• Nenhum resultado encontrado

Várias dificuldades encontradas nos momentos de avaliação durante os cursos foram descritas pelos participantes das entrevistas. Algumas dificuldades, descritas a seguir foram bastante evidenciadas.

As dificuldades estão relacionadas com: o cumprimento de prazos para a entrega e/ou apresentação de atividades, resistência ao uso do ambiente virtual, com o acesso à Internet e como medir a participação dos alunos. Estas dificuldades são descritas a seguir.

1a d i f i c u l d a d e e n c o n t r a d a n a a v a l i a ç ã o : c u m p r i m e n t o d e p r a z o s

O cumprimento de prazos pré-estabelecidos durante o curso foi relatado durante as entrevistas com bastante evidência (REQ_ENTREVISTAS 20). Segundo alguns participantes, a falta de cultura do trabalho individualizado, que é uma problemática existente, independentemente do uso ou não de algum ambiente virtual e a inexistência

de cobranças mais expressivas são duas das dificuldades mais encontradas. Como exemplo, podem ser citados os seguintes trechos das entrevistas:

Quais as dificuldades encontradas para avaliar seus alunos através do ambiente virtual que você usa? Como você solucionou?

PARTICIPANTE 03:

Alguns alunos não conseguiam cumprir prazos estipulados, isso é independente a este ambiente, mas aqui fica mais visível pois às vezes determinamos que precisa disponibilizar e todos acompanham inclusive os prazos, jogo aberto com meus alunos, ponho a responsabilidade nas mãos deles, tem aluno que fala que fez mas um vírus foi lá e acabou com o que ele fez , enfim todo tipo de justificativa procuro não cobrar, uma coisa eu tenho certeza que são os meus alunos problemas que precisam mais de mim, os que normalmente dão conta do recado esses na realidade não precisam de mim muitas vezes acredito que chego até a atrapalha-los, procuro dar tratamentos diferenciados até hoje não tive problemas maiores.

Quais as dificuldades encontradas para avaliar seus alunos através do ambiente virtual que você usa? Como você solucionou?

PARTICIPANTE 05:

Algumas vezes distribui tarefas coletivas a serem feitas via ambiente. Nem sempre obtive os resultados nos prazos previstos. Creio isso se deve parcialmente à falta de cultura nessa forma de trabalho.

Como já foi explicitado anteriormente, na atividade de planejamento, os trechos das entrevistas dos participantes 03 e 05, descrevem a necessidade de professores e alunos conhecerem melhor sobre as características do estudo individualizado. O professor e o aluno precisam estar conscientes desta técnica para conduzirem de forma mais eficiente a aprendizagem. O aluno precisa saber como administrar seu tempo e professores precisam lidar com estas situações.

2a d i f i c u l d a d e e n c o n t r a d a n a a v a l i a ç ã o : r e s i s t ê n c i a a o u s o d o a m b i e n t e v i r t u a l

A resistência ao uso do AVE, segundo os participantes, é uma das dificuldades encontradas para avaliar os alunos. Esta, no entanto, é uma dificuldade que prejudica todo o processo de ensino-aprendizagem, pois, tanto o professor quanto o aluno possuem expectativas perante o uso do ambiente virtual que muitas vezes não se

concretizam. Desta forma, acabam tornando difícil o seu uso. Como exemplo, pode ser citado o seguinte trecho das entrevistas:

Quais as dificuldades encontradas para avaliar seus alunos através do ambiente virtual que você usa? Como você solucionou?

PARTICIPANTE 51:

Há alunos que tem resistência em utilizar o ambiente virtual, ou então, que tem dificuldades técnicas, seja com o acesso ao computador, seja com as novas tecnologias.

Para os alunos citados pelo participante 51, alguns participantes relatam algumas soluções para tentar driblar esta resistência e dar seguimento ao elemento principal: que os alunos aprendam.

As soluções encontradas, citadas pelos participantes, foram: cópias impressas e incentivo ao uso do AVE a partir das vantagens do uso da tecnologia.

1. Cópias impressas dos materiais utilizados nos cursos

A solução descrita pelo participante 21, apresentada a seguir, relata a experiência de que o processo de aprendizagem continua independente do aluno querer ou não utilizar o AVE. No caso apresentado, possivelmente este é um exemplo de um curso semi-presencial, onde o aluno, provavelmente não escolheu a modalidade de ensino que está utilizando. Desta forma, é lhe dada a possibilidade de escolher o recurso a ser utilizado.

Quais as dificuldades encontradas para avaliar seus alunos através do ambiente virtual que você usa? Como você solucionou?

PARTICIPANTE 21:

Os alunos que não quiseram utilizar plenamente o ambiente não o fizeram, utilizando cópias impressas do material e expressando-se presencialmente durante as discussões.

Com relação às copias impressas, estas já foram discutidas em diversas áreas das atividades de planejamento e disponibilização dos materiais didáticos.

2. Incentivo a partir das vantagens do uso da tecnologia

Segundo alguns participantes das entrevistas, as vantagens do uso da tecnologia são utilizadas como incentivo para a resistência de alguns alunos no uso do ambiente virtual. Como exemplo, pode ser citado o seguinte trecho das entrevistas:

Quais as dificuldades encontradas para avaliar seus alunos através do ambiente virtual que você usa? Como você solucionou?

PARTICIPANTE 11:

Tentamos sempre estimular o uso da Informática, apresentando as vantagens e também a necessidade de aprender a utilizar as tecnologias, inclusive para as atividades dia a dia e profissional.

O recurso utilizado pelo participante 11 descreve mais uma solução na qual o professor “não se deixa abater”, fornecendo a solução das cópias impressas e deixando para o aluno o interesse por participar do AVE ou não. O participante 11 incentiva o aluno a rever seus conceitos e entender o porquê é interessante utilizar-se deste recurso para aprender.

3a d i f i c u l d a d e e n c o n t r a d a n a a v a l i a ç ã o : o a c e s s o à I n t e r n e t

O acesso à Internet é uma problemática mencionada pelos participantes como prejudicial ao processo de avaliação. Como visto anteriormente, a dificuldade de acesso é um fator determinante que dificulta também o planejamento e por vezes inviabiliza todas as atividades realizadas através da Internet. Esta dificuldade contribui para a realização de atividades de forma presencial. Isto é percebido em trechos tais como o citado pelo participante 11:

Quais outras dificuldades foram encontradas? PARTICIPANTE 11:

Outra questão é a eventual lentidão para acessar o ambiente. Estes fatos devem ser considerados na Avaliação.

4a d i f i c u l d a d e e n c o n t r a d a n a a v a l i a ç ã o : c o m o m e d i r a p a r t i c i p a ç ã o

Os participantes descreveram, durante as entrevistas, que durante os cursos ministrados surgiram algumas dificuldades relacionadas com a forma de medir a participação dos alunos no processo de avaliação. Como exemplo, pode ser citado, com a devida solução encontrada pelo participante, o seguinte trecho das entrevistas:

Quais as dificuldades encontradas para avaliar seus alunos através do ambiente virtual que você usa? Como você solucionou?

PARTICIPANTE 07:

A dificuldade é saber medir a participação. A solução foi levando em consideração a quantidade de contribuições (mensagens) e a qualidade destas. Desta forma, tentamos eliminar os dois extremos: alunos que gostam de aparecer e falar sobre tudo, mas não acrescentam nada de interessante (papo de bêbado) e os alunos que soltam duas mensagens maravilhosas durante o curso, mas não fazem mais do que isto. O objetivo do curso é fazer os alunos participarem sempre e com qualidade.

Este é um assunto que interessa a praticamente todos os professores de cursos online. Como medir a participação de um aluno que não participa ativamente, por exemplo do fórum e chat? ferramentas podem ser concebidas para que possa fornecer informações ao professor sobre este aluno para que possam ser tomadas algumas medidas. Na atividade de tutoramento, descrita na próxima seção, são apontados vários indícios de como rastrear as atividades realizadas pelos alunos.

4 . 4 . 3 . 5 A t i vi d a d e d e T u t o r a me n t o

Durante as entrevistas foram fornecidas informações importantes sobre esta atividade que contribui, de um modo geral, para a avaliação. O tutoramento é bem servido pelos ambientes virtuais, pois são disponibilizadas várias ferramentas para ajudar o professor a acompanhar o desempenho de e fornecer suporte a seus alunos. Suporte ao aluno no sentido de apoiá-lo e incentivá-lo a aprender.

A seguir são apresentadas, nos próximos itens, o acompanhamento de desempenho, o suporte ao aluno e as ações realizadas pelos participantes em caso de omissão de realização de tarefas dos alunos.

A c o m p a n h a m e n t o d e d e s e m p e n h o

Os participantes relataram várias formas de acompanhamento de desempenho de seus alunos. Foram citadas as seguintes formas: I) intervenções no ambiente virtual, II) análise de conteúdo, III) colocações por e-mail ou lista, IV) tempo para apresentação das atividades e V) ferramentas específicas do ambiente virtual.