• Nenhum resultado encontrado

1. PATRIMÔNIO CULTURAL, FOTOGRAFIA E DIFUSÃO

1.3 As diversas faces da Difusão do Patrimônio Cultural

1.3.1 Tipos e formas de Difusão

1.3.1.6 Difusão Cultural

A difusão cultural é a forma mais abrangente e genérica para propor ações de difusão aplicadas às unidade de informação e ao patrimônio cultural. Conforme Nogueira (2012) as mais variadas atividades e produtos podem ser criadas a fim de ampliar e desenvolver o relacionamento com o público.

A difusão cultural prevê a produção de actividades e produtos culturais numa perspectiva de utilização e usufruição, enquanto recurso para o desenvolvimento pessoal e social e envolvimento do público em geral com o património.(p. 36)

Verifica-se que a expressão “difusão cultural” também é empregada pela antropologia, para remeter a teorias relacionadas à transmissão de práticas culturais

de uma sociedade a outra, esta teoria também conhecida como “difusionismo” originou-se no século XIX, é contemporânea a teoria do evolucionismo e foi uma resposta alternativa à essa última. No caso, os estudos referem-se a grupos sociais que transmitem seus costumes a outros grupos.

Ao contrario do evolucionismo, do qual também eram críticos, os autores difusionistas colocavam todo o peso explicativo da questão da diversidade cultural humana na ideia de difusão. Ou seja, ao invés de supor, como os evolucionistas, que a ocorrência de elementos culturais semelhantes em duas regiões geograficamente afastadas seria prova da existência de um único e mesmo caminho evolutivo, os difusionistas pressupunham que deveria ter ocorrido a difusão de elementos culturais entre esses mesmos lugares (por comércio, guerra, viagens ou quaisquer outros meios). (BOAS, 2005, p.17)

No entanto, a expressão vem sendo bastante utilizada nos estudos e práticas das instituições responsáveis pela preservação e difusão do Patrimônio Cultural. Conforme o que foi discutido anteriormente, podemos ventilar que em certo ponto, estes conceitos se encontram. A preservação do Patrimônio Cultural tem a sua finalidade na perpetuação e transmissão das práticas culturais vividas pela sociedade visando informar e transformar a sociedade atual por meio do conhecimento do seu passado. Em outros termos, podemos dizer que através do Patrimônio Cultural a sociedade do passado transmite suas práticas culturais à sociedade dos dias atuais a fim de construir a sua identidade, sua memória e sua história.

Lourdes Boix Llonch (2001) diz que uma das formas de difusão cultural que mais tem se desenvolvido é a que trata de documentos da história local, pois nesta os cidadãos são os protagonistas.

Una de las vertientes del archivo que ha experimentado un mayor desarrollo en sintonia con la demanda es la difusión de la historia local. Especialmente en los archivos municipales es donde se han manifestado los mejores casos de investigación del archivo en la comunidad. Hay multitud de excelentes ejemplos que van desde las publicaciones de historia local, los talleres de historia, las exposiciones de fotografias antiguas del entorno, la conmemoración de hechos históricos o efemérides de significación especial, los itinerários y las rutas históricas. En todas partes el archivo constituye una buena plataforma de difusión y democratización de la historia de un Pueblo o ciudad contribuyendo de la manera más eficaz a la recuperación de la identidad, fomentando la consciencia cívica y la cohesión social de los ciudadanos. (p.110)

Apesar de a autora referir-se diretamente a arquivos municipais, vimos que estes são considerados instituições de memória (junto com as bibliotecas e museus). Nesse sentido, entendemos que, devido ao acervo ter sido constituído

através de doações na comunidade, o Museu da Cidade do Rio Grande, consiste em uma das principais instituições locais onde a população pode ver retratada a sua história.

Outra sugestão que pode ser usada para a elaboração de estratégias de difusão, é a utilização das efemérides como temas para a realização de atividades culturais.

Uno de los actos de difusión del archivo que más contribuyen a vincular a toda una comunidad directamente con su pasado es la conmemoración de efemérides de hechos históricos o de la vida cotidiana […] Se trata de aprovechar hechos históricos importantes para una comunidad con el fin de rentabilizar su difusión en beneficio de la recuperación del patrimonio, tanto material como inmaterial, debido al enorme potencial de comunicación que generen las efemérides. (LLONCH, 2001. p.119)

As ações de difusão cultural também podem ser propostas para outros públicos, adultos, idosos, ou portadores de necessidades especiais.

O Museu da Cidade do Rio Grande, por exemplo, integrou atividades de ação educativa e cultural com o projeto Olhar Autista Artista.

FIGURA 01 – Logotipo do Projeto Olhar Autista Artista FONTE: Museu da Cidade do Rio Grande

IMAGEM 01 – Projeto Olhar Autista Artista - escolha do tema para produção das obras de arte FONTE: Museu da Cidade do Rio Grande

IMAGEM 02 – Projeto Olhar Autista Artista - Exposição das obras produzidas pelos alunos FONTE: Museu da Cidade do Rio Grande

Desenvolvido durante quatro anos, foi suspenso no ano de 2014 devido às obras de modernização do museu. O projeto visa a produção e a exposição de obras de arte dos alunos, portadores de autismo, da Escola Municipal Especial Maria Lúcia Luzzardi.

IMAGEM 03 – Projeto Olhar Autista Artista - Exposição das obras produzidas pelos alunos. FONTE: Museu da Cidade do Rio Grande

O projeto também envolvia a participação das mães dos alunos que, devido a dedicação da maior parte do seu tempo ao cuidado dos filhos portadores de autismo, essas não possuem muitas alternativas de interação social, assim como, acesso à cultura e momentos de lazer.

Enfim, podemos observar que conforme Nogueira (2012) a difusão pode ser compreendida de acordo com: as “necessidades de informação, realidade material (tipo de suporte) e oferta cultural e educativa”. Para tanto, sistematizamos os tipos de difusão conforme pode ser observado no Quadro 01 - Sistematização dos Tipos de Difusão:

Sistematização da difusão quanto à: Tipo de difusão

Necessidades de Informação

 Difusão informacional

 Difusão seletiva da informação

 Difusão editorial Realidade Material (tipo de suporte)  Difusão editorial

 Difusão digital (ou eletrônica), Oferta Cultural e Educativa  Difusão educativa

 Difusão cultural

Quadro 01 – Sistematização dos Tipos de Difusão Fonte: Sara Orcelli dos Santos (síntese de conteúdos).

Seja través de exposições, publicações, catálogos, consultas, sites ou ações culturais e voltadas para a educação, é imprescindível que as unidades de informação cumpram a sua função perante a sociedade: a preservação da história e da memória através da difusão do patrimônio.

CAPÍTULO 2

PRECEDENTES INDISPENSÁVEIS À IMPLANTAÇÃO DE UM

PROGRAMA DE DIFUSÃO

2. PRECEDENTES INDISPENSÁVEIS À IMPLANTAÇÃO DE UM

Documentos relacionados