissionais trabalhem no mesmo sentido, para um fim comum, evitando-se perdas de tempo na organização do trabalho, melhorando a colaboração entre profissionais, pois todos desenvolvem o mesmo método de trabalho, maximizando-se a intervenção na prevenção e controlo da infeção e na melhoria contínua dos cuidados, baseada na evidência científica.

Relativamente às prioridades de intervenção para a realização deste projeto identificaram- se as seguintes:

 Realizar uma pesquisa alargada sobre revisões sistemáticas (RS), diretrizes e normas de orientação clínica (NOCs) existentes sobre o procedimento de enfermagem na cateterização vesical no cliente.

 Elaborar a NP:

o Definir o tema;

o Definir o grupo de trabalho;

o Elaborar a pergunta clínica a responder;

o Construir o protocolo, com a definição dos objetivos, dos critérios de inclusão e exclusão e o método de pesquisa de informação;

o Procurar e selecionar a evidência científica, relativa aos cuidados de enfermagem na cateterização vesical do cliente, de acordo com os critérios previamente definidos;

o Efetuar a avaliação crítica da evidência científica obtida; o Extrair as recomendações obtidas;

o Sintetizar as recomendações obtidas, adaptando-as à UCPA; o Criar a NP.

 Realizar ação de formação à equipa de enfermagem da UCPA para apresentação da NP.  Solicitar autorização à administração hospitalar e à direção e coordenação do serviço para a

implementação da NP na UCPA.

De forma a analisar todo o contexto, como método de gestão de análise da situação recorreu-se ao método de análise SWOT – Strenghts, Weaknesses, Oportunities, Threats (Quadro 1), procurando-se os pontos fracos e fortes e as oportunidades e ameaças do projeto, definindo-se estratégias que colmatem os problemas inicialmente previstos.

Quadro 1: Análise SWOT

Análise Interna Pontos Fortes (S)

Motivação pessoal. Atualização de conhecimentos. Contribuição para a melhoria e uniformização dos cuidados de enfermagem ao cliente na cateterização

vesical.

Contribuição para a prevenção e controlo da IACS na UCPA.

Equipa de enfermagem (jovens e seniores). Interesse da equipa no projeto.

Espírito de equipa. Chefia acessível.

Pontos Fracos (W)

Inexistência de procedimentos de práticas de enfermagem relativas à cateterização vesical no

cliente.

Práticas de enfermagem divergentes, não uniformizadas.

Análise Externa

Oportunidades (O)

Suporte de apoio para a prática profissional. Ganho de tempo do enfermeiro com a uniformização

dos procedimentos.

Contribuição de um cuidado de qualidade na recuperação e bem estar do cliente, assim como na diminuição da taxa de complicações pós-operatórias.

Visibilidade dos cuidados de enfermagem.

Sugestões de Intervenções

Incentivar o interesse de todos os profissionais na NP. Realizar feedbacks constantes sobre a elaboração da

NP.

Demonstrar à equipa que os ganhos com este projeto são superiores aos custos associados. Solicitar a participação da Enfermeira Coordenadora no incentivo do cumprimento da NP para uniformização de

procedimentos.

Sugestões de Intervenções

Realizar formação no serviço para uniformização dos procedimentos.

Destacar a importância da qualidade nos cuidados de enfermagem.

Ameaças (T)

Bibliografia atual existente escassa na língua portuguesa.

Escassez de estudos portugueses.

Sugestões de Intervenções

Incentivar a equipa de enfermagem a pesquisar evidência científica sobre os cuidados de enfermagem a

prestar ao cliente na cateterização vesical. Incentivar a partilha entre a equipa de enfermagem de

conhecimentos sobre os cuidados de enfermagem a prestar ao cliente na cateterização vesical. Recorrer a sites fidedignos na pesquisa para a

elaboração da NP.

Sugestões de Intervenções

Pesquisar bibliografia mais recente, com menos de 5 anos.

Recorrer a sites fidedignos na pesquisa da evidência científica mais recente existente para a elaboração da

NP.

Através desta análise foi possível calcular a potencialidade deste projeto, pois existem mais oportunidades do que ameaças, definindo-se um conjunto de intervenções que visam colmatar as falhas existentes, solucionando os pontos fracos e dificuldades inerentes à sua realização. Todo este esforço no sentido de conseguir concretizar a elaboração da NP, sempre com o objetivo máximo de melhorar a prestação de cuidados de enfermagem na UCPA ao cliente submetido a cateterização vesical.

Documentos relacionados