• Nenhum resultado encontrado

DICAS DE ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No documento Educação Ambiental (páginas 39-45)

TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DICAS DE ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A seguir, serão relacionadas algumas propostas de atividades que podem ser aplicadas a diferentes faixas etárias e a diferentes grupos, retiradas das literaturas que serão referenciadas ao final da unidade.

Estudo de ecossistemas naturais

Leve seu grupo para uma excursão em uma área natural em sua cidade. Pode ser um parque urbano, um sítio, uma reserva nos arredores da cidade.

Em primeiro lugar, deixe que o grupo explore e sinta o ambiente, usando todos os sentidos. Você pode levar um roteiro para facilitar as observações, como no exemplo a seguir:

Observação de uma área verde natural

1. Procure observar como é a vegetação do local. Repare na altura das árvores, em sua concentração, no aspecto geral da vegetação, etc.

2

2. Delimite com barbante e estacas uma área de aproximadamente 4m . observe dentro desse espaço e responda:

a) quantas espécies de plantas há dentro da área? Diferencie pelo tipo de folha, flores, caule que possuem.

b) Quantas espécies de animais você encontrou em seu quadrado? Procure vestígios deles (excrementos, tocas, pegadas, troncos roídos, etc.).

c) Observe bem as características das plantas. Como é: - folha

- caule - raiz

- flores e frutos

d) Escolha uma planta. Meça o comprimento da parte aérea: ______ cm. Meça o comprimento da raiz ______ cm.

e) Colete um pouco do solo e coloque em um vidro. Como ele é (textura, cor, umidade e quantidade de húmus)?

f) Com um higrômetro e um termômetro descubra qual é a umidade e qual é a temperatura do ambiente que está observando.

- temperatura: _______ °C. - umidade: _______ %.

g) Após responder às perguntas, faça um desenho da vegetação que você observou.

Trilhas

Uma das atividades preferidas das pessoas, quando se fala em EA, são as trilhas, ou caminhadas em qualquer área natural. Existem algumas dicas básicas para se trabalhar em trilhas:

- A caminhada deve, preferencialmente, ser feita em pequenos grupos, se possível, com no máximo doze pessoas por monitor, para evitar o ruído excessivo de passos e vozes. Em um primeiro momento, peça somente que as pessoas sintam o local: olhem, toquem,

cheirem e ouçam.

- Deve-se dar um intervalo de pelo menos cinco minutos entre um grupo e outro para que não se acumulem na trilha. Não se esqueçam de levar alguma atividade para os grupos que sairão por último. - Lembre seu grupo de que é importante manter o silêncio para que

haja o mínimo possível de interferência no local. Isto é importante, por exemplo, para não afugentar os animais que podem estar próximos às trilhas. Fale só o necessário e com o tom de voz bem baixo. - Sempre deixe um monitor à frente do grupo, e uma pessoa

responsável atrás do grupo, no final da fila.

- Faça a caminhada em ritmo lento. Lembre-se de que o importante não é a chegada, e sim a observação que se faz pelo caminho. - Escolha um local da trilha para pedir ao grupo que faça silêncio, de

olhos fechados, e preste atenção aos sons, aos cheiros e à movimentação do ar.

- Ao longo do caminho, o guia deve chamar a atenção para aspectos importantes do ambiente, procurando sempre estimular o raciocínio, com perguntas de por quê, como ou para quê.

Você pode organizar algumas atividades nas trilhas, que desenvolvam a

capacidade de observação e de trabalho em equipe. Uma destas atividades é a procura de itens que constam em uma relação que você irá fornecer aos

participantes.

- Divida os participantes em dois ou mais grupos.

- Entregue a cada equipe uma lista de coisas que devem encontrar na mata e um saco de papel para guardá-las. Oriente para que as pessoas recolham os itens com cuidado, sem danificar o ambiente. Procure não colocar na lista coisas que possam causar alguma alteração no ambiente, como animais ou flores.

- Depois que tiverem encontrado tudo, os grupos devem retornar ao ponto de origem (se achar necessário, estabeleça um limite de tempo).

- Cada grupo irá mostrar todos os seus achados.

- Um exemplo de lista: um pedaço de pau podre; algo camuflado; uma folha retorcida; algo bonito; uma pena, etc. Use a criatividade! - Peça para que os grupos comentem o que foi mais fácil e o que foi

mais difícil encontrar. Discuta por quê.

Educação Ambiental em áreas urbanas

Dias (2004) afirma que a Educação Ambiental, por ser interdisciplinar, pode ser o agente otimizador de novos processos educativos, e propõe uma série de

atividades experimentais que podem ser feitas em ecossistemas urbanos.

Apresentaremos, a seguir, algumas destas atividades, que foram retiradas, algumas com pequenas alterações, de Dias (1994; 2004)

1. A fauna urbana

a) Fazer uma listagem da fauna urbana, incluindo todos os animais encontrados na cidade, dos menores aos maiores.

b) Escolher um animal da lista para preparar um redação, incluindo: onde vive, o que come, quais seus inimigos naturais, como é sua reprodução, qual o tempo médio de vida.

c) Fazer um desenho do animal escolhido.

d) Dos animais estudados, compare: qual vive mais? Qual o que vive há mais tempo na Terra?

2. Energia elétrica

a) Trazer de casa uma conta de luz recente,

b) Anotar na lousa o consumo mensal (dado quilowatt-hora) de todos os alunos.

c) Calcular a média de consumo mensal.

d) Fazer uma listagem de atitudes para economizar energia elétrica na escola e em casa.

Sugira um desafio: durante um mês, peça aos alunos que economizem luz elétrica em casa e compare a conta de luz após este mês. Compare também quanto foi economizado nas casas de cada aluno, e quanto foi economizado pela sala toda. Você pode fazer cálculos, fazendo estimativas de quanto uma cidade inteira poderia economizar em um mês, etc.

Discuta com alunos de onde vem esta energia e todas as consequências decorrentes da geração de energia.

3. A água que bebemos

a) Identificar no mapa da cidade, de onde vem a água que abastece a cidade.

b) Informar-se se as áreas onde a água é captada para a represa são protegidas contra a poluição.

c) Em casa, deixar uma torneira pingando por uma hora, em uma vasilha, e, em seguida, medir o volume coletado. Utilize um vasilhame com marcas em mililitro (ml), como o copo do liquidificado.

d) Trazer o resultado no dia seguinte.

e) Multiplicar o resultado por 24 para saber quando de água seria desperdiçada em um dia.

f) Fazer cálculos para saber quanto a sala toda desperdiçaria em um dia, em um ano, quanto a escola toda desperiçaria, etc.

Educação Ambiental em áreas rurais

vasto, sem mencionar que as pessoas, em geral, já tem contato direto com temas relacionados com a natureza e já tem considerável conhecimento sobre fauna e flora.

Mergulhão e Vasaki (1998) sugeriram as seguintes atividades no meio rural:

1. Jogos

Com crianças, faça jogos relativos a assuntos que você pretende ensinar, usando materiais simples e personagens do próprio local.

a) Em primeiro lugar, defina o jogo – quebra-cabeças, dominó, jogo da memória, por exemplo; defina o assunto a ser abordado (mamíferos, aves, plantas, cadeia alimentar, etc); e também o material que será utilizado (sucata, papel, madeira, etc).

b) Peça às crianças que citem animais ou plantas da região que se encaixem no assunto escolhido e anote as sugestões.

c) Peça que desenhem ou recortem, de revistas, os animais e plantas escolhidos.

d) Cole-os em papelão ou cartolina, ou madeira para aumentar a durabilidade.

2. Estudando as árvores

Escolha algumas árvores na área da escola ou em um local próximo. Deixe cada grupo responsável por um tipo de árvore para observar e pesquisar os seguintes itens:

a) Diâmetro da árvore e estimativa da altura.

b) Desenhar a forma da árvore, suas folhas, flores, frutos ou sementes, bem como outras características que achar interessantes.

c) Observe os animais que visitam a árvore (insetos, aves, etc.) e desenhe-os também. Procure saber o que eles fazem e por que visitam a árvore.

d) Pesquise o nome da árvore (comum e científico) e se é utilizada pelo ser humano.

e) Faça uma tabela com os dados sobre quando a árvore produz flores e frutos, como as flores são polinizadas e como as sementes são dispersadas.

f) Promova uma apresentação para a discussão dos resultados. g) Observe a árvore ao longo do ano para registrar as mudanças e

anote as observações.

3. Brincando de repórter

Esta atividade fornece subsídios para discussão mediante o conhecimento da realidade local e valoriza o conhecimento popular.

Peça aos alunos que entrevistem uma ou mais pessoas mais velhas. Elabore uma lista de perguntas obrigatórias e deixe que as crianças pensem em outras.

- Como eram os rios da região antigamente?

- Quais os principais peixes que existiam? Pescava-se mais do que hoje? - Quais animais existiam nas matas? Hoje tem mais ou menos animais?

Por quê?

- O que se plantava há dez anos?

- A terra hoje é tão boa (fértil) como antigamente?

Peça a cada aluno que conte as respostas que obteve, anotando os resultados no quadro e comentando-os.

4. As atividades de trilhas ou de ambientes naturais, descritas acima, também podem ser adaptadas para ambientes rurais.

Muitas atividades podem ser feitas para aumentar a compreensão relativa a questões ambientais, tanto no meio urbano quanto no meio rural. Não se esqueça, no entanto, de que se recomenda que as atividades de EA tenham continuidade. Se você pretende realizar uma atividade de EA, procure voltar ao local mais vezes para a realização de palestras, jogos e outras atividades e verificar o desenvolvimento dos programas implantados.

Atividade

Apresente, pelo menos, mais duas atividades práticas que podem ser aplicadas em projetos de Educação Ambiental.

Agora que você já conhece algumas atividades de EA, vamos entender como pô-las em prática!

Orientações básicas para a elaboração de projetos

O objetivo básico de um projeto é procurar uma solução para um dado

problema. Portanto, o primeiro passo a tomar quando se pensa em elaborar um projeto é definir claramente o problema. A partir daí, levantar as possíveis soluções ao problema e decidir por uma delas, estabelecendo metas e objetivos a serem alcançados. O terceiro passo é definir um caminho para alcançar os objetivos desejados, as ações a serem realizadas, os recursos necessários.

Antes de iniciar um projeto, faça a você mesmo algumas perguntas básicas:

- Por que o problema é importante? - O que você quer fazer?

- Quais os resultados esperados?

- De que forma você vai avaliar os resultados? - O que já foi feito na área?

- Quanto tempo durará o projeto?

Dependendo da instituição à qual você vai propor o projeto, os itens que um projeto deve conter podem variar, e algumas possuem formulários próprios. Porém,

de maneira geral, um projeto abarcar os seguintes itens:

1. Resumo: dá uma idéia geral do projeto, de forma sucinta. Deve conter a identificação do problema, a importância do projeto, o objetivo principal e os resultados esperados.

2. Introdução: dever trazer uma visão geral do problema, da localidade, do público-alvo, da instituição proponente, e deve conter breve revisão de trabalhos anteriores.

3. Objetivo geral: refere-se ao ponto aonde você quer chegar através da execução do projeto. Você deve estabelecer apenas um objetivo geral.

4. Objetivos específicos: referem-se às etapas ou aos diferentes tipos de público e estratégias. Normalmente se propõe mais de um. Os objetivos específicos, assim como o objetivo geral, devem começar sempre com um verbo no infinitivo.

5. Justificativa: qual é a importância do projeto? Pense que você precisa fazer com que o leitor compreenda e se convença da importância do seu projeto.

6. Metodologia: deve estar intimamente ligada aos objetivos propostos e aos resultados esperados. Deve-se sempre definir bem as

estratégias que serão empregadas; definir as etapas. Sugere-se fazer um quadro relacionando as atividades com os objetivos específicos. 7. Cronograma: é preciso determinar quanto tempo será necessário

para a realização de cada atividade e quando serão realizadas. Pode-se montar um quadro de atividades com os meses ou semanas de um lado, e as atividades de outro.

8. Recursos: definição dos recursos materiais (infraestrutura, material de consumo, transporte, etc.) e humanos que serão necessários em cada etapa do projeto.

9. Avaliação: como você irá verificar se os resultados esperados estão sendo alcançados? Esta etapa exige o monitoramento das

atividades e ações, com vistas a acompanhar suas consequências e resultados, para a identificação e a formulação de medidas

corretivas ou preventivas.

Nesta unidade, você pode estudar algumas atividades de Educação Ambiental, sua aplicação e como elas integram o conhecimento de modo divertido. Bem assim como proceder para realizar um projeto de EA. Estas orientações serão

importantes para o planejamento de suas atividades.

Atividade

Planeje, de acordo com as orientações, duas atividades de Educação Ambiental. Escolha um local para aplicá-las e relate os resultados obtidos.

No documento Educação Ambiental (páginas 39-45)

Documentos relacionados