• Nenhum resultado encontrado

Dificuldades relativas à Gestão

A questão que diz respeito às possíveis dificuldades relativas à “Gestão” enfrentadas pelas Secretarias de Educação municipais, estaduais ou do Distrito Federal nesse período da pandemia, possuía as seguintes opções de respostas: “Falta de recursos financeiros”;

“Insuficiência de pessoal para atividades essenciais”; “Relação com assistência e saúde”;

“Relação com rede de proteção das crianças”; “Regulamentação da carga horária anual e dias letivos”; “Outras”.

Chama a atenção, tanto nos dados gerais do Brasil quanto nas regiões, como a resposta

“Regulamentação da carga horária anual e dias letivos” se destaca em relação às demais.

Brasil

No conjunto do país, a opção “Regulamentação da carga horária anual e dias letivos”

destacou-se entre as opções disponíveis para expressar as dificuldades enfrentadas pelas Secretarias de Educação municipais, estaduais e do Distrito Federal quanto à gestão da educação nesse período da pandemia, tendo sido assinalada por 68,4% dos respondentes. Na sequência, destacaram-se as opções “Falta de recursos financeiros” (33,8%) e “Insuficiência de pessoal para atividades essenciais” (16,2%). Bastante próximas, surgem as opções “Relação com rede de proteção das crianças” (9,3%) e “Relação com assistência e saúde” (9,1). Por último, a opção “Outras” foi marcada por 4,7% dos respondentes. Na análise do conjunto dos dados para essa questão, chama a atenção o fato de que, em todas as regiões, a resposta

“Regulamentação da carga horária anual e dias letivos” se destaca significativamente em relação às demais, indicando qual aspecto das demandas atribuídas à gestão foi mais preocupante.

Tabela 25: Dificuldades da Gestão - Brasil

Regulamentação da carga horária anual e dias letivos 68,4%

Falta de recursos financeiros 33,8%

Insuficiência de pessoal para atividades essenciais 16,2%

Relação com rede de proteção das crianças 9,3%

Relação com assistência e saúde 9,1%

Outras 4,7%

Fonte:Tabulação própria a partir das respostas das Secretarias de Educação Municipais e Distrital.

Região Centro Oeste

Na Região Centro-Oeste, dentre as dificuldades enfrentadas pelas Secretarias de Educação, neste período da pandemia, em relação à Gestão, o resultado seguiu a seguinte ordem

56

de indicação: a opção “Regulamentação da carga horária anual e dias letivos” foi destacada por 64,8% dos respondentes. Na sequência, destacaram-se as opções “Falta de recursos financeiros”

(31,8%) e “Insuficiência de pessoal para atividades essenciais” (13,4%). Bastante próximas, surgem as opções “Relação com rede de proteção das crianças” (10,1%) e “Relação com assistência e saúde” (8,9%). Por último, a opção “Outras” foi marcada por 6,7% dos respondentes. Nesta Região, na análise do conjunto dos percentuais para essa questão, chama a atenção o fato de que a resposta “Regulamentação da carga horária anual e dias letivos” se destacou com mais do que o dobro de percentual de escolha em relação a segunda opção.

Gráfico 33: Dificuldades da Gestão – Região Centro-Oeste

Fonte:Tabulação própria a partir das respostas das Secretarias de Educação Municipais e Distrital.

Região Nordeste

Na Região Nordeste, dentre as dificuldades enfrentadas pelas Secretarias de Educação, neste período da pandemia, em relação à Gestão, o resultado seguiu a seguinte ordem de indicação: a opção “Regulamentação da carga horária anual e dias letivos” foi destacada por 66,4% dos respondentes. Na sequência, destacaram-se as opções “Falta de recursos financeiros”

(44,4%) e “Insuficiência de pessoal para atividades essenciais” (22,4%). Com o mesmo percentual, surgem as opções “Relação com rede de proteção das crianças” (10,5%) e “Relação com assistência e saúde” (10,5%). Por último, a opção “Outras” foi marcada por 3,1% dos respondentes.

57

Gráfico 34: Dificuldades da Gestão - Região Nordeste

Fonte:Tabulação própria a partir das respostas das Secretarias de Educação Municipais e Distrital.

Região Norte

Na Região Norte, dentre as dificuldades enfrentadas pelas Secretarias de Educação, neste período da pandemia, em relação à Gestão, o resultado seguiu a seguinte ordem de indicação: a opção “Regulamentação da carga horária anual e dias letivos” foi destacada por 60,0% dos respondentes. Na sequência, destacaram-se as opções “Falta de recursos financeiros”

(44,7%), “Insuficiência de pessoal para atividades essenciais” (18,8%) e “Relação com assistência e saúde” (12,9%). Em seguida, surgem as opções “Relação com rede de proteção das crianças” (7,1%) e, por último, a opção “Outras” foi marcada por 5,9% dos respondentes.

Gráfico 35: Dificuldades da Gestão - Região Norte

Fonte:Tabulação própria a partir das respostas das Secretarias de Educação Municipais e Distrital.

Região Sudeste

Na Região Sudeste, dentre as dificuldades enfrentadas pelas Secretarias de Educação, neste período da pandemia, em relação à Gestão, o resultado seguiu a seguinte ordem de indicação: a opção “Regulamentação da carga horária anual e dias letivos” foi destacada por

58

71,2% dos respondentes, apresentando mais que o dobro do percentual da segunda opção, que foi “Falta de recursos financeiros” (28,8%). Em terceiro lugar, aparece “Insuficiência de pessoal para atividades essenciais” (14,0%). Bastante próximas, surgem as opções “Relação com assistência e saúde” (8,5%) e “Relação com rede de proteção das crianças” (8,2%). Por último, a opção “Outras” foi marcada por 3,6% dos respondentes.

Gráfico 36: Dificuldades da Gestão - Região Sudeste

Fonte:Tabulação própria a partir das respostas das Secretarias de Educação Municipais e Distrital.

Região Sul

Na Região Sul, dentre as dificuldades enfrentadas pelas Secretarias de Educação, neste período da pandemia, em relação à Gestão, o resultado seguiu a seguinte ordem de indicação:

a opção “Regulamentação da carga horária anual e dias letivos” foi destacada por 70,9% dos respondentes, apresentando mais que o dobro do percentual da segunda opção, que foi “Falta de recursos financeiros” (24,8%). Em terceiro lugar, aparece “Insuficiência de pessoal para atividades essenciais” (11,6%). Bastante próximas, surgem em sequência as opções “Relação com rede de proteção das crianças” (8,6%) e “Relação com assistência e saúde” (7,6%). Por último, a opção “Outras” foi marcada por 6,2% dos respondentes.

Gráfico 37: Dificuldades da Gestão - Região Sul

Fonte:Tabulação própria a partir das respostas das Secretarias de Educação Municipais e Distrital.

59