• Nenhum resultado encontrado

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

5.2. O Modelo de Simulação

5.2.1. Diagramas de Influência

Os diagramas de influência revelam as relações consideradas relevantes para o estudo de desverticalização de cadeias produtivas, ou seja os fatores que

mais afetam a decisão de terceirização por parte da empresa. Ressalta-se que havendo uma relação entre duas, ou mais, variáveis isso não indica um evento certo de ocorrência, mas sim um evento provável de acontecer.

Apesar de fazerem parte de um mesmo modelo, os diagramas a seguir serão apresentados separadamente por questões didáticas de melhor visualização de seus loops. Um loop representa as relações existentes entre as variáveis, em que uma variável X afeta uma variável Y, que por sua vez afeta X novamente, formando assim um ciclo de causa e efeito.

Depois de visto, em separado, cada diagrama, pode-se partir para a construção de um diagrama de influência que seja capaz de representar um modelo genérico de produção com existência de terceirização da produção.

Os sinais positivos nas setas indicam a existência de uma relação direta entre as variáveis, em que o aumento de uma variável afeta positivamente a outra; já os sinais negativos indicam relações inversas, nas quais o aumento de uma variável implica a redução da outra variável. Os loops com a letra R são ditos loops de reforço, pois fazem o nível de terceirização sempre aumentar, já os

loops com a letra B são de balanço, pois a partir desses loops pode-se estabilizar

o nível de terceirização.

No primeiro diagrama (Figura 8), as relações encontradas no loop R1 mostram que o aumento da terceirização, por tornar a produção mais especializada pode permitir a compra de componentes com maior qualidade do que os produzidos internamente, o que geraria maior qualidade no produto final. Segundo KUPFER (1993), os processos de terceirização, desde que tecnologicamente racionais, podem fazer a cadeia produtiva avançar em direção ao ótimo de especialização, permitindo incrementos significativos da qualidade em todos os seus elos.

O consumidor, depois de algum tempo, percebe que o produto melhorou de qualidade e aumenta sua demanda (isto é indicado pela seta cortada, onde se encontra a presença de um delay ou atraso). Conseqüentemente, o aumento de demanda, traduzido em vendas, permite um incremento do lucro. Considerada uma racionalidade da empresa, onde estratégias de maior lucro serão sempre

preferíveis às de menor lucro, tem-se que a empresa procurará aumentar o nível de terceirização na tentativa de alcançar níveis de lucro maiores.

Fonte: Elaboração da autora.

Figura 8: Relacionamentos entre terceirização e qualidade.

No entanto, associado ao loop R1 (Figura 8), existe um loop de balanço B1 (Figura 9). Por este loop, tem-se que o aumento da qualidade do produto permite à empresa aumentar também o preço do produto. O aumento do preço, após algum tempo, refletirá negativamente na demanda, o que reduzirá as vendas da empresa e conseqüentemente o seu lucro. Assim, se o loop R1 é colocado no contexto do balanço B1, tem-se forças que provocam um equilíbrio no nível de terceirização.

Fonte: Elaboração da autora.

Figura 9: Relacionamentos entre terceirização, qualidade e preço.

Em relação aos custos de produção, nota-se que a terceirização pode levar a reduções de custo. Segundo GOMES (2004), o efeito comumente associado à terceirização da produção é a queda no custo unitário. Se os custos se reduzem,

existe a possibilidade da empresa se apropriar de um maior lucro. Com isso, ocorre um incentivo para aumentar-se o nível de terceirização. Esta é a descrição do reforço R2 (Figura 10).

Fonte: Elaboração da autora.

Figura 10: Relacionamentos entre terceirização e custo.

Nos diagramas discutidos acima, pode-se identificar dois elementos principais: custos e qualidade. Portanto, com base nessas duas variáveis, o modelo de Dinâmica de Sistemas será construído, buscando responder às implicações da terceirização para a lucratividade da empresa.

Após a análise individual dos elementos decisivos na estratégia de terceirização, pode-se sugerir um modelo de produção geral (Figura 11). Neste modelo, a terceirização pode afetar os custos de produção, a qualidade do produto e a capacidade de produção da firma. Uma redução dos custos afeta positivamente o lucro.

Já uma melhoria da qualidade pode afetar as variáveis preço e demanda. No caso de a melhoria de qualidade não afetar o preço, é esperado que com o tempo a demanda aumente, refletindo num aumento de vendas, e conseqüentemente, lucros maiores. No entanto, se o aumento de qualidade for seguido pelo aumento do preço do produto, haverá três eventos ocorrendo concomitantemente: a) o aumento do preço causando aumento da receita unitária; b) o aumento de preço reduzindo a demanda pelo produto. Dependendo da intensidade dessas forças, haverá um aumento ou diminuição do lucro.; e c) o aumento de qualidade levando ao aumento da demanda, que por sua vez pode aumentar as vendas e, conseqüentemente, o lucro. Portanto, o balanço desses três

eventos irá definir se o aumento do preço em detrimento do aumento da qualidade vai resultar em aumento ou redução do lucro.

Uma melhoria de qualidade, também, poderia vir a influenciar nos custos dado que haveria menores erros de produção e menores custos com controle de qualidade, mas por questões de simplificação desconsiderou-se essa relação.

Por fim, se a terceirização permitir aumentar a capacidade de produção, a empresa poderá produzir mais e, caso haja uma demanda reprimida, também poderá aumentar as vendas e, conseqüentemente, aumentar os lucros.

O modelo geral de produção (Figura 11) mostra claramente a complexidade da interação entre as variáveis-chave do sistema. Essa complexidade se dá em função das forças opostas que determinada ação pode causar e da evolução dessas forças no tempo (caráter dinâmico do modelo). Tais características favorecem o uso da simulação dinâmica como uma metodologia que capta essas evoluções e interação.

Fonte: Elaboração da autora.

Esse diagrama de influência genérico para um sistema produtivo terceirizado será traduzido na próxima seção em um diagrama de estoque e fluxo. Isso permitirá a análise de cenários, nos quais pode-se visualizar sob que circunstâncias é vantajoso terceirizar e quais são as variáveis de maior relevância na decisão de terceirização.