• Nenhum resultado encontrado

O diagnóstico diferencial do Transtorno Obsessivo-Compulsivo é fundamental uma vez que sintomas obsessivos e compulsivos fazem parte de diversos outros quadros clínicos, de outros transtornos psiquiátricos e também de muitas outras doenças não psiquiátricas.

Estas características clínicas semelhantes entre os transtornos mentais e doenças, vem a dificultar o diagnóstico diferencial, e como estes sintomas não são exclusivos do TOC, podem estar em diversos outros transtornos como na depressão, esquizofrenia, transtornos alimentares, transtorno de tiques, transtorno do estresse pós-traumático, transtorno dismórfico corporal, transtorno delirante somático, hipocondria entre outros.

Esta semelhança entre alguns transtornos mentais faz com que seja necessária a realização do diagnóstico diferencial antes de firmar o diagnóstico positivo do TOC.

Conforme os critérios diagnósticos do TOC apresentados na DSM-V. O Diagnóstico de TOC possui a presença de obsessões, compulsões, ou os dois sintomas juntos. As obsessões ou compulsões consomem tempo considerável, levando mais de uma hora por dia, por exemplo, podendo causar desconforto significativo e comprometimento social. Os sintomas obsessivos-compulsivos não podem ser atribuídos ao efeito de substâncias como drogas, medicação ou também a uma outra condição médica. O conteúdo das obsessões ou compulsões não pode ser preferentemente atribuído a sintomas de outros transtornos do DSM- V como, por exemplo, comer ritualisticamente em transtornos alimentares; preocupação com objetos no transtorno do colecionamento; preocupação com doenças graves na presença de ansiedade relacionada a doenças entre outros.

Indicar se as crenças relacionadas ao TOC são caracterizadas por insight bom ou razoável, onde o portador reconhece que as crenças neste quadro provavelmente não são verdadeiras, ou que estas podem ser ou não verdadeiras. No insight pobre onde o portador pensa que estas crenças são provavelmente verdadeiras. E também o insight ausente onde o portador acredita completamente que as crenças do TOC são verdadeiras.

Conforme os critérios para diagnóstico do TOC de acordo com a CID-10 neste transtorno as compulsões ou obsessões, ou ambas, estão presentes na maioria dos dias por um período de pelo menos duas semanas. As obsessões ou compulsões causam angústia ou interferem com o funcionamento social ou individual do paciente, usualmente pela perda de tempo. As obsessões e compulsões não são o resultado de outros transtornos mentais como a

esquizofrenia e transtornos relacionados ou transtornos do humor. A vivência do pensamento obsessivo ou a realização dos rituais ou atos compulsivos não deve ser prazeroso. Pelo menos uma obsessão ou compulsão reconhecida como excessiva e irracional deve estar presente.

APENDICE

Delphi

O protótipo do sistema Expert OCD foi elaborado e desenvolvido utilizando o Delphi 7. O Delphi é uma ferramenta de desenvolvimento de softwares e conta com uma grande variedade de componentes assim como a possibilidade de criação de novos componentes através da ferramenta. O Delphi suporta uma grande variedade de bancos de dados (BDs) como Oracle, Firebird, Interbase, DB2, MySQL entre outros.

O Delphi é muito utilizado na construção de softwares comerciais, principalmente para Desktops, possui característica de desenvolvimento rápido, as novas versões são mais aprofundadas permitindo criar para outras tecnologias como para extensão mobile. A sua última versão é o Delphi XE8 com ela é possível codificar para Windows, Android, Mac, IOs e loT (EMBARCADERO, 2015).

O Delphi teve seu início no ano de 1995, por meio da organização Borland Software Corporation como uma ferramenta RAD (Rapid Application Development), propondo um desenvolvimento rápido de aplicações comerciais. Utilizando a linguagem Object Pascal, a versão orientada a objetos da linguagem Pascal. É uma IDE (Integrated Development Environment) para desenvolvimento em ambiente Windows (RIZZATO, 2014). Hoje o Delphi é um produto da Embarcadero empresa californiana que atua no mercado tecnológico desde 1993 (EMBARCADERO, 2015).

O Delphi é uma ferramenta de propósito geral, que permite o desenvolvimento de diversos tipos de programas. Rizzato (2014) exemplifica as possibilidades de aplicações produzidas pela IDE, em diferentes áreas e plataformas como:

 Aplicações mobile (Android e IOs);  Aplicações para distribuição na nuvem;  Aplicações web para Windows;

 Aplicações Clientes/Servidores;  Aplicações multicamadas;

 Aplicações de console, serviços, packages e DLL’s (Dynamic Link Library).

CnPack IDE Wizard

O CnPack é uma ferramenta de origem chinesa criada para agilizar e facilitar o processo de desenvolvimento de aplicações em Delphi. O CnPack agrupa um conjunto de recursos como destacar com cores distintas os blocos na codificação, permitindo uma fácil visualização de cada estrutura, auxiliando na modularização, organização e agilizando na correções de erros de estruturas. A Figura 36 mostra o funcionamento da codificação utilizando este recurso, nela é possível ver como o código pode ficar bem organizado e de fácil entendimento. Em uma estrutura complexa com diversas condições (if - else), laços (for, while), fica fácil identificar o início e término de cada bloco (CLUBE DELPHI MAGAZINES, 2015).

Figura 36 – Estrutura com recurso da CnPack.

Diversos outros recursos que facilitam as tarefas durante o processo de desenvolvimento de softwares são incorporados ao pacote da CnPack. Outros destes

facilitadores recursos são: Assistente que numera os componentes presentes na tela demonstrando qual a ordem dos campos. Possibilita personalizar barras de ferramentas, gerar estatísticas de código entre outros.

Corel Draw Graphics Suite

O Corel Draw é um produto da Corel Corporation, iniciando suas atividades e ganhando mercado rapidamente no final da década de 80 (COREL, 2014). É uma ferramenta que permite a criação de desenhos vetoriais, diagramação, layout de páginas, edição de imagens entre diversas outras possibilidades. Utilizado no Brasil como um dos principais softwares para criação de material gráfico, em empresas gráficas, agências de comunicação visual, profissionais e amadores.

Firebird

O Firebird é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) desenvolvido a partir do código freeware do Interbase, concebido pela Borland (FEITOSA, 2009). O Firebird é um banco de dados Cliente/Servidor relacional, para operar em distintas plataformas e sistemas operacionais (SOs). A sua instalação ocupa pouco espaço em disco e faz pouco uso de memória quando está em execução, o que vem a dispensar a necessidade do uso de super- servidores, se adaptando normalmente em máquinas comuns como as dos usuários finais (GALASSI; GERALDI; SANTOS JUNIOR, 2013).

O Firebird é free e opensource, pode ser realizado o download gratuito, livre de quaisquer ônus ao desenvolvedor. É uma das bases de dados mais utilizadas em aplicações comerciais, sendo compatível com o padrão SQL-ANSI-92 (CANTU, 2005). O Delphi têm em sua essência a criação e manutenção do Front-End do software e também a manipulação Back-End que faz referencia ao banco de dados. A conexão entre Delphi e a API (Application Programming Interface) do banco de dados ocorre de maneira simples utilizando DataSets e Querys permitindo a manipulação das informações através de métodos e propriedades de forma prática e rápida (FELIPE, 2002).

Tipos de Dados no Firebird

Os sistemas desenvolvidos trabalham com diversos tipos de variáveis que manipulam vários tipos de informações como, por exemplo, nome, CPF, datas, códigos, salários entre outros. Essa variedade de tipos de informação necessita ser persistida corretamente na base de dados. Para isso o banco de dados precisa suportar tipos de dados específicos. A tabela abaixo mostra alguns dos principais tipos de dados utilizados e disponíveis no Firebird (GALASSI; GERALDI; SANTOS JUNIOR, 2013).

Tipo de Dados Descrição

Smallint (Short Integer) Utilizado para armazenar números inteiros na faixa entre -1^15 até 1^15. Seu tamanho é de 16 bits.

Integer (Long Integer) Armazena números inteiros na faixa de -1^31 até 1^31 - 1. Ocupando 32 bits.

Char Armazena Strings (Texto) de tamanho fixo, quando o texto sempre terá o mesmo tamanho. Ocupa 1 byte para cada caráter podendo ocupar até 32.367.

Varchar Armazena Strings (textos) de tamanho variável, determinado o limite máximo na criação do campo. Ocupa 1 byte para cada caráter podendo ocupar até 32.367.

Float Armazena números reais de 7 dígitos. Tamanho de 32 bits.

Double Precision Armazena números reais de até 16 dígitos. Tamanho de 64 bits.

Numeric/Decimal Armazena números com precisão decimal. Seu tamanho varia entre 16, 32 e 64 bits.

Date Armazena datas no formato aaaa/mm/dd, onde “a” corresponde

a ano, “m” a mês e “d” a dia. Tamanho de 32 bits.

Time Armazena hora no formato hh:mm:ss, onde “h” corresponde a

hora, “m” a minutos e “s” a segundos. Tamanho de 32 bits.

TimeStamp Armazena hora e data. Tamanho de 64 bits.

Blob Armazena dados binários de tamanho indefinido, é uma ótima opção para gravar grandes textos, imagens, gráficos entre outros. Tamanho de até 32GB.

Questionário de Avaliação Pós-Experimento Expert OCD.

Nome: ___________________________________________________. Idade:________.

1. Qual seu conhecimento em informática?

( ) Nenhum ( ) Básico ( ) Intermediário ( ) Avançado

2. Como você classifica o grau de dificuldade ao utilizar o Expert OCD? ( ) Muito Fácil ( ) Fácil ( ) Mediana ( ) Difícil ( ) Muito Difícil

3. Como você classifica a organização das informações no Expert OCD? ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Mediano ( ) Ruim ( ) Muito Ruim

4. Como você classifica a projeção e aparência das telas do Expert OCD? ( ) Muito Claro ( ) Claro ( ) Mediano ( ) Confuso ( ) Muito Confuso

5. As informações no sistema são impostas de forma clara e compreensível? ( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

6. O sistema apresenta uma linguagem clara?

( ) Muito Claro ( ) Claro ( ) Mediano ( ) Confuso ( ) Muito Confuso

7. O sistema é interativo?

8. Na avaliação, as imagens/ilustrações de alguma forma ajudam a entender o conteúdo das perguntas?

( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

9. Como você classifica a utilização de imagens/ilustrações como facilitador no entendimento do conteúdo das perguntas?

( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Mediano ( ) Ruim ( ) Muito Ruim

10. O sistema responde rapidamente? (Por exemplo, ao finalizar a avaliação ele calcula em tempo aceitável antes de mostrar o resultado ou demora muito).

Documentos relacionados