• Nenhum resultado encontrado

Digite o comando SQL para buscar as tabelas desejadas, visualize a consulta SQL e clique em

No documento Guia do Usuário do SAP Lumira SAP Lumira (páginas 35-39)

Como se conectar a suas fontes de dados

6. Digite o comando SQL para buscar as tabelas desejadas, visualize a consulta SQL e clique em

Adquirir.

Os dados são exibidos no "Painel de dados". Tópicos relacionados

•Como especificar propriedades de conexão do Freehand SQL •Como usar o editor de SQL no Freehand SQL

4.5.2.1 Como usar o editor de SQL no Freehand SQL

É possível usar o editor de SQL para escrever comandos SQL e criar uma fonte de dados através do Freehand SQL, baseada em um banco de dados conectado. O editor de SQL pode ser acessado pela opção de conexão "Freehand SQL" quando um novo documento é criado.

Observação:

A aquisição de dados de tabelas do banco de dados, só é permitida por meio da declaração "SELECT" do editor de SQL.

O editor de SQL tem as seguintes opções para ajudar a selecionar tabelas para a fonte de dados: Descrição

Opções do editor de SQL

Contas disponíveis para o banco de dados conectado. Expanda os nós para ver as tabelas disponíveis. Clique duas vezes para abrir uma tabela na consulta SQL.

Catálogo

Consulta de seleção para buscar tabelas. Somente a declaração "SELECT" é suportada. Clique duas vezes na tabela existente no nó da conta, no painel à esquerda, para atribuir um nome a ela.

Consulta

Mantém um log das declarações "SELECT" usadas no painel de consulta. Clique em uma declaração para que ela seja incluída na consulta.

Histórico de SQL

Clique para visualizar as tabelas que são adquiridas pela declaração "SELECT". Visualização dos

dados

É possível selecionar todas as colunas ou nenhuma delas. Além disso, é pos- sível selecionar colunas individualmente para aquisição.

Selecionar tudo/na- da

Tópicos relacionados

•Como se conectar a uma fonte de dados Freehand SQL

4.5.3 Como especificar propriedades de conexão do Freehand SQL

É possível criar seu próprio provedor de dados, por meio da digitação manual dos comandos SQL relativos a uma fonte de dados de destino, para aquisição dos dados da tabela. Ao usar o Freehand SQL, você deve inserir as informações de conexão com o banco de dados de destino. Também é

possível especificar os parâmetros de conexão para otimizar a busca de dados. Estas opções de login e otimização estão disponíveis:

Tabela 4-5: Parâmetros de login Descrição Opção

Nome de usuário Senha

Nome e porta do servidor que hospeda o banco de dados Servidor <(host>:<por-

ta>)

Nome do banco de dados Banco de dados

Tabela 4-6: Parâmetros avançados Descrição Opção

Se você estiver usando um pool de conexões, trata-se do método que deve ser empregado para manter ativa a conexão do modo "Pool de conexões".

Modo de pool de conexões

Se o modo "Pool de conexões" estiver configurado para manter a conexão ativa, trata-se da duração em minutos durante a qual a conexão permanecerá aberta.

Tempo limite do pool

O número máximo de linhas permitidas em cada busca no banco de dados. Por exemplo, se você digitar 20 e a consulta retornar 100 linhas, a conexão tratará os dados em cinco buscas, cada uma com 20 linhas. Para desativar uma busca por matriz, digite 1 para o tamanho da matriz de busca. Os dados são recuperados por linha.

Observação:

A desativação do tamanho da matriz de busca pode aumentar a eficiên- cia da recuperação de dados, mas prejudicar a velocidade do servidor. Quanto maior o tamanho da matriz de busca, mais rápida será a recu- peração das linhas. É preciso, no entanto, que você se certifique de possuir memória necessária no sistema cliente.

Tamanho da matriz de busca

Tamanho da matriz de ligação antes da transmissão para o banco de dados. Em geral, quanto maior a matriz de ligação, maior será o número de linhas (n) carregadas por operação e melhor, o desempenho. Tamanho da matriz de lig-

Descrição Opção

O número de minutos antes de a tentativa de conexão atingir o tempo limite e uma mensagem de erro ser exibida.

Tempo limite de login

Valores das propriedades do driver JDBC. É possível definir o valor de mais de uma propriedade. Eles devem ser separados por vírgulas. Por exemplo, esta definição de propriedades do driver JDBC estabelece para oracle.jdbc.defaultNChar e defaultNChar, os seguintes valores: oracle.jdbc.defaultNChar=true,defaultNChar=true Propriedades do driver

JDBC

4.6 Como trabalhar com as visualizações do SAP HANA

O SAP HANA é um banco de dados que pode ser acessado por meio de visualizações. A visualização é um agrupamento virtual e predefinido de colunas de tabelas, que permite acessar dados

correspondentes a uma regra de negócio específica. Há diferentes tipos de visualizações, de acordo com o tipo das tabelas incluídas e o tipo dos cálculos que são aplicados às colunas. Por exemplo, uma visualização de atributo é integrada às tabelas de dimensão, uma visualização analítica é integrada a uma tabela de fatos e uma visualização de atributo, e uma visualização de cálculo executa uma função nas colunas quando a visualização é acessada.

Com essa versão do SAP Lumira, é possível criar gráficos baseados nos dados disponíveis como: • Visualizações analíticas

• Visualizações de cálculo • Visualizações de atributo

Há duas formas que permitem conectar essas visualizações: Descrição

Conectar como

Os dados podem ser manipulados e editados antes de serem visualizados como gráficos.

SAP HANA Offline

Os dados são somente leitura e podem ser visualizados nos gráficos. SAP HANA Online

Depois de conectar os dados a uma visualização, eles são apresentados em colunas, facetas, medidas, atributos e hierarquias.

Depois que as medidas e os atributos a serem analisados são identificados, você cria um gráfico movendo os atributos para um espaço de visualização, onde eles são automaticamente organizados

na forma de gráfico. É possível escolher entre diversas opções de gráficos, de acordo com o tipo de visualização necessária para a finalidade dos seus negócios.

Quando você concluir a elaboração do gráfico, será possível salvá-lo como um documento. O gráfico pode ser enviado por e-mail para seus colaboradores.

A definição dos dados, e os dados que constam no documento, podem ser exportados como arquivo simples ou publicados no SAP HANA.

Tópicos relacionados

•Como se conectar ao cubo SAP HANA off-line •Como se conectar ao cubo SAP HANA on-line

•Como acessar dados do SAP BW por meio de visualizações do SAP HANA •Especificando valores para variáveis e parâmetros de entrada do SAP HANA

4.6.1 Como se conectar ao cubo SAP HANA off-line

É possível gerenciar dados e criar visualizações a partir de um cubo SAP HANA. 1. Inicie o SAP Lumira e clique em Novo documento .

Uma caixa de conexão é exibida. 2. Clique em HANA Offline

3. Insira o servidor Hana e credenciais de instância de servidor. Você precisa consultar o administrador

No documento Guia do Usuário do SAP Lumira SAP Lumira (páginas 35-39)