• Nenhum resultado encontrado

DIFERENÇAS ENTRE OS CAMPOS VISUAIS DOS USUÁRIOS DE CADA ESTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO ÍNDICE DE OFUSCAME NTO

QUESTIONÁRIO

12. Você acredita que a causa de algum destes sintomas esteja ligado a:

5.4. DIFERENÇAS ENTRE OS CAMPOS VISUAIS DOS USUÁRIOS DE CADA ESTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO ÍNDICE DE OFUSCAME NTO

Cada estação de trabalho possui um campo visual diferenciado, e suas características afetam diretamente o índice de ofuscamento. Como foi comprovado, através dos cálculos de DGI realizados, a luminância da fonte quando muito alta e não contra-balanceada com uma luminância de fundo igualmente alta, gera ofuscamento. Isso se evidenciou claramente nas estações de frente para a janela e sujeitas a uma luminância extremamente alta.

Para compararmos os campos visuais de cada estação é necessário lembramos as posições medidas: frente para a janela, lateral à janela (direita e esquerda) e costas para a janela, cada qual com suas peculiaridades. As estações distantes da janela e laterais a ela não apresentaram ofuscamento em nenhuma situação medida, pois em seu campo visual não se notam contrastes excessivos entre fonte e fundo, em virtude da distância em relação à janela, e conseqüentemente o brilho proveniente desta se dissipar e também por se tornar apenas uma pequena parte do campo visual, o que não acontece nas outras situações em que a estação se localiza próxima à janela, e onde esta ocupa grande parte do campo visual do usuário, representando uma porção brilhante de impacto e que gera ofuscamento com facilidade.

Na sala 01 (PET) todas as estações próximas à janela apresentaram ofuscamento, com índices elevados, embora a iluminância e a luminância da sala fossem altas. Na sala 02 (CTC) a iluminância encontrada esta abaixo do recomendado e a luminância de fundo e da fonte, embora bem diferentes, não foram as variáveis definidoras, pois na situação de maior e menor ofuscamento estas variáveis demonstram os mesmos valores. As estações de maior DGI foram as localizadas perto da janela, sendo que as distantes não apresentaram ofuscamento, nestas a janela assumiu proporções ínfimas, não representativas em termos de brilho gerador de ofuscamento.

Na sala 03 (GEO) a iluminância média foi considerada boa, já a luminância variou bastante em função da localização do posto de trabalho: na situação de menor ofuscamento as cortinas próximas à estação estavam fechadas, o que diminuiu a luminância da fonte; já na situação de maior ofuscamento as cortinas estavam abertas e conseqüentemente a luminância da fonte apresentou-se bastante alta em relação à de fundo. Por isso, esta sala apresentou uma exceção em relação às demais salas: a situação de maior ofuscamento foi encontrada em uma estação próxima, mas lateral à janela e não de frente como comumente aconteceu, o que se deu exclusivamente por estar fechada a cortina no campo visual do usuário da estação de frente para a janela, o que fez com que a luminância da fonte fosse menor que a encontrada no campo visual da estação lateral à janela, onde as cortinas estavam abertas, e visto que a luminância de fundo não variou, essa situa ção é bastante plausível.

Já a sala 04 (EGR), com sua baixa iluminância e luminância encontradas, foi a única que não apresentou ofuscamento em nenhuma situação. Acredita-se que isso ocorreu devido aos baixos índices de luminância da fonte, que sempre esteve abaixo dos 500cd/m². E mesmo em situações onde a variação entre luminância de fonte e luminância da fonte foram bastante altas, não se apresentou ofuscamento, o que não ocorreu em situações de grandes diferenças entre estas duas variáveis, mas que a luminância da fonte era relativamente alta, maior que 500cd/m². Esta é uma conclusão interessante, pois nesta sala as cortinas permanecem quase sempre fechadas ou semi-abertas, e mesmo quando as

cortinas estavam abertas, não foi verificada reflexão na tela do computador que fica de costas para a janela, e também não ocorreu ofuscamento.

5.5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

As funções mais importantes de uma abertura são as de admitir luz do céu e do sol, e permitir a visão e o contato com o exterior. No entanto, essas aberturas tão desejadas podem gerar alguns desconfortos no usuário, entre eles o desconforto por ofuscamento, que se dá pela visão direta ou indireta do céu, pelo brilho gerado ou excessivo, e conseqüentes contrastes entre interior e exterior, que aumenta em proporcionalmente ao aumento da porção de céu visível pelo usuário da estação.

Para evitar estas situações duas alternativas são possíveis, visando reduzir os contrastes: controlar a luminância das fontes pelo uso de elementos de controle e conceitos de projeto e aumentar a luminância das superfícies adjacentes. Estas são de importância fundamental, se as superfícies adjacentes às fontes de luz possuírem uma luminância proporcional em relação à fonte e ao ambiente interno, este gradiente ajudará na diminuição do desconforto visual e ofuscamento.

Um dos princípios do desenho integrado é exatamente estabelecer um equilíbrio de adaptação entre as partes mais iluminadas do ambiente, perto das aberturas, e as artificialmente iluminadas nas partes mais distantes destas. Este equilíbrio é determinado não só pela tarefa a ser desenvolvida, mas também pela sensação subjetiva de ajustamento de contrastes. Conclui-se que a fase de projeto é de extrema importância, pois é onde devemos resolver a maior parte dos problemas que a edificação possa vir a ter em termos de conforto ambiental. É nesta etapa também que se deve buscar o equilíbrio e a perfeita integração interior/exterior, proporcionando conforto e bem estar ao usuário, um dos conselhos importantes a ser dado aos projetistas é atenção redobrada na distribuição do layout, pois ele contribui e muito na obtenção ou não de um

ambiente agradável luminicamente para o usuário de computador. Neste tipo de edificação é imprescindível uma preocupação redobrada neste aspecto, não deixando as estações de trabalho coladas nas aberturas, e se possível mantendo- as longe o suficiente destas para que não ocorra ofuscamento.

Prestar atenção nas cores, materiais e iluminação empregados neste tipo de ambiente é muito importante, pois é necessário criar um ambiente visual proporcional em termos de luz, brilho e constraste.