• Nenhum resultado encontrado

6 CAPITULO VI Desenvolvimento dos módulos

6.1 Dados Gerais

6.1.1 Dimensões dos veículos

Nos Estados Unidos, as dimensões dos equipamentos de transporte e espaços de estacionamento são baseadas em uma coletânea histórica de dados oriundos da sua frota de veículos. Estas informações são publicadas anualmente pelo Automotive News Annual Market Data Book. A organização The Parking

Consultants Council (PCC), da National Parking Association, tem analisado todos os

comprimentos e larguras dos veículos desde 1983 e publicado as informações no

Recommended Parking Geometric Guidelines. Adicionalmente, tem analisado os

dados referentes à altura e ao peso dos veículos em Automotive New de 1996 a 2001. Estes dados incluem veículos de passageiros, utilitários leves, SUVs e minivans.

6.1.1.1 Comprimento

Depois da crise de petróleo entre 1973 e 1976, o governo americano aprovou uma legislação determinando um padrão para a eficiência de economia de combustível para os automóveis com prazos predeterminados para

53 Fonte: Official site of HUMMER vehicles – Disponível: <http://www.hummer.com> - Acesso:

implementação. Como resultados, a porcentagem de veículos compactos (veículos menores que 4,57 m de comprimento) vendidos nos EUA aumentou drasticamente de 15% em 1979 para 53% em 1981, e compreensivelmente, tem reduzido significativamente a fabricação dos carros grandes. Em 2001, 98% da frota americana de veículos de passageiros tem seu comprimento menor que 5,48 m, incluindo utilitários, minivans e SUVs. Aproximadamente 85% da frota de veículos é menor que 5,02 m de comprimento. Por isto, é comum adotar-se nos EUA um valor de 5,80 m para grandes vagas de estacionamento e para equipamento de transporte em instalações de garagens automatizadas, o que acomodaria necessariamente 100% da frota de veículos de passageiros, com a possível exceção de alguns utilitários de cabines estendidas.

Na Tabela 6.2 foi apresentada uma relação de medidas para alguns veículos nacionais, sendo que o comprimento médio destes é de 4,27 m. Deve-se verificar que o maior valor apresentado na tabela é de 4,96 m, para o automóvel Omega da General Motors (GM). Portanto, os valores utilizados para os EUA não serão necessariamente os mesmos utilizados no Brasil, já que aqui, pela própria cultura e condições financeiras da população, ocorre uma preferência pelos veículos de tamanhos médio e pequeno. Também ocorre uma grande preferência pelos pequenos veículos de 1000 cc 54, conhecidos como carros populares, já que

atualmente estes representam a maioria dos veículos da frota nacional.

6.1.1.2 Largura

Nos EUA, a largura dos veículos não sofreu mudanças significativas. A largura máxima dos veículos de passageiros naquele país é de 2,08 m, com exceção do veículo Hummer citado anteriormente. Aproximadamente 85% da frota de veículos de passageiros tem a largura inferior a 1,98 m. Os veículos compactos são normalmente 30 cm mais estreitos que os veículos médios. O espaço destinado a vagas em instalações de garagens automatizadas para veículos médios é de 2,13 m

e para carros compactos de 1,82 m de largura. Estes valores não incluem os espelhos retrovisores e nem a fixação de acessórios nas laterais do veículo.

Na Tabela 6.2, verifica-se que as dimensões dos veículos nacionais são um pouco inferiores às correspondentes nos EUA. O valor médio encontrado foi de 1,81 m de largura, sendo que o veículo mais largo apresentado nesta tabela é o Laguna fabricado pala Renault, que atinge um valor de 2,06 m.

6.1.1.3 Altura

A análise dos dados do veículos americanos vendidos desde 1996 indica que aproximadamente 53% destes veículos têm a altura abaixo de 1,52 m e aproximadamente 83% têm a altura inferior a 1,82 m. É claro que estas dimensões não incluem bagageiros, SUVs com suportes para bicicletas ou esqui etc. Em instalações de garagens automatizadas, é comum destinar de 25% a 40% das vagas aos SUVs, com uma altura de pé direito em 2,13 m e o restante dos espaços com dimensões compatíveis com os veículos de passageiros típicos, ou seja com uma altura de 1,52 a 1,82 m. As vagas destinadas aos veículos cujos proprietários são portadores de deficiência requerem uma altura de 2,43 m.

No Brasil, a altura dos veículos não é muito diferente da dos veículos americanos, como se pode verificar na Tabela 6.2. A altura média dos veículos pesquisados foi de 1,55 m, sendo que o veículo mais alto é a Kombi fabricada pela Volkswagem, que tem 2,00 m.

6.1.1.4 Peso

A análise dos dados de peso dos veículos é um pouco mais complexa, já que muitos fabricantes apresentam o peso líquido do veículo sem nenhum carregamento, isto é, sem as informações de capacidade de carga. O peso bruto total (Gross vehicle weight - GVW ou peso bruto total -PBT) deve incluir o carregamento. Nos EUA, para utilitários leves e SUVs o peso líquido é inferior a 2608 kg, entretanto o peso total pode ser superior a 5170 kg. Por outro lado, o peso líquido de 69% dos veículos é inferior a 1814 kg. Como provavelmente o carregamento dos utilitários leves ou SUVs não é constante em uma instalação de

garagem automatizada, a National Parking Association e a Parking Consultants

Council recomenda que o peso máximo dos veículos seja de 2608 kg.

O peso dos veículos brasileiros não é muito diferente dos veículos americanos, como se pode verificar na Tabela 6.2. O peso médio dos veículos pesquisados foi de 1218 kg, sendo que o veículo mais pesado foi o utilitário Blazer 2.4, fabricado pela GM, com 1740 kg e que tem uma capacidade de carga de 725 kg.

A perua Kombi fabricada pela Volkswagen tem seu peso de 1250 kg e uma espantosa capacidade de carga de 1000 kg, sendo o único veículo pesquisado que tem como característica uma capacidade de carga quase igual ao seu peso líquido. Deve-se notar que este tipo de veículo é único no mercado brasileiro com estas características, sendo o modelo de veículo mais antigo fabricado no mundo. A Kombi entrou em produção na fábrica de Wolfsburg na Alemanha em 1950 e,no Brasil, em 1957 e se manteve até hoje com pouquíssimas alterações. Atualmente a Kombi só é fabricada no Brasil. Por suas características robustas associadas a um motor refrigerado a ar, fabricado pela Volkswagen, com baixíssimo custo de manutenção, tornou-se o veículo preferido pelos perueiros e carreteiros. O número de veículos Kombi vendidas no Brasil já ultrapassou a marca de dois milhões de unidades, sendo esse um dado relevante para a ocupação das garagens.

6.1.1.5 Altura mínima do solo

A altura mínima do veículo em relação ao solo deve ser considerada, pois muitas das instalações de garagens automatizadas, particularmente as que utilizam sistemas combinados (itens 5.1, 5.2 e 5.3), utilizam dispositivos de transporte horizontal que se movimentam sob os veículos para movê-los para os compartimentos de transporte, e, também, para armazená-los e retirá-los dos espaços de vagas de estacionamento. Nos EUA, dados publicados pelos fabricantes de automóveis indicam que o valor mínimo da altura em relação ao solo para os veículos de passageiros é de aproximadamente de 15,24 cm. Para as instalações de garagens automatizadas, usualmente considera-se um valor de 12,7 cm para a altura mínima do solo.

Para os veículos brasileiros, a altura mínima do solo é de 17,2 cm. Este é um valor muito alto devido às características dos veículos aqui produzidos. Muitos fabricantes modificam o sistema de suspensão de seus automóveis com o objetivo de evitar danos na sua parte inferior, já que muitas rodovias e estradas estão em péssimas condições de tráfego e também devido à existência de quebra-molas com dimensões irregulares. Para estas modificações, os fabricantes dão o nome de “climatização” dos veículos, ou seja, fazem adaptações para que os veículos vendidos em outros países, possam ser vendidos também aqui no Brasil. A Tabela 6.2 apresenta os valores encontrados de altura mínima do solo para os veículos pesquisados, sendo que o menor valor é o do automóvel Laguna, fabricado pela Renault, com um valor de 12,0 cm, seguido pelo Uno Mille da Fiat, com 12,2 cm.

Portanto qualquer dispositivo que seja introduzido sob os veículos, deverá ter uma altura máxima de 8 cm para evitar que toque no fundo do veículo, principalmente quando estes estiverem carregados ou com os pneus um pouco vazios.

Documentos relacionados