• Nenhum resultado encontrado

6. PROCEDIMENTOS TÉCNICOS (ETAPA 2)

6.1 Realizações de simulações no Sistema

6.1.4 Dimensão Resíduos Sólidos

Página | 35

Item 4” - Resíduos Sólidos – Nesse item, encontra-se inicialmente o campo onde o empreendedor

deverá informar a “Massa total de resíduos gerada (Média mensal acumulada no período de 12

meses)”. Para empreendimento existente a média mensal de consumo será dos 12 (doze) últimos

meses, ao contrário, nos empreendimentos novos a média mensal de consumo é a estimativa de 12 (doze) meses de operação, que deverá ser expressa em quilograma (kg).

Item 4.1 “Redução” / 4.1.1 “Mobilização e Educação Ambiental” – Nesse item encontram-se: - Campanha de sensibilização de usuários;

- Envolvimento da comunidade; - Eventos comemorativos;

- Outras atividades de educação ambiental; - Produção de material educativo;

Página | 36 Da mesma forma que para as dimensões anteriores, estas categorias visam promover a sustentabilidade do empreendimento por meio de ações que abranjam os diversos atores envolvidos, de modo a promover mudanças de hábitos e ampliação de valores ambientais. As campanhas envolvendo usuários, funcionários e comunidade devem contemplar metodologias participativas e interativas com as equipes técnicas/gerenciais do empreendimento. Para tanto, a existência de atividades informativas sobre aspectos de sustentabilidade previstos no empreendimento podem incluir a distribuição de material didático e ilustrado e com conceitos de sustentabilidade ambiental, além de treinamento e palestras frequentes sobre os mecanismos economizadores instalados e a economia anual esperada. Portanto, a adoção de um plano de educação ambiental consistente permitirá que o empreendedor realize atividades frequentes e diversificadas sobre essa temática.

Neste item devem ser assinaladas, nos campos correspondentes, as ações desenvolvidas e com qual frequência, pontuando para fins de avaliação da seguinte forma:

- 3 pontos para ações permanentes;

- 1 ponto para ações realizadas semestralmente; - 1 ponto para ações feitas anualmente.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Em 4.1.1“Práticas Ambientais”, o Sistema de Avaliação de

Sustentabilidade contabiliza o máximo de 5 pontos para a categoria , ainda que o total de pontos assinalados pelo empreendedor em “ Práticas Ambientais” ultrapasse esse número. Cada ponto equivale a 0,25% dos pontos necessários à obtenção

Item 4.1 “Redução” / 4.1.2 “Otimização de processos” – Nesse item, encontram-se:

- Melhoria na qualidade dos insumos; - Melhoria operacional.

O empreendedor deverá assinalar nos campos correspondentes as ações desenvolvidas, pontuando para fins de avaliação da seguinte forma:

- 5 pontos para uma ou mais ações desenvolvidas.

Cada ponto equivale a 1,0% dos pontos necessários ao atingimento das metas para a obtenção da Certificação em Sustentabilidade Ambiental da dimensão resíduos sólidos.

Item 4.2 “Reutilização”- Nesse item, o empreendedor deverá informar no campo correspondente o

percentual de resíduos sólidos urbanos destinados à reutilização exercida internamente à atividade, em relação ao percentual total de resíduos gerados.

Página | 37 A contabilização dos pontos desse item será proporcional ao percentual de resíduos destinados à reutilização interna, com um mínimo de 20% e máximo de 30%, onde o percentual máximo de 30% corresponderá a 20 pontos e abaixo deste valor (20% a 29%) o empreendedor fará jus à pontuação proporcional.

Item 4.3 “Coleta seletiva” / 4.3.1 “Resíduos Secos” – Nesse item, o empreendedor deverá informar,

primeiramente no campo “Total”, o percentual de resíduos sólidos urbanos secos (madeira, metal, plástico, vidro, papel e papelão) que são passíveis de reciclagem em relação ao percentual total de resíduos gerados. Em seguida, o empreendedor deverá informar no campo “Destinado à reciclagem” o percentual de resíduos sólidos urbanos secos destinados adequadamente à reciclagem em relação ao percentual total de resíduos gerados. Esses quantitativos devem ser determinados por gravimetria dos resíduos totais do empreendimento, salvo outra forma de comprovação por parte do empreendedor que será sujeita à análise.

A contabilização dos pontos desse item será proporcional ao percentual de resíduos secos destinados à coleta seletiva, com um mínimo de 40% e máximo de 70%, onde o percentual máximo de 70% corresponderá a 90 pontos e abaixo deste valor (40% a 69%) o empreendedor fará jus à pontuação proporcional.

Item 4.3 “Coleta seletiva” / 4.3.2 “Resíduos Úmidos” – Nesse item, o empreendedor deverá informar,

primeiramente no campo “Total”, o percentual de resíduos sólidos urbanos úmidos (matriz orgânica) que são passíveis de compostagem em relação ao percentual total de resíduos gerados. Em seguida, o empreendedor deverá informar no campo “Destinado à compostagem” o percentual de resíduos sólidos urbanos úmidos destinados adequadamente à compostagem em relação ao percentual total de resíduos gerados. Esses quantitativos devem ser determinados por gravimetria dos resíduos totais do empreendimento, salvo outra forma de comprovação por parte do empreendedor que será sujeita à análise.

Também nesse item, o empreendedor deverá assinalar no campo correspondente se possui infraestrutura e desenvolve ação de destinação adequada de óleo de cozinha, pontuando para fins do programa de certificação da seguinte forma:

- 20 pontos para ação desenvolvida.

A contabilização dos pontos desse item será proporcional ao percentual de resíduos sólidos úmidos destinados à compostagem, com um mínimo de 40% e máximo de 70%, onde o percentual máximo de 70% corresponderá a 90 pontos e abaixo deste valor (40% a 69%) o empreendedor fará jus a pontuação proporcional.

Para a Certificação em Sustentabilidade Ambiental, da dimensão Resíduos Sólidos, será necessário que o empreendedor atinja um mínimo de 100 pontos neste quesito, sendo que para o Certificado de Boas Práticas Ambientais a quantidade mínima de pontos a ser considerada é de 70 pontos.

Página | 38 Reproduz-se, a seguir, o Quadro Resumo para verificação da pontuação obtida na dimensão resíduos sólidos. Para acessá-lo, o empreendedor deverá clicar em “Ver resultado”. Automaticamente será aberto o “Quadro Resumo”.

Página | 39

QUADRO RESUMO – DIMENSÃO RESÍDUOS SÓLIDOS

Na parte de cima do Quadro (em MECANISMOS) explicitam-se os percentuais de economia alcançada no projeto para cada TECNOLOGIA DE SUSTENTABILIDADE apresentada pelo empreendedor no projeto.

Em seguida tem-se:

- a META DE CERTIFICAÇÃO, ou seja, os percentuais mínimos necessários para todos os mecanismos para obtenção da Certificação na dimensão resíduos sólidos;

- a EFICIÊNCIA (em percentual) e os pontos correspondentes alcançados por todos os mecanismos do projeto;

Página | 40 - a EFICIÊNCIA TOTAL (em percentual) do projeto (sem considerar o percentual de tolerância);

- o PERCENTUAL DE TOLERÂNCIA de 5% admitido no Sistema de Avaliação explicitado em pontos no Quadro Resumo;

- a PONTUAÇÃO FINAL obtida pelo projeto (acrescida do percentual de tolerância); - a UNIDADE DE MEDIDA utilizada no Sistema de Avaliação, quilograma (kg/mês);

- a forma de cálculo que é a relação entre o percentual de geração de resíduos reduzido por meio de reutilização/reciclagem proposto no projeto e o percentual total de resíduos sólidos urbanos gerados pelo empreendimento.

Onde:

%RS reduzido = percentual de geração de resíduos sólidos urbanos reduzido;

MReutilizada = massa média mensal de resíduos sólidos destinada adequadamente à reutilização (em kg); MReciclada = massa média mensal de resíduos sólidos destinada adequadamente à reciclagem (em kg); MÚltima = massa média mensal de resíduos sólidos destinada à coleta pública/privada não seletiva (em

Página | 41

Documentos relacionados